Chá de folha de manga emagrece? Para que serve, benefícios e como fazer

Especialista da área:
atualizado em 02/01/2022

O chá de folha de manga vem ganhando bastante atenção nos últimos anos, uma vez que ele é usado como tratamento de problemas de saúde, além de muitas pessoas afirmarem ainda que a bebida emagrece.

Esses efeitos se devem, de acordo com alguns estudos, aos nutrientes presentes na folha da mangueira.

  Continua Depois da Publicidade  

Então, a seguir vamos conhecer melhor as propriedades medicinais dessas folhas e aprender a preparar e conservar a bebida, além de descobrir se o chá emagrece ou não.

Veja também: Melhores chás para emagrecer – Como tomar e dicas

Propriedades da manga e suas folhas

Plantação de mangas

A mangueira é uma árvore de porte médio a alto, podendo chegar a 30 metros de altura, presente em várias regiões do Brasil. E como pode ser encontrada facilmente em feiras e mercados, o seu fruto é bastante consumido no país.

Além do mais, a manga em si é uma fruta altamente nutritiva, tendo seu uso recomendado em boa parte das dietas. Já o uso de suas folhas, apesar de não ser tão difundido, também pode trazer benefícios para a saúde, como veremos com mais detalhes.

O chá de folha de manga emagrece? 

Apesar de não haver pesquisas específicas sobre o uso do chá de folhas de manga para a perda de peso, algumas de suas propriedades podem facilitar o emagrecimento, mesmo que de forma indireta, como a ação antioxidante, anti-inflamatória e diurética.

  Continua Depois da Publicidade  

Outro ponto a ser levado em conta é que o chá de folha de manga não possui calorias, desde que se evite o uso de açúcar ou outros compostos calóricos. Assim, o uso desse chá como substituto de outras bebidas pode contribuir para o emagrecimento.

Além disso, algumas pesquisas preliminares, com modelos animais, sugerem que o uso do extrato da folha de manga pode influenciar o metabolismo de gorduras. Mas ainda é necessária a realização de pesquisas com seres humanos para avaliar melhor esses efeitos.

Benefícios associados do chá de folha de manga

xícara de chá

Além do auxílio à perda de peso, o chá de folhas de manga pode trazer outros benefícios para a saúde, como veremos a seguir:

1. Ação antioxidante

O chá de folha de manga possui propriedades antioxidantes, tornando-o um excelente aliado no combate aos radicais livres. Assim, a bebida ajuda a prevenir uma série de condições de saúde, como:

  • Inflamações, pois os antioxidantes contribuem para a regulação do sistema imune, ajudando a controlar e a prevenir reações exageradas, como as que acontecem em processos inflamatórios.
  • Envelhecimento precoce da pele, uma vez que ele ocorre pela ação do estresse oxidativo, causado pelos radicais livres e pela radiação solar.

Mas, é importante lembrar que o chá de folha de manga, assim como outras plantas medicinais, não faz milagre, e que seu uso sempre deve ser associado a hábitos de vida saudáveis.

2. Fonte de nutrientes 

A folha da mangueira é rica em nutrientes benéficos para a saúde, como:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Fitocompostos antioxidantes: Polifenóis e terpenoides;
  • Vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina C.

Assim, o chá preparado a partir dessas folhas, quando consumido sem exageros, ajuda a suprir as necessidades diárias desses nutrientes.

3. Usos medicinais

Apesar da falta de estudos com humanos, é possível que os compostos presentes no chá de folha de manga façam com que a bebida possa ser utilizada no de sintomas de algumas doenças, como: 

  • Desconforto gástrico: A bebida é utilizada em várias culturas como tratamento de problemas gastrintestinais, embora ainda sejam necessários estudos com humanos para comprovar esse efeito.
  • Diabetes: Alguns estudos com animais mostraram que o uso do estrato de folhas de manga ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue.
  • Alterações no colesterol e no triglicérides: O mesmo estudo citado anteriormente também demonstrou que o uso do extrato auxilia na redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos.

Porém, antes de sair tomando a bebida para ajudar nesses casos, é fundamental consultar o médico para se certificar de que o chá realmente pode contribuir e que não trará nenhum tipo de prejuízo para a saúde.

Além disso, é importante lembrar que ainda não existem pesquisas conclusivas com relação aos benefícios citados acima em humanos.

Efeitos colaterais

Até o momento, os estudos têm demonstrado que os produtos feitos a partir das folhas de manga são seguros.

Mas, é preciso ter cuidado para não os usar de forma exagerada, uma vez que há o risco de toxicidade quando esses compostos são ingeridos em grandes quantidades.

  Continua Depois da Publicidade  

Como preparar o chá de folha de manga?

O ideal é tomar o chá logo após o seu preparo (não necessariamente tomar todo o conteúdo preparado de uma vez), antes que o oxigênio do ar destrua alguns de seus compostos ativos.

Mas, de acordo com alguns especialistas, um chá costuma preservar substâncias importantes por até 24 horas depois do preparo.

Então, você pode conservar o chá preparado na geladeira, e bebe-lo ao longo do dia.

Ingredientes:

  • 1 litro de água
  • 1 colher de sopa de folhas secas de mangueira.

Modo de preparo:

  • Coloque a água dentro de uma panela e leve ao fogo para ferver
  • Em seguida, desligue o fogo e adicione as folhas secas de mangueira na água fervente
  • Então, tampe a panela e deixe descansar durante aproximadamente 10 minutos
  • Por fim, coe e sirva-se. 

Importante: Certifique-se de que as folhas de manga que você utilizar no preparo do chá sejam de boa qualidade e procedência, e preferencialmente orgânicas. Outro ponto importante a se atentar é na limpeza das folhas.

Dicas e cuidados

Converse com seu médico sempre que for iniciar o uso de algum chá ou planta medicinal, para evitar a ocorrência de interações com medicamentos e suplementos que você possa estar utilizando.

Também é importante lembrar que nenhum alimento irá magicamente levará ao emagrecimento, mas sim fazer parte de um programa que promova a perda de gorduras.

Por isso, você pode associar o uso do chá de folha de manga à uma rotina de exercícios e a uma dieta balanceada.

Fontes e referências adicionais

Você já tinha ouvido falar do chá de folha de manga? Pretende experimentá-lo para provar seus benefícios e conferir se emagrece mesmo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (65 votos, média 3,92)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário

17 comentários em “Chá de folha de manga emagrece? Para que serve, benefícios e como fazer”

  1. Boa tarde Dra.Patricia depois de quanto tempo do início do uso deste chá, poderemos sentir alguma alteração em nosso organismo? Tenho diabetes tipo 2

    Grato

    Responder
  2. Olá boa noite! Eu faço uso do chá das folhas da mangueira, sou asmática e alérgica a frutos do mar , está sendo maravilhoso para mim , não fico mais sem o chá , eu tomo sem açúcar. Os benefícios são excelentes.

    Responder
  3. Comecei tomar o chá da Folha de manga para aumentar minha imunidade,tenho artrite reumatoide e senti efeito analgésico nas dores e por consequência emagreci quase 2 kilos.

    Responder
  4. Galerinha para quem quer controlar a diabetes,você deve fazer o chá de folhas de manga com folha de mamãe,atenção…às folhas devem ser novinhas.

    Responder
  5. Estou tomando o chá de folha de manga. Vou fazer outros exames para ver o resultado. Para dormi é muito bom pois tinha ironia e estou dormindo bem

    Responder
  6. Minha filha estava com a pressão alta e não baixava com remédios. Dei o chá das folhas e ela baixou imediatamente.

    Responder
  7. Esse chá feito com a folha verde da manga ajuda muito pra pessoas que sofrem de dores nos dentes ou na gengiva…. Apenas o bocejo ajuda na dor mas tô ar ele também serve…

    Responder
  8. Ouvi falar e começei a tomar, somente daqui a 60 dias faço exame de sangeue para verificar a diferença do antes e o depois

    Responder