Chá de Folha de Manga Emagrece? Para Que Serve, Benefícios e Como Fazer

Especialista:
atualizado em 01/06/2020

Com uma folhagem sempre verde, a mangueira é uma árvore de porte médio a alto, que pode chegar a atingir os 30 metros, de acordo com informações da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Quando falamos da mangueira, é normal que lembremos logo lembra da sua fruta, a manga. No entanto, vamos falar mais abaixo a respeito de outra parte dessa árvore – suas folhas – e conhecer alguns dos efeitos associados ao chá de folha de manga. Vamos nessa?

O chá de folha de manga emagrece? 

Não encontramos informações a respeito de pesquisas que indicam ou nos levam a crer que o chá de folha de manga emagrece ou auxilia o processo de perda de peso.

Entretanto, se pensarmos que um chá consumido não adoçado possui bem menos calorias e açúcar do que bebidas como refrigerantes, sucos artificiais, milkshakes e cafés cremosos, podemos concluir que a sua ingestão ocasional no lugar dessas bebidas pode ser benéfica para o emagrecimento.

Mas antes de começar a tomar o chá de folha de manga, vale a pena verificar com o médico se a bebida não pode fazer mal para você, se não possui contraindicações ou efeitos colaterais e se não pode interagir com algum tipo de medicamento ou suplemento que você esteja utilizando.

Vale a pena lembrar também que nenhuma bebida pode provocar a perda de peso magicamente, ainda que algumas até possam contribuir.

Se você deseja emagrecer, o ideal é que siga uma dieta controlada, equilibrada, saudável, nutritiva, sem exageros e que forneça na medida certa os nutrientes e a energia que o seu organismo necessita para funcionar, nem muito mais e nem muito menos. Para descobrir qual programa alimentar funciona para você e não traz problemas para a sua saúde, conte com a ajuda de um bom nutricionista.

Outra tática que pode colaborar nesse sentido é a prática de exercícios físicos com frequência, que ajuda a maximizar a queima de calorias. Também vale a pena ter o acompanhamento na hora de fazer os treinos para garantir que eles sejam eficientes e seguros.

Para que serve – Benefícios associados do chá de folha de manga

– Ação antioxidante

O chá de folha de manga é dotado de ação antioxidante. Conforme o Centro Médico da Universidade de Maryland, os antioxidantes bloqueiam parte dos danos provocados pelos chamados radicais livres, substâncias prejudicais ao organismo que atacam o DNA.

O acúmulo de radicais livres ao longo do tempo pode contribuir com o envelhecimento precoce e com o desenvolvimento de problemas de saúde como doença no coração, câncer e artrite, completou a instituição.

– Fonte de vitaminas 

As folhas de manga utilizadas na preparação do chá são ricas em nutrientes como vitamina A, vitamina B e vitamina C.

Entretanto, caso você sofra com a deficiência de alguma dessas vitaminas, consulte o seu médico antes de utilizar o chá de folha de manga para auxiliar o tratamento da condição.

– Usos medicinais

O chá de folha de manga pode ser utilizado para auxiliar o tratamento de problemas de saúde como quadros de febre, gengivite, estomatite, problemas gastrointestinais e verminose.

Porém, antes de sair tomando a bebida para ajudar esses casos, é fundamental consultar o médico para se certificar de que o chá realmente pode contribuir e que não trará nenhum tipo de prejuízo para a saúde. Ainda não existem pesquisas conclusivas com relação aos benefícios citados acima.

E nada de colocar exclusivamente a ingestão da bebida no lugar do tratamento para lidar com esses problemas, pois isso pode causar prejuízos graves para a sua saúde. Seja prudente e sempre escute e obedeça as orientações do médico que acompanha o seu caso.

Como fazer chá de folha de manga

Ingredientes:

  • 1 l de água;
  • 1 colher de sopa de folhas secas de mangueira.

Modo de preparo:

Colocar a água dentro de uma panela e levar ao fogo para ferver; Desligar o fogo quando o ponto da fervura for atingido, adicionar as folhas secas de mangueira, tampar a panela e deixar abafar durante aproximadamente 10 minutos. Após, servir-se imediatamente.

O ideal é tomar o chá logo após o seu preparo (não necessariamente tomar todo o conteúdo preparado de uma vez), antes que o oxigênio do ar destrua os seus compostos ativos. Segundo a publicação, um chá costuma preservar substâncias importantes até 24 horas depois do preparo, porém, depois desse período, as perdas são consideráveis.

Certifique-se ainda de que as folhas de manga que você utilizar no preparo do chá sejam de boa qualidade, de boa procedência, orgânicas, estejam bem limpas e higienizadas e não tenham a adição de nenhuma substância ou produto que possa prejudicar a sua saúde.

Você já tinha ouvido falar do chá de folha de manga? Pretende experimentá-lo para provar seus benefícios e conferir se emagrece mesmo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (64 votos, média: 3,91 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

12 comentários em “Chá de Folha de Manga Emagrece? Para Que Serve, Benefícios e Como Fazer”

  1. Galerinha para quem quer controlar a diabetes,você deve fazer o chá de folhas de manga com folha de mamãe,atenção…às folhas devem ser novinhas.

  2. Estou tomando o chá de folha de manga. Vou fazer outros exames para ver o resultado. Para dormi é muito bom pois tinha ironia e estou dormindo bem

  3. Minha filha estava com a pressão alta e não baixava com remédios. Dei o chá das folhas e ela baixou imediatamente.

  4. Esse chá feito com a folha verde da manga ajuda muito pra pessoas que sofrem de dores nos dentes ou na gengiva…. Apenas o bocejo ajuda na dor mas tô ar ele também serve…

  5. Ouvi falar e começei a tomar, somente daqui a 60 dias faço exame de sangeue para verificar a diferença do antes e o depois