Como o estresse engorda e o que fazer a respeito

atualizado em

Vivemos em uma sociedade com muito estresse. Todo dia é uma grande correria, e uma das maiores preocupações das pessoas é se o estresse engorda. Se você tem filhos, a manhã começa agitada para fazer o café da manhã das crianças (geralmente feito pela mulher), e depois, tem um longo caminho para levá-las à escola (o que costuma ser feito por aquele que trabalha mais perto da escola delas).

Depois, você pega engarrafamento, tem um dia lotado de trabalho, muitas vezes não consegue almoçar direito, acaba levando trabalho pra casa e, no final do dia, só lhe resta pedir comida por telefone, porque ninguém está com cabeça para fazer mais nada. E no dia seguinte, todo o processo se repete.

Isso não é somente extremamente estressante, como também o fato de fazer isso de forma consistente por anos e anos fará seu corpo começar a envelhecer muito mais rápido. E é por isso que podemos, sim, dizer que o estresse engorda.

Estresse e ganho de peso

Pesquisas mostram que a ligação entre estresse e ganho de peso é muito mais forte do que se pensava originalmente. Um estudo recente do centro médico de Georgetown mostrou que ratos sob estresse ganhavam mais peso, mesmo que sua ingestão de calorias não aumentasse. Cientistas também afirmaram que, após 3 meses, os mesmos ratos tornaram-se oito vezes mais obesos do que ratos sem estresse, mesmo tendo comido a mesma quantidade de comida!

Então, o estresse engorda, realmente? Bem, a resposta mais simples é sim, mas não em todas as pessoas. Algumas perdem o apetite e perdem peso quando estão estressadas. 

  Continua Depois da Publicidade  

Mas se você já está acima do peso ou perto disso, geralmente o estresse causa sim o ganho de peso. Isso irá dificultar também seu emagrecimento, e a manutenção de um peso saudável.

O que é o estresse?

homem estressado

Então, o que exatamente é o estresse?

O estresse é a forma como seu corpo responde a qualquer tipo de demanda. Ele pode ser causado por boas e más experiências. Quando as pessoas se sentem estressadas por algo ao redor delas, seus corpos reagem lançando hormônios no sangue. Essas substâncias dão às pessoas mais energia e força, o que pode ser uma coisa boa se seu estresse for causado por perigo físico iminente. Mas também pode ser algo ruim, se o estresse é responsável por algo emocional e não há como extravasar essa energia e força extras.

Os dois principais hormônios lançados no sangue são o cortisol e a adrenalina (epinefrina). As glândulas adrenais são responsáveis por produzir esses hormônios, que nos preparam para emergências. Essa resposta ao estresse está arraigada em nossos ancestrais desde o começo dos tempos e foi crítica para nossa sobrevivência por fornecer um maior estado de alerta, permitindo com que estejamos prontos para lutar ou correr.

  Continua Depois da Publicidade  

Essa resposta era ótima quando encontrávamos algum perigo físico ameaçando nossas vidas (como quando um animal selvagem tentava nos atacar). Hoje, porém, o estresse que encontramos é diferente. É mais mental e emocional por natureza (agora, seu emprego pode ser seu “animal selvagem” atrás de você). Mas o corpo responderá da mesma forma, porque ele não sabe a diferença entre estresse físico e mental.

Como acontece o ganho de peso?

Estresse e ganho de peso andam de mãos dadas. Primeiro, os efeitos negativos de níveis altos e prolongados de cortisol incluem supressão da função da tireoide e desequilíbrios nos níveis de açúcar no sangue. A maneira como seu corpo funciona muda, e sua gordura abdominal está sendo criada e armazenada. Esse é um dos locais mais perigosos para se armazenar gordura e está ligado a vários problemas sérios de saúde.

A quantidade exata de cortisol que é liberada varia de pessoa para pessoa. Estudos também mostraram que pessoas que liberam níveis mais altos em resposta ao estresse tendem a comer mais. E o que eles escolhem comer geralmente contém mais carboidratos. Isso porque seus hormônios do estresse são criados a partir de gorduras e açúcares, então seu corpo irá pedir por mais desses nutrientes, para que possa produzir mais hormônios do estresse.

Além disso, o estresse pode desacelerar o metabolismo de algumas pessoas. É claro que, quando isso acontece, é mais fácil e mais provável que você ganhe peso. Você pode estar satisfeito(a), mas ainda continua com fome. Você pode estar comendo a mesma quantidade de comida, mas agora a eficácia do seu corpo em “quebrar” as calorias sofreu uma mudança. Você acaba com um “excesso” de energia (das calorias) que é convertido para células de gordura. 

Voltando à comida, o estresse também pode afetar os alimentos que você quer comer. Quando você se sente triste e deprimido, você tem mais probabilidades de buscar alimentos com muita gordura, sal e açúcar. Comer uma salada não faz com que você se sinta melhor, então você quer o sorvete e a batata frita.

  Continua Depois da Publicidade  

Além das vontades que não são saudáveis, o estresse também pode causar distúrbios alimentares de ordem emocional. A mudança nos níveis de cortisol aumenta a agitação dentro do corpo. Quando isso acontece, parece natural comer toda e qualquer coisa em que você consegue por as mãos. Você não precisa dessa excessiva quantidade de alimentos, mas comer faz com que você se sinta melhor, pelo menos na sua cabeça. Por outro lado, quando você libera menos hormônios do estresse, sua vontade de comer donuts e doces são menos frequentes e muito menos atraentes. Então, respire fundo, libere a tensão e encha sua mente com pensamentos felizes para superar esses níveis altos de estresse.

Você come de forma emocional?

Cientistas usam o termo “comer de forma emocional” para descrever a forma como muitas pessoas se automedicam ou lidam com sentimentos negativos como depressão, ansiedade, estresse e tédio. Isso também pode ser causado por fadiga ou exaustão.

Estudos confirmam que pessoas com estresse crônico tendem a ganhar peso tanto pelas mudanças hormonais relacionadas, quanto pelas compulsões alimentares geradas por essa condição. 

Algumas vezes, as pessoas comem para completar um vazio interno ou para lidar com a toxicidade emocional, uma forma de escapar por um tempo do que quer que esteja acontecendo à sua volta. 

mulher comendo donuts

Cuidado: o estresse te fará envelhecer de 9 a 17 anos mais rápido!

Sim, você leu certo. Isso foi descoberto recentemente por Elisa Epel, uma Doutora em Psicologia da Universidade da Califórnia. Aqui está exatamente o que ela disse:

  Continua Depois da Publicidade  

“Nós sabemos há 50 anos que o estresse contribui para a hipertensão, doença cardiovascular, resistência à insulina e distúrbios autoimunes, doenças essas que podem diminuir sua expectativa de vida. Mas nós não tínhamos qualquer documentação direta sobre como o estresse impacta o envelhecimento a nível celular. Minha equipe identificou modificações no DNA das células brancas do sangue em mulheres estressadas. Sob estresse emocional prolongado, os telômeros – ramificações nas pontas de cada cromossomo, que permitem a reprodução celular – pareciam menores. Quando os telômeros ficam muito pequenos, as células não podem se dividir e morrem mais rápido. Baseado no comprimento do telômero, estimamos que as células nas mulheres estudadas tinham envelhecido cerca de 9 a 17 anos a mais. É possível que conforme mais células morrem, os efeitos visíveis do envelhecimento, como rugas e problemas de visão, se tornem aparentes.”

Como você pode ver, não vale a pena se estressar. E você pode manter sua beleza e o excesso de peso longe se apenas….. RELAXAR!

A seguir, veja algumas soluções para te ajudar com seus níveis de estresse crônico. Por favor, preste atenção e leia essa parte mais de uma vez!

As 5 chaves mentais para destrancar a perda de gordura

  1. O sucesso deixa pistas: Não tente reinventar a roda. Fale com pessoas que conseguiram perder peso e manter o peso ideal depois disso. Realmente, preste atenção às palavras e atitudes delas.
  2. Não existe falha, apenas aprendizado: É aqui que você começa a mudar sua mentalidade. Nada do que você faz pode ser uma falha se você aprende com isso. Lembre-se que se você sabe mais, você pode melhorar. Pense em Thomas Edison. Ele “falhou” 10.000 vezes antes de criar a lâmpada. Mas quando perguntaram como ele continuou, ele disse que descobriu 10.000 formas como não fazer uma lâmpada. Resumindo, ele nunca falhou!
  3. As pessoas possuem toda a habilidade de que precisam para terem sucesso: Você tem o sucesso dentro de você. Acredite nisso! O que você não tem são os conjuntos de habilidades necessários para mudar. Você tem que usá-los e aplicá-los. Apenas conhecimento não é poder. Conhecimento mais ação é igual a poder. A parte que as pessoas costumam não fazer é a da ação. Nada irá acontecer até que alguma coisa se mova.
  4. As pessoas mais flexíveis são as que têm mais sucesso ao passar por situações problemáticas para alcançar as mudanças desejadas: Você tem que ser adaptável para perder peso. É praticamente impossível para alguém ficar sempre do mesmo jeito. A vida é dinâmica. Faça o seu melhor e se você começar a sair do caminho, volte e leia o número 3 acima.
  5. A exigência emocional mais prioritária para todo mundo é o desejo inato de se sentir amado e apreciado: É isso que move suas ações. É por isso que todo mundo sempre tenta ter uma boa aparência para as outras pessoas. Não acredita em mim? Pare por um segundo e pense por que você faz as coisas que você faz… e também olhe à sua volta. Você entenderá o que estou falando.

Bem, espero que tenha gostado das dicas.

Agora aqui está sua tarefa de casa: Eu quero que você faça uma lista das dez coisas que você acha que uma mentalidade saudável deve ser. Eu te darei a minha. Mude-a da melhor forma para que ela possa se aplicar a você.

Leia-a todos os dias, por um mês. Algumas pessoas dizem que um hábito diário é criado em 21 dias. Vamos garantir e fazer por um mês!

10 elementos de uma mentalidade saudável

Esse é um exemplo do que você quer que sua mentalidade se pareça.

  1. Seja mais consciente e aprecie mais você e seu corpo.
  2. Tire um tempo todos os dias para rituais, ou para relaxar e meditar. Faça ioga, ou tai chi (muito bom para redução de estresse), leia, reze e agradeça.
  3. Mantenha contato com seus relacionamentos próximos.Cultive as amizades.
  4. Procure sempre se adaptar a condições mutáveis.
  5. Pratique atividades físicas, e consuma alimentos saudáveis. Exercite-se, coma de maneira correta e, se for necessário, tome bons suplementos nutricionais.
  6. Ria muito. Uma boa comédia pode fazer com que você se sinta melhor. Você também pode forçar um sorriso (acredite em mim, isso faz maravilhas e é contagioso).
  7. Se divirta e procure fazer coisas. Não seja antissocial!
  8. Veja sempre o lado bom das coisas. Ao invés de enxergar o copo meio vazio, entenda que ele está meio cheio. Tenha uma atitude otimista e esperança.
  9. Sempre se importe com sua aparência e seu corpo, não deixe que ele fique relaxado. Seu exterior é um reflexo do seu interior!
  10. Nunca deixe que preocupações tomem conta de você. Pense em coisas grandes, e que muitas vezes o tamanho do problema é dado por nós mesmos. 

Você ainda tinha dúvidas de que o estresse engorda? Como você acha que ele pode estar afetando a sua vida, emocional e fisicamente? Você consegue perceber mudanças em seus hábitos alimentares? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

12 comentários em “Como o estresse engorda e o que fazer a respeito”

  1. Sim o esstres devinitivamnete engorda,eu sou prova viva disso ,quando cheguei em portugal comecei a perceber que andava mais ansiosa e muito preocupada, e cada vez mais ansiosa e nada do que eu fazia nem uma dieta ou readucação alimentar a qual já fazia a anos não funcionava . só via eu engordar cada dia mais e ao fim destes 4 anos morando na Europa já engordei 6k .meu blog um olhar diferente falo da minha trajetoria de imigrante brasileira em Portugal

    Responder
  2. O artigo é muito interessante e nos adverte e nos torna conscientes dos perigos reais que, não raro, enfrentamos quando se pretende perder peso e manter a saúde.
    Mas porque será que o estresse tanto nos faz ganhar peso como perdê-lo, dependendo de cada um(a) e da fase da vida que se está atravessando? Acaso haverá 2 tipos de estresse?
    A acção inespecífica dos agentes e influências nocivas (frio ou calor excessivos, infecção, intoxicação, emoções violentas, tais como inveja, ódio, medo etc.), que causam reacções típicas do organismo, nem sempre provocam os mesmos sintomas, nem sempre se traduzem num ganho de peso.
    Porque os opostos são vizinhos?

    Responder
  3. Boa tarde. Tenho 25 anos e estou com dificuldades para emagrecer. Não sou de comer muito, e para piorar, ainda tenho intestino preso.
    Saí do emprego a alguns meses e acredito que isso mais os problemas do dia dia tenham contribuído para eu engordar. Tenho 1,53 de altura e estou variando entre 62 e 63kg. Um absurdo!!
    Por favor, me ajude.

    Responder
  4. Boa noite, estou em um processo de reeducação alimentar, não só eu como minha família, estamos nos alimentando de três em três horas, porém o que me preocupa é meu filho de 8 anos que está com níveo de obesidade grau 3, ele come de mais pra idade dele, come até mais que eu. É possível que está “fome” toda seja causada por estresse?

    Responder
  5. É desesperador sofrer de compulsão alimentar. “Fechar a boca” passa a ser uma verdadeira tortura e a pessoa que precisa emagrecer sente que está enfrentando o maior sacrifício de sua vida. A maioria acaba sabotando a dieta até desistir de vez.
    Dr, o sr. teria a fórmula para reduzir o stress das primeiras semanas num processo de reeducação alimentar? É válido usar medicação controlada para diminuir a ansiedade?

    Responder
  6. Eu Hermínia sofro de epilepsia e tenho depressão estou a tomar Tegretol CR400 e o Valdispert 125mg gostaria de saber se algum deste medicamento engorda. Obrigada

    Responder
  7. bom dia
    sou muito pressa dos intestinos no que poderiam ne ajudar estou farta de tentar tudo
    foi operada a boca levei imensas anestesias ainda fiquei mais pressa.

    Responder