Acne

Vitamina A para Acne Funciona?

Ter uma alimentação saudável e nutritiva é fundamental para que o corpo humano receba todos os nutrientes necessários para realizar as diversas funções metabólicas. A vitamina A é uma das vitaminas mais importantes do organismo, atuando no sistema imunológico, no sistema reprodutivo, melhorando as funções visuais e também sendo importante para manter a saúde da pele e dos cabelos.

Vamos conhecer o que é a vitamina A, aprender mais sobre suas funções no organismo e entender se a vitamina A para acne funciona realmente?

O que é a vitamina A?

A vitamina A é um micronutriente bastante encontrado em diversas fontes de origem animal e de origem vegetal. Esta foi a primeira vitamina lipossolúvel a ser reconhecida em 1913. O termo vitamina A compreende o retinol e todos os carotenoides que têm atividade biológica. As três formas desta vitamina presentes no organismo são o retinol, o ácido retinoico e o retinaldeído.

Os principais alimentos contendo vitamina A são o fígado, o leite, a gema de ovo, vegetais de cor amarela como a abóbora e a cenoura, vegetais folhosos verdes como o espinafre, a couve, a mostarda e a bertalha, algumas frutas, entre elas a manga, o caqui, o mamão, a goiaba e o caju, além de alguns óleos e frutas oleaginosas, tais como o dendê e o pequi.

O corpo humano não é capaz de produzir vitamina A e, portanto, este nutriente deve ser totalmente adquirido através da alimentação para atender a todas as necessidades do organismo. Em função disto, quando a alimentação é pobre em nutrientes e não possui uma boa qualidade, pode acontecer a deficiência desta e de muitas outras vitaminas, causando um prejuízo à saúde.

A deficiência de vitamina A no organismo pode causar diversos problemas, tais como diarreia, morbidades respiratórias, cegueira noturna (dificuldade de enxergar à noite), ressecamento dos olhos, inflamação da pele (dermatite), aumento dos riscos de infecções, entre muitos outros sintomas. A recomendação diária desta vitamina para adultos é de 700 µg para mulheres e de 900 µg para os homens.

Veja, a seguir, as principais funções da vitamina A no organismo:

1. Melhora a função visual

A vitamina A tem um papel fundamental nos processos visuais e sua deficiência é um dos grandes fatores envolvidos na cegueira noturna e nos casos de cegueira na infância. Assim, a função da vitamina A é proteger as células das córneas, mantendo a proliferação celular para que haja uma diferenciação correta para o bom funcionamento das córneas.

2. Atua na função reprodutiva

A vitamina A está envolvida na síntese de hormônios esteroides, trazendo benefícios para a função da placenta, pois aumenta os níveis de progesterona, um dos responsáveis pelos ajustes corporais gestacionais, favorecendo o desenvolvimento fetal. Além disso, esta vitamina está envolvida na função testicular e ovariana e no desenvolvimento do embrião.

3. Fortalece o sistema imunológico

A vitamina A é capaz de aumentar a diferenciação dos linfócitos T e B, além de ser importante para manter a integridade de epiderme e mucosas, atuando na manutenção e na diferenciação das células epiteliais. Deficiências desta e outras vitaminas causam a diminuição dos queratinócitos, alterações histopatológicas na mucosa intestinal e diminuição da produção do muco no trato gastrointestinal e respiratório. Estes problemas prejudicam o sistema imune, facilitando a invasão por patógenos.

4. Tem ação antioxidante

A vitamina A é uma das vitaminas com alto poder antioxidante, atuando no bloqueio dos radicais livres que podem causar um efeito nocivo nas células, gerando muitos problemas de saúde, entre eles a catarata, os diversos tipos de tumores, as doenças de pele e doenças reumáticas. Esta vitamina também atua na formação dos ossos, da pele, do cabelo e das unhas.

A vitamina A para acne funciona?

A forma mais pura da vitamina A é o retinol, que possui alto poder antioxidante e é muito utilizado na área cosmética, participando da composição de diferentes produtos como cremes e óleos corporais. Diversas pesquisas mostram que a vitamina A atua na regeneração da pele, auxiliando no combate dos sinais gerados pelo envelhecimento precoce.

Com o passar dos anos, a pele vai perdendo o colágeno, que é importante para manter a elasticidade, a flexibilidade e a firmeza naturais. Entre as muitas funções do retinol, este ajuda a manter a umidade da pele, promovendo a recuperação da mesma, favorecendo a regeneração celular do tecido epitelial e deixando a pele com uma aparência mais jovem e mais bonita.

Esta vitamina é muito importante para um grupo de células conhecidas como queratinócitos, que representam 95% das células presentes na epiderme, a camada mais externa da pele. Estas células mantêm os nervos e os vasos sanguíneos no lugar e criam uma barreira protetora entre o interior do corpo e o mundo exterior. Os queratinócitos podem liberar substâncias fundamentais para o sistema imunológico na proteção contra a entrada de germes e também evitando a entrada de toxinas.

A vitamina A conserva a saúde e ajuda na longevidade das células da pele e da mucosa. Esta vitamina também normaliza o processo de queratinização, penetrando na pele, deixando a pele mais lisa e mais macia, reduzindo o ressecamento, além de reduzir a escamação do couro cabeludo.

Podemos dizer que tomar a vitamina A para acne funciona, portanto, e ela é muito utilizada para o tratamento deste problema.

A acne é uma doença com predisposição genética e tendência hereditária. As manifestações da acne estão diretamente relacionadas à presença dos hormônios sexuais e os primeiros sintomas começam a surgir na puberdade, período onde os hormônios começam a ser produzidos pelo organismo. Pesquisas mostram que uma dieta balanceada e rica em nutrientes pode auxiliar na redução dos sintomas da acne.

O tratamento com vitamina A para ance não é tão eficiente para as peles oleosas, já que esta contém uma quantidade natural de umidade. Apesar disto, todos os tipos de pele precisam ter uma nutrição adequada, e caso tenham deficiência de vitaminas, podem apresentar problemas.

É possível se consumir a vitamina A através dos alimentos como manteiga, fígado, óleos vegetais, entre outros, ou mesmo através de suplementos de vitamina A.

Como tratar a acne com o uso da vitamina A?

Existem vários tipos de vitamina A encontrados nos produtos de cuidados para a pele. A vitamina A para acne é mais utilizada em forma de tratamento como ácido retinoico. O ácido retinoico, conhecido também como Tretinoína, é uma substância derivada da vitamina A que é muito utilizada no tratamento da pele, auxiliando a reduzir manchas, suavizar rugas e para tratar a acne.

Esta substância possui propriedades capazes de melhorar a qualidade do colágeno, aumentar a firmeza, diminuir a oleosidade e também melhorar a circulação da pele. O ácido retinoico é a forma de vitamina A para acne que o corpo mais absorve, possuindo facilidade de ligação em vários locais de receptores nas células dos tecidos em todo o corpo.

O ácido retinoico pode ser comprado em farmácias de manipulação, em doses que podem variar entre 0,01% a 0,1%, indicadas na receita do dermatologista, de acordo com as necessidades de cada paciente. O ácido retinoico pode ser utilizado para a realização de peeling químico, em concentrações normalmente entre 1% a 5%, sendo usado para esfoliação da pele, formando uma nova camada de pele mais saudável.

Este ácido pode ser encontrado nas farmácias também com os seguintes nomes comerciais: Vitacid, Suavicid ou Vitanol A, além de poder ser manipulado em farmácias específicas. O preço do ácido retinoico varia de acordo com a marca do produto, da concentração e da quantidade, podendo ser encontrado com valores entre 25,00 e 100,00 reais por produto.

O uso ácido retinoico pode apresentar alguns efeitos indesejados, sendo que os mais comuns são vermelhidão no local da aplicação, esfoliação da pele, sensação de ardência no local da aplicação, ressecamento da pele, surgimento de pequenos caroços ou manchas na pele, inchaço no local de aplicação, entre outros sintomas.

Conclusão

A vitamina A é um micronutriente bastante encontrado em diversas fontes de origem animal e de origem vegetal. As três formas desta vitamina presentes no organismo são o retinol, o ácido retinoico e o retinaldeído. Os principais alimentos contendo vitamina A são o fígado, o leite, a gema de ovo, a abóbora, a cenoura, o espinafre, a couve, entre muitos outros alimentos.

A vitamina A para acne funciona e é muito utilizada como ácido retinoico. Esta substância derivada da vitamina A que é muito utilizada no tratamento da pele, auxiliando a reduzir manchas, suavizar rugas e para tratar a acne.

Você já experimentou usar algum produto de vitamina A para acne? Teve bons resultados? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*