Suplan

Vitamina Suplan Engorda? Para Que Serve?

Será que a vitamina Suplan engorda mesmo? Quando precisamos tomar um remédio ou suplemento alimentar, não é incomum que nos preocupemos com os efeitos colaterais que o produto em questão pode trazer, não é mesmo? E para quem se preocupa com a aparência e a boa forma, saber se a substância utilizada pode engordar ou não é uma informação importante.

É por isso que antes de utilizar um medicamento ou suplemento, vale a pena saber que reações ele pode causar e preparar-se para lidar com elas. Portanto, vamos conhecer melhor um desses produtos, saber para que serve e entender se a vitamina Suplan engorda mesmo ou não.

Para que serve a vitamina Suplan?

Antes de entendermos se a vitamina Suplan engorda ou não, vamos descobrir para que serve esse suplemento.

De acordo com informações da bula do produto, ele é um suplemento de vitaminas e minerais que serve para ser utilizado em períodos de dietas restritivas, gestação, amamentação de bebês, pré e pós-operatório, doenças prolongadas, durante a fase de crescimento e em pacientes idosos.

Composição da vitamina Suplan

Cada comprimido revestido contém:% IDR (Ingestão Diária Recomendada)
Fumarato ferroso45,60 mg107,04
Acetato de retinol (vit A)5000 UI250
Colecalciferol (vit D3)400 UI200
Ácido ascórbico (vit C)73,10 mg162,40
Cloridrato de tiamina (vit B1)1,50 mg125
Riboflavina (vit B12)1,70 mg130,77
Cloridrato de piridoxina (vit B6)2,00 mg65
Cianocobalamina (vit B12)6,00 mcg250
Pantotenato de cálcio1,10 mg0,01
Nicotinamida (vit PP)20,00 mg125
Carbonato de cálcio300,00 mg12
Sulfato de manganês160 mg22,60
Óxido de zinco0,75 mg8,57
Carbonato de magnésio11,83 mg1,09
Excipiente q.s.p.1 comprimido

A vitamina Suplan engorda?

Ao analisarmos a bula do suplemento, não é possível encontrar indícios que nos permitam afirmar que a vitamina Suplan engorda porque a parte dos efeitos colaterais do documento não apresenta nenhuma reação adversa que possa ser diretamente relacionada à elevação do peso corporal.

Os profissionais de saúde defendem a ideia que os suplementos multivitamínicos não engordam e, pelo contrário, podem beneficiar o controle do peso.

Segundo o personal trainer Andrew Cate, isso acontece porque o metabolismo do organismo é assistido por uma variedade de nutrientes. Ele esclareceu que o metabolismo é quem regula o ritmo da queima de calorias e que um metabolismo que funciona corretamente é importante para o controle do peso.

Conforme Andrew, a ingestão de nutrientes de uma pessoa pode influenciar seu apetite e, consequentemente, a quantidade de alimentos que ela consome. Ele apresentou o exemplo da vitamina B6, um nutriente cujos níveis baixos estão associados à diminuição dos níveis de serotonina no cérebro, podendo provocar um crescimento no apetite.

O personal trainer mencionou ainda uma pesquisa publicada no British Journal of Nutrition (Jornal Britânico de Nutrição, tradução livre) que identificou que homens que consumiam vitaminas e suplementos alimentares regularmente apresentavam um peso corporal, uma massa gorda e um Índice de Massa Corporal (IMC) mais baixos.

Cate disse ainda que esses mesmos resultados também eram tendência entre as mulheres, que registraram ainda níveis diminuídos de apetite depois de uma perda peso.

Portanto, se você engordar enquanto estiver tomando um suplemento como a vitamina Suplan, vale a pena consultar-se com o médico para procurar identificar qual pode ser a origem do problema. Talvez isso tenha ocorrido por conta de uma alimentação de baixa qualidade, calórica e rica em guloseimas ou possa ser sintoma de algum tipo de condição de saúde.

Além disso, não estamos afirmando aqui que se você tomar um suplemento de vitaminas irá emagrecer. A ideia é que o consumo adequado de nutrientes coloca o corpo em um bom funcionamento.

E uma vez que o organismo funciona corretamente, ele pode responder melhor aos esforços feitos dentro de um processo de perda de peso como dieta e prática de exercícios físicos. No entanto, sem esses esforços, o emagrecimento dificilmente será experimentado.

Até porque, como já vimos acima, o propósito de Suplan não é emagrecer ou engordar, mas complementar o fornecimento de vitaminas minerais em situações específicas.

Efeitos colaterais da vitamina Suplan 

Ainda conforme informações da bula apresentada, o suplemento pode provocar os seguintes efeitos colaterais:

  • Constipação intestinal (prisão de ventre);
  • Cólicas abdominais ligeiras;
  • Escurecimentos das fezes;
  • Amolecimento das fezes;
  • Reações alérgicas.

Ao experimentar um ou mais desses efeitos colaterais ou ter qualquer outro tipo de reação adversa, procure rapidamente o médico de sua confiança para saber como proceder.

Contraindicações da vitamina Suplan

A bula também alerta que o produto não deve ser utilizado por pacientes com Parkinson que estejam fazendo uso da levodopa pura.

Além disso, o documento afirma que o suplemento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que estejam amamentando, exceto nos casos em que existe a orientação médica, e que o médico deve ser avisado quando ocorrer o início de uma gravidez ou de um período de amamentação.

De acordo com a bula, o médico também deve ser informado quando o paciente que faz ou for começar a fazer uso da vitamina Suplan estiver utilizando outros medicamentos. Isso é importante para que o profissional verifique se existem riscos de interações entre os dois produtos que sejam prejudiciais ao organismo.

Não é necessário apresentar a receita médica antes de comprar a vitamina Suplan. Entretanto, recomenda-se que você converse com o seu médico antes de adquirir e começar a consumir o suplemento para se certificar de que ele é realmente indicado para o seu caso e que não fará mal para você.

Você conhece alguém que tenha tomado e afirme que a vitamina Suplan engorda? Tem curiosidade de experimentar esse suplemento? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*