O fígado é um órgão muito importante, é responsável pela limpeza do organismo, por armazenar glicose e por produzir proteínas. No entanto, alguns hábitos do dia a dia podem prejudicá-lo. Por isso, vamos mostrar quais são os melhores alimentos para desintoxicar este órgão tão importante.
Alimentos processados e fritos, poluição, estresse e excesso de medicamentos podem sobrecarregar o fígado, impedindo-o assim de realizar as suas funções corretamente. No entanto, há muitos alimentos capazes de estimular a habilidade natural desse órgão de eliminar resíduos tóxicos do corpo.
Confira agora quais são os alimentos para desintoxicar o fígado e passe a consumi-los no seu dia a dia. Além disso, veja também essa dieta para melhorar o funcionamento do órgão, que você pode fazer pelo menos uma vez por ano.
1. Alho

Apenas uma pequena quantidade desse alimento pode ativar enzimas do fígado que ajudam o corpo a eliminar as toxinas. O alho também tem grandes quantidades de alicina e selênio, dois compostos naturais que ajudam na limpeza do fígado.
Além disso, esse alimento ainda ajuda a melhorar o funcionamento do sistema imunológico, a reduzir a pressão arterial e a equilibrar os níveis de colesterol.
Conheça todos os benefícios do alho.
2. Toranja

Rica em vitamina C e antioxidantes, a toranja aumenta os processos naturais de limpeza do fígado. Um pequeno corpo de suco de toranja fresco irá ajudar a aumentar a produção de enzimas desintoxicantes do fígado, que ajudam a eliminar as toxinas.
3. Beterraba e cenoura

Esses dois vegetais são extremamente ricos em flavonoides e betacaroteno, que contribuem para o bom funcionamento do fígado.
Além disso, a beterraba e a cenoura também são ricas em outras vitaminas e minerais que são muito importantes para o bom funcionamento do organismo.
4. Chá verde

Essa bebida é cheia de antioxidantes conhecidos como catequinas, compostos contribuem para o bom funcionamento do fígado.
Além disso o chá verde também tem ação termogênica, ou seja, ele acelera o metabolismo e contribui para o processo de emagrecimento. No entanto, se você tem dificuldade para dormir não consuma esse chá à noite, pois ele tem cafeína.
Conheça todos os benefícios do chá verde.
5. Vegetais de folhas verdes

As folhas verdes são extremamente ricas em clorofila, que ajuda a retirar as toxinas do sangue, a neutralizar metais pesados, químicos e pesticidas, auxiliando, dessa forma, na proteção do fígado. Além disso, esses alimentos estimulam a criação e a circulação de bile, substância importante para o processo de digestão.
Tente incorporar folhas verdes como rúcula, folhas de dente-de-leão, espinafre, folhas de mostarda e chicória à sua dieta. Você pode comer esses vegetais crus, cozidos ou em sucos e chás.
6. Abacate

Esse é outro alimento para desintoxicar o fígado. É rico em nutrientes que ajudam o corpo a produzir glutationa, um composto necessário para que o fígado elimine toxinas prejudiciais. Além disso, o abacate acelera o metabolismo e contribui para a saúde da pele.
Conheça todos os benefícios do abacate.
7. Maçã

A maçã fornece algumas das substâncias necessárias para que o corpo limpe e elimine toxinas do trato digestivo, como a pectina. Além disso, essa fruta ainda ajuda o fígado a lidar com as toxinas durante o processo de limpeza do organismo.
A maçã também é rica em vitaminas, minerais, antioxidantes e em fibras. Conheça todos os benefícios da maçã.
8. Azeite de oliva

O azeite de oliva orgânico é ótimo para o fígado, quando usado com moderação, já que ele ajuda o corpo a limpar as toxinas prejudiciais. Dessa forma, ele alivia um pouco o trabalho do fígado.
Além disso, o azeite de oliva é rico em gorduras boas e em antioxidantes. Você pode usá-lo para temperar saladas e para cozinhar. Conheça todos os benefícios do azeite de oliva.
9. Grãos alternativos

Pessoas com sensibilidade ao glúten ou celíacas possuem mais problemas no fígado, segundo um estudo no qual pesquisadores descobriram que quem não pode consumir glúten costuma apresentar desequilíbrio na quantidade de enzimas no fígado.
Se você tem algum problema com glúten, é importante que você substitua a farinha de trigo por grãos alternativos, como quinoa, milhete, e trigo sarraceno. Além disso, os grãos que contêm glúten possuem mais toxinas do que aqueles que são livres desse composto.
10. Vegetais crucíferos

Brócolis e couve-flor são ricos em glucosinolato, um aminoácido que ajuda a aumentar a produção de enzimas no fígado. Essas enzimas naturais ajudam a eliminar toxinas do corpo, o que pode diminuir riscos de câncer.
Além disso, esses vegetais crucíferos são ricos em vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo. E eles ainda apresentam uma boa quantidade de fibras, que geram uma sensação de saciedade, contribuindo assim para o controle de apetite e, consequentemente, para a perda de peso.
11. Limão e lima

Essas frutas cítricas contêm grandes quantidades de vitamina C, que ajuda o corpo a transformar toxinas em substâncias que podem ser absorvidas por água, contribuindo, assim, para o funcionamento do fígado.
Sendo assim, beba um suco de limão ou de lima frescos de manhã, para estimular o seu fígado.
12. Nozes

Com grandes quantidades de arginina, as nozes ajudam o fígado a eliminar amônia, uma toxina. Além disso, as nozes também são ricas em glutationa e ômega 3, substâncias que ajudam o fígado a realizar as suas funções.
No entanto, certifique-se de mastigar bem as nozes antes de engolir, para que elas possam ser digeridas sem problemas pelo organismo.
Conheça todos os benefícios das nozes.
13. Repolho

Como o brócolis e couve-flor, o repolho também é um alimento para desintoxicar o fígado. Ele ajuda a estimular a ativação de enzimas desintoxicantes essenciais que ajudam o órgão a eliminar toxinas.
Além disso, o repolho ajuda a prevenir o câncer, fortalece o sistema imunológico e protege o sistema digestivo. Sendo assim, tente comer mais pratos com repolho no seu dia a dia.
Conheça todos os benefícios do repolho.
14. Açafrão

Esse é o tempero favorito do fígado. Tente adicionar um pouco desse desintoxicante natural às suas receitas, para melhorar o funcionamento do órgão.
Além disso, o açafrão auxilia no processo de perda de peso e na prevenção de câncer e de doenças cardiovasculares.
Dicas para fazer uma limpeza do fígado
Além dos alimentos listado acima, ainda há outros que auxiliam no bom funcionamento do fígado, são eles:
Vídeo: 10 melhores alimentos para o fígado
Confira nos vídeos abaixo mais informações sobre os alimentos bons e ruins para o fígado.
Vídeo: 6 piores alimentos para o fígado
Fontes e referências adicionais
- The Liver in Celiac Disease: Clinical Manifestations, Histologic Features, and Response to Gluten-Free Diet in 30 Patients, American Journal of Clinical Pathology, Volume 136, Issue 1, July 2011, Pages 128–137
Fontes e referências adicionais
- The Liver in Celiac Disease: Clinical Manifestations, Histologic Features, and Response to Gluten-Free Diet in 30 Patients, American Journal of Clinical Pathology, Volume 136, Issue 1, July 2011, Pages 128–137









