Faminto

Você Nunca se Sente Satisfeito Após uma Refeição? Aqui Está o Porquê

Às vezes, parece que não importa o quanto você come, você ainda fica com fome. Depois de todos os lanches entre as refeições, seu estômago ainda ronca. Como isso é possível?

Bem, a verdade é que podem haver alguns alimentos em sua dieta que realmente estão causando essa fome duradoura, em vez de promover o efeito contrário.

“Quase todos nós comemos várias vezes ao dia e a quantidade e as qualidades do que recebemos têm um enorme papel a desempenhar no quão famintos ou cheios nos sentimos”, afirmou o nutricionista Andy De Santis.

“Obviamente, existem fatores contextuais e pessoais que são importantes – exercício, genética, suas próprias tendências, etc. – mas o que você coloca em seu corpo, obviamente, representa a variável mais relevante para a maioria das pessoas”, completou ele.

Embora não exista uma maneira mágica de saber quais componentes nos alimentos causam esse sentimento de “poço sem fundo”, existem algumas evidências que sugerem que açúcar e sal podem ser os cuplados, diz De Santis.

“A fome e a satisfação são conceitos simplistas, mas são realmente processos bastante complexos no corpo humano que envolvem múltiplos hormônios que enviam mensagens ao seu cérebro”, explica. “Eu acredito que a maneira mais pertinente de entender isso é pensar nos alimentos que nos deixam cheios e os que não”.

De acordo com De Santis, os alimentos que muitas vezes nos deixam insatisfeitos terão poucas fibras e proteínas. Isso inclui doces, chocolate ao leite, sorvete, arroz branco, pão branco e batatas fritas, por exemplo.

E são esses dois componentes – fibras e proteínas – que ajudarão a promover a saciedade, diz De Santis.

“Isso faz parte da razão pela qual você pode ver as pessoas em uma dieta comendo muitos vegetais e peito de frango”, diz ele. “A combinação de proteína com fibras pode mantê-lo satisfeito com apenas uma modesta oferta calórica”.

Leguminosas como feijão, lentilhas e grão-de-bico, que contêm fibras e proteínas, são uma ótima escolha, sugere De Santis, bem como nozes e sementes.

O leite de soja, ele acrescenta, é uma das poucas bebidas comumente disponíveis que contêm proteína e fibra juntas.

Basicamente, qualquer alimento que seja particularmente rico em qualquer um desses componentes – como frutas, vegetais e carnes não processadas e laticínios – são o caminho a seguir, diz De Santis.

“Se você está realmente com fome, e opta por alimentos que não são bons em mantê-lo cheio, você provavelmente pode esperar não se sentir satisfeito depois de comer”, diz ele. “Adicionar mais alimentos saciantes à refeição, mesmo que em combinação com este outro alimento que não tem utilidade, poderia pelo menos ajudá-lo a se sentir mais satisfeito”.

Você costuma incluir em suas refeições esses alimentos saciantes que citamos acima? Acredita que precisa mudar sua composição da dieta para melhorar essa fome em fim? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 3,67 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*