Viola tricolor

Viola Tricolor – Para Que Serve, Benefícios e Propriedades

A viola tricolor é uma planta medicinal também conhecida pelo nome de amor-perfeito, amor-perfeito-bravo, erva-da-trindade, flor-da-trindade, viola e violeta-de-três-cores. A planta é nativa da Europa, mas também costuma ser cultivada na África do Norte, na Ásia e na América do Norte.

Propriedades da viola tricolor

Fonte de flavonoides, saponinas e vitamina E, a planta medicinal é conhecida por apresentar as seguintes propriedades:

  • Anti-inflamatórias;
  • Diuréticas;
  • Purificantes;
  • Expectorantes;
  • Anti-seborréicas,
  • Bactericidas,
  • Béquicas – que acalmam a tosse e diminui irritações na faringe;
  • Colagogas – que provocam a secreção biliar, o que facilita a digestão de alimentos gordurosos;
  • Depurativas – atuam na desintoxicação, eliminação de toxinas e combate a ação dos radicais livres;
  • Diuréticas;
  • Emolientes – que amaciam e mantêm o nível adequado de umidade na camada mais externa da pele;
  • Laxantes;
  • Sudoríferas;
  • Tônicas.

Para que serve? Os benefícios da viola tricolor 

Agora que já conhecemos um pouco sobre o que é a planta e descobrimos quais são as suas propriedades, chegou a hora de darmos uma olhada nos benefícios da viola tricolor. Confira na lista a seguir:

1. Saúde da pele

A planta pode ser utilizada na produção de cremes ou infusões para auxiliar o tratamento do eczema, que é uma inflamação aguda e crônica na pele, caracterizada pelo aparecimento de coceira, inchaço e vermelhidão.

Ao ser aplicada na pele, a viola tricolor ainda pode ajudar a lidar com outros problemas como acne, pele seca, erupção cutânea, caspa, furúnculos, abscessos, irritações provocadas pelas fraldas, picadas de insetos e verrugas.

Ela ainda pode ser adotada em casos de psoríase – que se trata de uma doença de pele que traz lesões vermelhas e descamativas, geralmente em regiões como os joelhos, os cotovelos e o couro cabeludo – e impetigo (infecção bacteriana que causa lesões vermelhas na pele).

Para lidar com esses problemas, a receita indicada é triturar e amassar bem as folhas da planta medicinal e utilizá-las em um cataplasma.

Além disso, por conta de suas propriedades calmantes, tônicas e de limpeza, a viola tricolor também é escolhida para a composição de cremes faciais e outros tipos de produtos cosméticos.

2. Ação expectorante

A planta medicinal também pode ser utilizada para contribuir com o tratamento de dores de garganta, aliviando o problema, e para diminuir os sintomas da tosse convulsa.

Isso acontece graças ao seu efeito expectorante, que facilita a eliminação de secreção por meio das vias respiratórias. Por conta de suas propriedades expectorantes, a planta também pode ser útil no tratamento da bronquite e da asma.

3. Combate a prisão de ventre

A planta viola tricolor ainda pode ser utilizada para colaborar com o tratamento da prisão de ventre, também conhecida como constipação intestinal ou obstipação.

4. Ajuda a acabar com o inchaço

A viola tricolor é dotada de propriedades diuréticas. Em outras palavras, isso quer dizer que a planta medicinal promove a eliminação do excesso de água devido ao fato de que estimula a urina. Isso é importante para combater o inchaço que surge em decorrência da retenção de líquidos.

5. Ação anti-inflamatória 

Graças ao seu efeito anti-inflamatório, a viola tricolor pode ser utilizada na preparação de um chá. Por sua vez, a bebida pode ser usada para auxiliar o tratamento de condições como pneumonia, gota e reumatismo.

6. Circulação

A planta medicinal também é conhecida por trazer um efeito de melhoria em relação à circulação sanguínea, algo que é considerado benéfico para a manutenção da saúde do coração.

7. Cistite

É por conta de sua ação diurética também que a viola tricolor é classificada como uma auxiliar ao tratamento da cistite.

Em tempo: a cistite é uma inflamação na bexiga que causa sintomas como: vontade forte e persistente de urinar, ardência ao fazer xixi, urina frequente e em pequenas quantidades, sangue na urina, desconforto na região pélvica, urina com cheiro forte, sensação de pressão no abdômen inferior e febre baixa, menor que 38º C.

8. Saúde dos cabelos

A viola tricolor pode ser utilizada como ingrediente de shampoos naturais. A justificativa para isso é que a planta nutre o couro cabeludo e melhora a qualidade dos cabelos.

Como fazer chá de viola tricolor 

Ingredientes:

  • 1 l de água;
  • Folhas de viola tricolor.

Modo de preparo:

  1. Encher uma chaleira com a água e levar ao fogo para esquentar;
  2. Quando esquentar, adicionar as folhas da viola tricolor e deixar lá até ferver. Então, coar, adoçar com açúcar ou mel, se assim desejar, e servir-se.

Cuidados com a viola tricolor

A planta medicinal não deve ser utilizada como diurético em casos de pessoas que sofrem com hipertensão, cardiopatia ou insuficiência renal moderada ou grave, a não ser que haja o controle e acompanhamento médico.

Por conta da falta de informações em relação aos seus efeitos em mulheres grávidas ou que estejam em processo de amamentação de seus bebês, essas mulheres são aconselhadas a não utilizarem a planta.

O uso da viola tricolor exige cuidados e deve ser feito com moderação porque ela pode resultar em uma perda descontrolada de líquidos, na descompensação tensional e na eliminação excessiva de potássio. Seu uso diário e contínuo pode trazer enxaquecas e doses elevadas da planta podem causar náusea e vômito.

Caso tenha algum problema ou condição de saúde, antes de usar a planta para se tratar, consulte o seu médico e não deixe de seguir corretamente as recomendações do tratamento completo indicado por ele. Recomenda-se conversar com o profissional sempre antes de fazer uso de qualquer remédio à base de ervas.

Da mesma forma, questione o seu médico sobre o uso da viola tricolor se estiver usando qualquer tipo de medicamento para garantir que não ocorram interações entre as substâncias.

Você já tinha ouvido falar da viola tricolor e de todos os seus benefícios e propriedades para a saúde e boa forma? Pretende consumir seu chá a partir de agora? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*