Publicidade

 

Whey Protein

Whey Protein Engorda Se Não Se Exercitar?

Whey Protein tem estado nas manchetes por algum tempo, especialmente para aqueles que fazem musculação. Aqueles que querem ganhar músculos ou perder peso podem ter ouvido falar da whey protein também. Milhares já usaram a whey protein como um suplemento para suas dietas para que pudessem conquistar o corpo que querem. Entretanto, há pessoas que se perguntam se whey protein engorda. Há pessoas que hesitam em usá-lo porque elas acham que whey protein engorda ao tomá-lo quando você não se exercita.

Publicidade

O que é Whey Protein?

Whey Protein é na verdade um mix de proteínas retiradas do soro do leite. O soro é a substância líquida que é um subproduto da produção de queijo. Há estudos conduzidos em roedores que mostraram que o whey protein contém propriedades que ajudam a combater inflamação e câncer. Whey protein agora é considerado um tópico de grande interesse por muitos pesquisadores, já que está sendo estudado por sua capacidade de reduzir os riscos de certas doenças. Há até relatos que dizem que ele pode ser um tratamento suplementar para algumas condições.

Hoje em dia, whey protein é comumente usado e vendido como um tipo de suplemento para dietas. No mundo da medicina alternativa, há muitas alegações feitas sobre o produto. Algumas alergias a leite podem ser causadas por whey protein, mas as caseínas encontradas no leite são consideradas os principais alérgenos.

O whey protein se transformou ao longo dos anos. No passado, ele era vastamente utilizado apenas por fisiculturistas, mas hoje em dia, é usado até por atletas e aqueles que simplesmente querem ter corpos mais em forma. Ele é comumente usado porque é considerado uma proteína completa que o corpo pode digerir e usar facilmente. É considerado uma proteína completa porque contém todos os 9 aminoácidos essenciais. Alimentos como quinoa, carne, ovos e laticínios são proteínas completas.

Quando se fala de proteína de alta qualidade, whey protein é uma das melhores fontes, especialmente para queima de gordura e aumento de músculos. Sua biodisponibilidade, ou capacidade do corpo de absorver a proteína, é a maior comparada a outras fontes de proteína. Ela é muito conveniente porque a forma em pó é fácil de preparar em forma de shake. Você pode consumir a proteína em poucos minutos.

Então, de volta ao assunto…

Whey protein engorda se você não se exercitar?

É importante lembrar que qualquer tipo de macronutriente (gorduras, proteínas e carboidratos), quando ingeridos em excesso, certamente levará ao ganho de peso. O corpo é capaz de consumir um número de calorias diariamente, e se sua ingestão de calorias é maior do que o que seu corpo pode gastar, você ganhará peso. Isso é inevitável. Pessoas que querem perder peso devem aumentar a quantidade de calorias gastas pelo corpo.

Publicidade

Entretanto, também é importante lembrar que não há estudos ou evidência científica que mostrem que o whey protein engorda mais que outros tipos de alimentos. A questão se whey protein engorda é a mesma coisa que perguntar se peito de frango ou de peru engorda. É uma fonte de proteína quase livre de gordura. Então, em termos de calorias, é parecida com uma fonte de carboidratos e melhor que uma fonte de gordura.

No que diz respeito ao aumento de insulina e consequente acumulação de gordura, whey protein é muito melhor que qualquer outro alimento com carboidratos.

Desde que whey protein se encaixe na sua dieta, ela não te fará engordar. Entretanto, você deve entender que você precisa manter um estilo de vida ativo para não ganhar peso, de maneira geral.

Whey Protein Emagrece?

Também houve estudos que mostraram que uma pessoa consumindo regularmente whey protein emagrece mais rápido. O whey protein supostamente possui bons efeitos naqueles que estão tentando perder peso. Aqui estão as diferentes formas:

  • whey protein aumenta a queima de gordura quando usada como fonte de proteína antes de exercícios.
  • A fonte também aumenta o número de calorias que o corpo converte em energia de calor diariamente (termogênese).
  • Isso ajuda a regular os níveis de energia e humor quando uma pessoa restringe a ingestão de calorias ao aumentar a produção de serotonina.
  • Whey protein ajuda a regular as vontades de comer aumentando a secreção de CCK, que é um hormônio essencial envolvido no controle da fome. A produção de grelina, ou o hormônio que estimula o apetite, também é suprimida.

Satisfação

Uma teoria por trás da correlação entre whey protein e perda de peso é que a proteína te ajuda a comer menos. De acordo com uma pesquisa publicada no “The American Journal of Clinical Nutrition” em 2008, proteína é um nutriente mais saciante que gordura ou carboidratos. Isso quer dizer que adicionar whey protein à sua dieta pode te fazer se sentir mais satisfeito, te ajudar a consumir menos calorias e até melhorar sua atividade metabólica.

Publicidade

Composição Corporal

Também há algumas evidências de que beber suplementos de whey protein pode ajudar uma pessoa a reter massa muscular e perder gordura quando estiver tentando perder peso. Um estudo publicado em 2008 na revista “Nutrition & Metabolism” demonstrou que pessoas que consumiram uma bebida de whey protein duas vezes ao dia como parte de uma dieta de redução de calorias perderam mais gordura e retiveram mais massa muscular magra em um período de 12 semanas do que as pessoas que não tomaram o suplemento.

Usos

O whey protein emagrece quando usado de forma inteligente. Ao invés de adicionar calorias extra à sua dieta ao beber um shake de proteína em adição às refeições, use o shake como um substituto de um lanche ou pequena refeição. Não retire do seu corpo a variedade de nutrientes que ele precisa ao substituir muitas refeições normais com o shake, também. Em vez disso, foque em refeições saudáveis e com poucas calorias que incorporam itens de todos os grupos alimentares, e use o whey protein como um suplemento ocasional.  

Prático e oferece muitos outros benefícios

Ainda não há um suplemento que possa substituir completamente os benefícios de uma dieta feita de alimentos naturais, integrais e não processados. Entretanto, o whey protein provou ser uma fonte de proteína útil e fácil para pessoas muito ocupadas. Esse suplemento pode ajudá-las a alcançarem suas metas de boa forma.

Aqui estão os benefícios de tomar um suplemento de proteína de leite de alta qualidade:

  • Whey protein ajuda a aumentar a massa muscular.
  • Ele também ajuda na perda de peso.
  • Ele aumenta os níveis de glutationa, que é o principal antioxidante do corpo com base de água.
  • Ajuda no tratamento de câncer.
  • Diminui níveis de triglicérides.
  • Ele diminui os sintomas de se exercitar muito, assim como o tempo de recuperação.
  • Diminui sintomas do HIV.
  • Aumenta a força para a prática de esportes.
  • Melhora as diferentes funções do sistema imune.
  • Aumenta o HDL (o colesterol bom), enquanto ao mesmo tempo diminui o colesterol total.

Esses benefícios mostram que whey protein pode oferecer a uma pessoa benefícios que variam de aspectos físicos a funções mais complexas no corpo.

Qual a melhor hora para tomar whey protein?

O whey protein, como mencionado acima, é rapidamente digerido, então é melhor tomá-la de 30 a 60 minutos após seus exercícios. Se você quer tomá-lo em qualquer outro momento, você pode desacelerar sua digestão ao tomá-lo com outros tipos de alimentos. Um bom exemplo é se você quer adicionar mais proteína ao café da manhã, mas não quer ovos, você pode adicionar whey protein à sua aveia. Para um lanche rápido, você pode tomar um shake com castanhas, o óleo de peixe para ajudar a diminuir a taxa de digestão de proteína.

Quando as pessoas perguntam se whey protein engorda, tenha em mente que qualquer coisa em excesso será convertida em gordura no corpo. Excesso de proteína não é exatamente ruim, mas isso ainda quer dizer excesso de calorias. Para prevenir o processo de ganho de peso, quer você se exercite ou não, você tem que se assegurar de que seu consumo diário de calorias não é maior que o que seu corpo é capaz de queimar.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você costuma tomar Whey Protein como suplemento? E qual é a sua rotina de exercícios semanalmente? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (34 votos, média: 4,47 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

51 comentários

  1. Boa noite a todos.
    Este artigo esclareceu várias duvidas que eu tinha referente ao Whey Protein.
    Tenho dificuldade em ganhar peso, qual o mellhor Whey para se tomar depois do treino.

  2. Olá! Quem começa a tomar o Whey associado a atividades físicas, não pode parar de tomar para não perder os resultados que ele ajuda a dar?

  3. Estas dicas são bem úteis,pois muitos tomam whey sem praticar exercícios e lógico que desta forma engordara.

  4. Meu namorado é muito magrinho, se eu comprar isso pra ele, ele engorda, é certo? Quanto tempo ele demorar pra engordar.
    Ele tem 1,81 e deve pensar uns 60 kg, eu tenho 1,65 e peso uns cinco quilos a menos, eu queria muito que ele engordasse um pouco, pelo menos uns 10 kg.

  5. Boa noite

    Tenho 179 alt, 75 kg. Tomo whey 100% isolado optimum e bcaa em pó.
    Gostaria de definir os músculos, me disseram que o whey certo seria o hidrolisado pois preciso de carboidrato. Continuo no mesmo ou mudo?

  6. Faço ginasio todos os dias, musculacao, zumba, step e cardio. É um estilo de vida que adotei já há um ano, juntamente com uma boa alimentacao. Comecei a tomar proteina em pó, e bebo um shake depois do treino (se treinar á tarde, usando o shake como lamche) ou bebo antea do treino (se treinar á noite). O objetivo é ganhar alguma massa muscular para aumentar o metabolismo e conseguir queimar as gorduras mais resistentes. Perdi 10kg em 8meses e ate tenho bom fisico, mas há sempre por onde melhorar. O indice dde gordura corporal é cerca de 21%.
    Estou a fazer algo errado? Obrigada pelas informacoes sobre whey protein, muito util

  7. Entao comecei a tomar whey essa semana, porem eatou com medo dos resultados depois de um tempo, se eu por acaso parar de tomar whey eu posso ficar gorda? Ou perder todo o resultado?

  8. Gostei muito do artigo, além de tirar as duvidas, dá dicas de uso.
    Meus parabéns!

  9. Boa noite! Gostaria de tirar uma dúvida. Malho há dois anos. Há alguns meses adotei uma alimentação mais saudável e balanceada. Por esse motivo perdir alguns quilinhos. Estou com 51 quilo e minha altura é mais ou menos 1.64. Gostaria de ganhar mais massa musculaarrr magra maaiis sei bem o que usar.E indicaram um hipercalorico. Mais tou com medo de engordar. Será que devo usar, ou uso apenas o whey?

  10. Vou a academia 3 vezez por semana, quando posso vou mais vezez, comprei Tasty Whey, gostaria de tomar no lugar da janta, gostaria de perder peso e estou com uma certa dificuldade, tenho 1,62 e peso 74kg.
    Tasty Whey é Isolado ou concentrado?

    • Concentrado. Lembre-se que o whey não é um substituto de refeição. Você pode preferir usá-lo com um pouco de leite (ou agua) e aveia por exemplo, para adicionar um pouco de carboidratos e fibras na refeição.

  11. olá! boa noite! eu trabalho anoite (12×36), então vou aos treinos no período da noite (jiu jitsu) noite sim e noite não! gostaria de saber se nos dias em que estou de plantão posso tomar whey protein?
    é errado tomar nos dias em que eu não treino?

  12. Meu irmão tem distrofia muscular, ele quase não tem massa muscular. Não consegue praticar nenhum tipo de exercícios… será que esse whey daria um pouco mais de força a ele ?

  13. Boa Noite !

    Comecei a fazer academia a 1 semana.
    Após o treino, tomo whey, e pouco depois mando ver na massa, estou fazendo o correto ?

    Eu quero engordar, tenho 1,78 e 58kg

    abs

  14. Oi. Quero perder peso. Fiz varias dietas.Mas com o tempo voltei a engordar. Fiz exames de sangue, e deu tudo ok. Mas, meu metabolismo ficou lento, adora economizar gordura rss comecei a consumir 1500cal, depois pra 1200 e agora fico entre 800 ou 1000, já quase 1 mês. Cortei arroz e pão, batatas e tomo 600ml de chá verde todo dia. Emagreci 1,5 k mas ainda faltam 14 k. Faço zumba 2x na semana e taekwondo 2x na semana tbm. Se eu resolver usar o whey ele ira me ajudar na perda de peso? E como eu usaria? Vc poderia me orientar? Obrigada.

  15. Sou muito magro, preciso ganhar peso… será que posso tomar o Whey?

  16. Ola.gostaria muito de ganhar massa no bumbum e pernas….mas só nessas partes mesmo, qual Whey è indicado p mim? Obs: tenho certo receio d ficar c as costas e braços parecendo menino …corro esse risco? Ah…e qt tempo tomando e malhando começo ver resultado?

  17. Oiii …boa noite, eu treino a noite…19h as 20h… e vou dormir umas 22h…tomo o whey a noite ou antes do treino? E se antes, o que tomo depois? Um iogurte…ou ovos? Obrigada

  18. Boa noite! Muito interessante a matéria. Gostaria de esclarecer uma duvida. Tenho muita vontade de incluir whey na minha dieta. Faço miau Thais no final da tarde. Se eu tomar a proteína após o treino posso jantar apos 1 hora mais ou menos? Sigo uma dieta balanceada com intenção de emagrecer mas não sei se a whey atrapalha meu jantar se usada pós treino. Muito obrigada!

  19. Olá!
    Comecei a malhar faz três meses e já ganhei quase oito kg. Obviamente senti mudanças perceptíveis no corpo pois é visível a definição do corpo. No entanto, estou a querer tomar WHEY PROTEIN ISOLADA com a finalidade de não só definir, mas também ganhar braço, perna, glúteo. Que produto posso aderir junto com ISOLADA para ganhar mais rápido volume corporal ( massa magra)? Quanto tempo, se eu me dedicar e malhar 4 dias por semana, verei resultado de um corpo mais robusto??

    Grato.
    P.S: ENTREI COM 59 KG E HOJE ESTOU COM 67 KG.

  20. Se você passar um tempo tomando whey e fazendo musculação, quando vc para de fazer musculacao e tomar o suplemento corre o risco de ficar com celulites??

  21. Boa noite, eu gostaria de saber se eu tomar o whey e não malhar, eu posso tomar ou não ?

  22. Boa tarde…

    Sou magra, tenho 1,60 e 50 kilos, gostaria de ganhar alguns kilos e aumentar minhas medidas com massa magra.Estou fazendo exercícios em casa de localizada com pesos, caminho bastante todos os dias… também e mudei minha alimentação para arroz e pães integrais, carnes grelhadas,me alimento a cada 3 hrs com alimentos saudáveis e agora adquiri o Whay PRO F. Posso acrescentá-lo a minha rotina? Terá algum retorno?

  23. eu faço 7 series de 15 flecções de braço com peso e 3 series de 12 flecções no chão
    mas 3 series de 10 na asa

    tomo masswhey2500 e bcaa junto apos o treino quanto tempo levaria pra ganhar um corpinho?

  24. Olá! Fiquei na dúvida se é melhor tomar antes ou depois do treino.

    Quero emagrecer e, principalmente, perder gordura na barriga. Tenho facilidade para desenvolver músculos, por isso não estou fazendo musculação, somente corrida e treino funcional.

    No texto, diz que o whey protein aumenta a queima de gordura quando usada como fonte de proteína antes de exercícios, mas ao final recomenda tomar pós treino.

    O que acha mais recomendado no meu caso?

    Obrigada 🙂
    Mariana

  25. O único esporte que estou praticando no momento é ciclismo, vou trabalhar de bike (10 km ida e 10 km volta), tenho 1,74 e 88 kg, quero muito emagrecer, quando comecei (há uns tres meses atrás) tinha 96 kg. Queria tomar alguma coisa, pensei em tomar whey, mas tenho medo de engordar, será que se eu tomar whey protein apenas pedalando vou me beneficiar de alguma forma? Ou não há necessidade? Me ajuda aí Julio…Abraços

  26. Eu quero tomar whey para diminuir a acne pode?!

  27. Jogo FUTEBOL 1 hora (seg., quarta e quinta) e faço 1 hora de FUNCIONAL (terça e quinta), quero ganhar massa, posso tomar whey protein isolado será que vai dar resultado. Tenho dúvidas vc pode me esclarecer. Tenho 40 anos, 1,80 altura e 80 kg. estou me achando muito magro.

  28. Eu quero ganhar massa, tenho 17 anos pesso 50kilos minha altura 1,60, quero tomar esse suplemento ,quero pessa 60 kilos , se eu tomar ganhar massa e quando tiver com o corpo que eu sempre sonhei posso para mais eu vou ficar com o corpo que eu quero se eu parar ou vai volta o meu corpo normal, avisando que eu fasso academia

  29. Olá. meu nome é Denise tenho 18 anos e não faço academia Tenho uma alimentação boa. E estou tomando o suplemento parar GANHAR PESO!
    A proteína engorda mesmo?

  30. Como posso tomar o whey protein para emagrecer. tenho 1,70 e estou com 78kg.

  31. Olá!
    Estou tomando whey a uma semana e não sabia que precisava ingerir com carboidrato junto (estava comendo somente proteína) pelo que li, não adiantou absolutamente nada o whey que tomei :((( É verdade?

  32. Tudo é bom senso e conhecimento do seu corpo mesmo. Faço lowcarb há pouco mais de 1 ano. Como não faço academia (no momento) e não tenho intenção de ganhar massa – prefiro bem magrinha e pequena, uso menos de um scoop de whey por dia (normalmente uma colher de sopa) sempre misturada ao farelo de aveia para ter um café da manhã mais equilibrado, que sustente e ao mesmo tempo dê energia para as tarefas diárias. Às vezes uso também para enganar quando bate aquela vontade de doce e faço alguma receita…
    Quando bem usado ele não engorda, pelo contrário, pode ser um aliado da dieta!

  33. Olá…Eu vou para a academia de manhã, e tomo o whey Pré-Treino…A tarde fico com muita fome , posso tomar o whey no café da tarde?pode me fazer mal ou nao?

  34. Gostaria de ganhar mais peso tenho 1,85 e 70 kilos,meu metabolismo é bastante acelerado, prático esporte diariamente, skate. me recomendaram hiper, posso acrescentar outro suplemento, qual?

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×