A Dieta do Suco de Soja para Emagrecer – Como Funciona

A soja é um grão rico em proteínas que foi inicialmente cultivado na Ásia e já foi associado tanto a benefícios quanto a prejuízos à saúde.

Entre as vantagens associadas ao alimento estão a diminuição do colesterol ruim, o LDL, a amenização dos efeitos da menopausa, a proteção da saúde dos ossos, a melhoria do trânsito intestinal e a proteção do pulmão.

Por outro lado, também acredita-se que o grão traga alguns problemas. Isso inclui o prejuízo da qualidade do esperma em homens e o desenvolvimento precoce da puberdade em meninas quando o consumo é feito de maneira excessiva.

Outros prejuízos associados à soja são o aumento do risco de desenvolvimento de câncer de mama, câncer do colo do útero e síndrome do ovário policístico em mulheres, a eliminação da flora bacteriana do intestino e a interferência do funcionamento hormonal adequado do corpo.

Em meio a tudo isso, ainda existe uma dieta que utiliza uma bebida feita à base de soja como forma de estimular a perda de peso. Pois bem, estamos falando da dieta do suco de soja para emagrecer, que nós vamos aprender como funciona abaixo.

Como funciona a dieta do suco de soja para emagrecer?

Também chamada de dieta das frutas e da proteína, a elaboração da dieta do suco de soja para emagrecer é creditada ao nutricionista americano Jay Robb. A promessa é que ela emagrece 9 kg em um período de três dias.

Falando nos três dias, eles são justamente o período máximo em que a dieta pode ser seguida. E ela funciona da seguinte maneira: no primeiro dia, é permitido consumir somente um suco com proteínas, que é justamente o suco de soja, e no segundo e no terceiro dia, o seguidor do programa alimentar consome apenas frutas até a hora do jantar.

Nesses dois últimos dias, os praticantes do plano alimentar estão liberados para fazer uma refeição depois do jantar – a ceia. Além das frutas, o cardápio da ceia é composto por verduras e o suco de proteínas, que pode ser o suco de soja.

Além da perda de peso, outra promessa atribuída à dieta do suco de soja para emagrecer é a limpeza de toxinas encontradas no organismo, através de uma chamada desintoxicação por meio do consumo de frutas.

Cardápio da dieta do suco de soja para emagrecer 

Confira a seguir como fica o cardápio de três dias da dieta do suco de soja para emagrecer. Este suco que está no cardápio é o suco de soja normal, vendido nos supermercados. Mas não se refere aos sucos de soja de frutas, os quais não têm quase proteínas em sua composição.

Primeiro dia 

  • Café da manhã: 200 ml de suco com proteína (suco de soja).
  • Lanche da manhã: 200 ml de suco com proteína (suco de soja).
  • Almoço: 200 ml de suco com proteína (suco de soja).
  • Lanche da tarde: 200 ml de suco com proteína (suco de soja).
  • Jantar: 200 ml de suco com proteína (suco de soja).

Segundo dia e terceiro dia 

  • Café da manhã: 2 xícaras de melão cortado em pedaços.
  • Lanche da tarde: 2 xícaras de morangos cortados em pedaços.
  • Almoço: 1 banana média.
  • Lanche da tarde: 2 maçãs médias.
  • Jantar: 1 manga grande.
  • Ceia (a refeição deve ser realizada pelo menos duas horas depois da finalização do jantar): 6 xícaras de salada de verduras, ½ abacate e um suco com proteína (suco de soja).

Observação: os alimentos que podem ser utilizados na salada de verduras são cenoura, brócolis, ervilha ao vapor, alface, pimentão verde, pepino cru sem casca, palmito cru, repolho cozido, berinjela, agrião cozido e aipo cozido.

Cuidados com a dieta do suco de soja para emagrecer 

É importante saber que pessoas diagnosticadas com hipotireoidismo são aconselhadas a consultarem os seus médicos antes de consumirem a soja. No entanto, esse não é o único problema que o programa alimentar pode acarretar.

Como fica fácil de observar por meio de seu cardápio, a dieta é extremamente restritiva já no primeiro dia de realização. Ao determinar apenas o consumo de 1 litro de suco de proteínas ao longo do dia, ele priva o organismo tanto dos nutrientes que necessita para funcionar corretamente, quanto da energia que ele requer para executar suas atividades no dia a dia.

Uma deficiência nutricional pode acarretar problemas de saúde e resultar em doenças. Já a falta de energia se dá por conta do baixo consumo calórico. Dependendo de seu sabor, uma porção de 200 ml de suco de soja pode trazer entre 40 calorias e 82 calorias, que reúne dados nutricionais e calóricos a respeito de alimentos e bebidas.

No total, isso resulta em uma ingestão de somente 200 a 410 calorias no primeiro dia de dieta, o que é extremamente baixo. Por sua vez, o consumo calórico diário do segundo e do terceiro dia da dieta, de acordo com seu cardápio, fica em aproximadamente 700 calorias.

Entretanto, o valor pode variar de acordo com o suco com proteínas e a salada de verduras escolhidos. De qualquer forma, a estimativa é de um consumo calórico pequeno. Dietas com consumo menor que 800 calorias por dia são consideradas de valor calórico muito baixo.

Além da deficiência nutricional, planos alimentares do tipo trazem outros problemas como: cálculo biliar, náusea, fadiga, dores de cabeça, prisão de ventre, problemas menstruais, perda de músculos, problemas no coração como arritmia cardíaca, hemorragia cerebral e derrame.

Vale a pena saber que quanto mais músculos uma pessoa possui, mais calorias e gorduras o seu corpo queima. Como se não bastasse, dietas de valor calórico muito baixo ainda estão associadas à desaceleração do metabolismo, o que também significa uma menor eficiência no gasto de calorias e gorduras.

O ideal para quem deseja emagrecer é que o processo de perda de peso aconteça de maneira saudável e que possa ser sustentado a longo prazo, de modo que seus resultados sejam duradouros.

Por isso, a recomendação é não seguir dietas loucas e restritivas, mas, com o auxílio de um nutricionista, ter uma alimentação saudável, controlada, equilibrada e nutritiva, que estimule a perda de peso e, ao mesmo tempo, preserve a saúde, por meio do fornecimento adequado de nutrientes e energia.

O que você achou de como funciona a dieta do suco de soja para emagrecer? Acha que conseguiria segui-la, mesmo com as restrições do cardápio? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (75 votos, média: 3,93 de 5)
Loading...

1 comentário em “A Dieta do Suco de Soja para Emagrecer – Como Funciona”

Deixe um comentário