Anticoncepcional Iumi engorda ou emagrece?

atualizado em

O anticoncepcional Iumi é um método contraceptivo utilizado para prevenir a gravidez e/ou para amenizar alguns sintomas da menstruação, como retenção de líquidos, inchaço e distensão abdominal. A sua principal composição é a drospirenona e etinilestradio, que são hormônios cuja a função é inibir a ovulação e as alterações que ocorrem no muco cervical do colo uterino. A fórmula do Iumi é muito semelhante à de outro anticoncepcional chamado Yaz.

O contraceptivo Iumi pode ser indicado ainda para reduzir a duração e a intensidade do fluxo sanguíneo, diminuindo assim o risco de anemia por deficiência de ferro. Além do mais, o uso deste medicamento atenua ou até mesmo elimina a cólica menstrual e os sintomas da TPM.

Apesar de apresentar uma baixa dosagem hormonal, é um medicamento muito eficaz e um dos mais usados pelas mulheres na atualidade. É indicado ainda para mulheres que, além de desejarem evitar a gravidez, precisam realizar um tratamento contra a acne.  

No entanto, não são todas as mulheres que podem fazer uso de anticoncepcionais, como o caso das que sofrem de hipertensão ou hemorragia, por exemplo. A recomendação é que antes de iniciar o uso de qualquer anticoncepcional deve-se marcar uma consulta com o ginecologista.

Mas se você foi receitada e tem dúvidas se o anticoncepcional Iumi engorda ou emagrece, confira a seguir as informações sobre este medicamento.

  Continua Depois da Publicidade  
anticoncepcional Iumi

Anticoncepcional Iumi engorda?

Conforme se verifica na bula deste medicamento, ele é indicado para combater o inchaço e retenção de líquidos, o que nos leva a concluir que o uso do anticoncepcional Iumi favorece o emagrecimento. Entretanto, algumas usuárias, como veremos abaixo, alegam que ganharam peso após iniciar a ingestão desse remédio.

Essa variação, no entanto, ocorre devido ao metabolismo e aos hormônios de cada mulher e deve ser analisado a cada caso. Portanto, vale a pena utilizar o anticoncepcional Iumi por um período de experiência determinado por seu ginecologista para conferir se ele engorda ou emagrece, e se pode ser ideal para você.

Relato de usuárias

Há diversos relatos positivos e negativos sobre este medicamento. Existem depoimentos de mulheres que afirmam que o anticoncepcional Iumi emagrece, pois ajuda a reduzir a retenção de líquidos do corpo, como há relatos de usuárias que alegam que além de engordar com o medicamento ainda apresentaram quadro de irritabilidade, enjoo e pressão baixa.

Algumas usuárias declaram uma melhoria na pele e nos cabelos, outras relatam o oposto, afirmam que houve um aumento na quantidade de espinhas e oleosidade dos cabelos após o inicio desta medicação.

  Continua Depois da Publicidade  

É possível observar que os relatos variam muito de acordo com cada usuária, sendo recomendado, uma consulta com a sua ginecologista para descobrir se o Iumi funciona ou não para você.

Como tomar?

pílula anticoncepcional

Uma diferença dessa cartela para a maioria dos anticoncepcionais é que ela vem com 24 drágeas, em vez de 21 como de costume, o que permite um controle maior sobre o ovário. A primeira pílula deve ser iniciada no primeiro dia da menstruação (junto a algum líquido, se achar necessário) e, nos próximos dias, uma pílula deve ser tomada novamente de preferência no mesmo horário.  

A ordem dos comprimidos ingeridos deve ser feita de acordo com a indicação desenhada na cartela, o que permite saber se a pessoa realmente tomou o comprimido no dia indicado. Ao final da cartela, é realizada uma pausa de 4 dias, que será o período onde ocorrerá um sangramento semelhante ao sangramento menstrual. No quinto dia inicia-se uma nova cartela, mesmo se o sangramento não tiver acabado.

Efeitos colaterais

Apesar da baixa dosagem de hormônios, o Iumi, assim como outros anticoncepcionais, também apresenta alguns efeitos colaterais. Entre eles, podemos destacar, náuseas, dor abdominal, dor de cabeça, dor nas mamas, alterações de humor, sono, sangramento desregulado, etc.

Apesar desses avisos, são poucos os casos de mulheres que apresentam esses efeitos colaterais, que geralmente aparecem apenas nos 3 primeiros meses de uso, quando a mulher ainda está se acostumando à nova formulação. Entretanto, em caso de qualquer dor persistente com o uso do medicamento, é recomendado procurar um especialista.

  Continua Depois da Publicidade  

Contraindicações

Como todo e qualquer anticoncepcional, o Iumi não deve ser ingerido em casos de suspeita de gravidez, problemas de circulação, principalmente trombose, derrame cerebral por coágulo no sangue ou rompimento de vaso no cérebro, mulheres com problemas cardíacos ou que tenham sofrido derrame, mulheres com diagnóstico de enxaqueca com sintomas neurológicos focais, mulheres com diabetes do tipo mellitus, pancreatite, icterícia ou doença grave do fígado.

Mulheres com câncer relacionado a hormônios sexuais, insuficiência renal grave ou aguda, tumor no fígado, sangramento vaginal sem explicação e alergia a algum componente da fórmula também devem evitar o consumo do Iumi.

Você já utilizou o anticoncepcional Iumi? Percebeu se engordou ou emagreceu com ele? Tem receio em utilizá-lo por estes motivos? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário