Enzimas Digestivas – O Que São, Tipos, Qual Comprar e Como Tomar

publicado em

Nosso corpo é repleto de nutrientes. Ouvimos muito sobre o temido carboidrato, as proteínas, açúcares, vitaminas e minerais, mas você já ouviu falar sobre as enzimas digestivas? Pois é, conhecer sobre elas pode se tornar um diferencial nos resultados de sua dieta. Elas são as responsáveis pela digestão de todos os alimentos ingeridos por você.

As enzimas digestivas se dividem em diferentes grupos e podem ser encontradas desde a sua saliva até o seu intestino. A seguir você poderá conhecer um pouco mais sobre elas e assim poderá melhor reconhecer as fontes naturais e suplementos dessas que podem se tornar aliadas eficientes com diversos benefícios à sua saúde.

O que são?

Seu corpo produz enzimas o tempo todo para sobreviver, então a questão principal é: Por que utilizar suplementos dessas enzimas digestivas? O que são elas? Elas são proteínas que possibilitam a catalisação de todos os nutrientes consumidos, elas é que possibilitam todo o funcionamento do organismo. Elas auxiliam na quebra dos carboidratos, gorduras, proteínas e até na desintoxicação de álcool no seu organismo.

As enzimas são divididas de acordo com funções distintas, assim adequadas de acordo com cada digestão particular de cada nutriente. Quando essas enzimas digestivas não são responsáveis pela digestão desses nutrientes, elas auxiliam na sintetização.

Tipos de enzimas digestivas

  • Amilase ou Ptialina: Essa enzima digestiva auxilia na digestão de glicogênio e de amido. Ela pode ser encontrada na própria saliva e auxilia na decomposição de carboidratos. Ela é produzida pelas glândulas salivares e pode auxiliar na prevenção de cáries dentárias. É exatamente por isso que produzimos muita saliva, é uma forma de evitar o surgimento das indesejáveis cáries.
  • Bromelina e papaína: Elas são enzimas proteolíticas. Assumem a função de decompor as proteínas em peptonas menores por meio de hidrólise. Essas enzimas estão muito presentes em suplementos voltados para pessoas que consomem muitos alimentos protéicos para ganho de massa magra. Eles contribuem para maior eficiência na digestão das proteínas.
  • Lipase: Ela auxilia na transformação de lipídeos, oferece suporte à catalisação e reações químicas. Ela é produzida pelo pâncreas e pode estar presente na parte inicial do intestino, ou seja, presença garantida no suco gástrico e intestinais.
  • Protease: Ela é fundamental para aqueles que são adeptos de uma alimentação para ganho de massa magra. Ela auxilia na digestão e quebra das ligações peptídicas de aminoácidos contidos nas proteínas. Esse processo de digestão é finalizado pelas enzimas digestivas proteolíticas e pela Lipase.
  • Lactase: Ela auxilia na digestão da lactose e da galactose.
  • Maltase: Ela auxilia na digestão da maltose. Esse suplemento é muito utilizado por praticantes de treinos intensos e que consomem suplementos para fornecimento de energia extra para manter o condicionamento físico.

Fontes de enzima digestivas naturais

É importante que você avalie as suas reais necessidades. O uso de suplementos deve ser evitado se você pode enriquecer sua alimentação com enzimas digestivas de uma forma natural, certo? Abaixo você poderá conhecer alguns métodos naturais que podem auxiliar no fornecimento de enzimas digestivas contidas em alimentos que são muito comuns em nossa alimentação. Ao adicionar esses alimentos à sua alimentação, você poderá reconhecer o descongestionamento das vias biliares e pancreáticas.

  Continua Depois da Publicidade  
  • Coma mais beterrabas e verduras cruas, pois é dito que o processo de cozimento proporciona a redução das enzimas digestivas contidas nos alimentos. Os alimentos verdes devem ser adicionados, pois a celulose contida nesses alimentos pode anexar-se à bile, e então favorecer a uma melhor digestão.
  • Os chás também devem ser incorporados ao seu plano alimentar, o chá de feno-grego é um dos mais indicados, pois assume ação descongestionante, o que proporciona um melhor fluxo biliar, mas não é facilmente encontrado.
  • A adição de canela às refeições pode contribuir para os níveis de açúcar na corrente sanguínea e para o fluxo biliar.
  • O consumo de 1 ou 2 colheres de sopa de azeite com 1 ou 2 colheres de chá de suco de limão é indicado para auxiliar no fluxo do fígado e da bile, além de contribuir para a saúde da sua vesícula.
  • Beber um copo grande de água antes das refeições pode incentivar a produção de ácido clorídrico e contribui para o fluxo de bile.
  • Consumir mamão, abacaxi e kiwi também pode se tornar um bom método para maiores quantidades de enzimas digestivas.

Benefícios

Os suplementos de enzimas digestivas podem favorecer o funcionamento de seu organismo de formas variadas. É importante que você avalie as suas deficiências, para que assim escolha o suplemento que melhor se adequa às suas necessidades. Se você é praticante de atividades de alta intensidade, também poderá se beneficiar com suplementos de enzimas digestivas. Veja abaixo algumas das possíveis reações benéficas que estes suplementos podem oferecer à sua saúde:

  • O consumo regular de um suplemento de enzima digestiva pode proporcionar um alívio intestinal, pois elas auxiliam em um melhor processo de digestão, o que reduz desconfortos abdominais e dores ocasionadas por digestões mal sucedidas.
  • A presença das enzimas digestivas pode contribuir para uma melhor absorção de nutrientes. Devemos destacar a importância de uma alimentação saudável, mas é fundamental que todas as propriedades contidas nesses alimentos sejam utilizadas a favor de seu bem-estar.
  • Afirma-se que os suplementos de enzimas digestivas podem contribuir para a saúde de seu sistema imunológico. Elas também contribuem para a eliminação das toxinas indesejáveis ao seu corpo.
  • Se você é praticante de treinos intensos, a enzima digestiva pode favorecer a recuperação muscular após treinos extensos. Esse suplemento pode ser consumido pós-treino, o que reduz os sintomas de fadiga e auxilia na recuperação de lesões, já que contribui também para prevenir processos inflamatórios e degenerativos.
  • As enzimas digestivas podem auxiliar como anti-inflamatório, assim, pode ser muito benéficas para tratamentos de artrite e para a saúde de um modo geral.

Qual comprar?

Vamos ver agora alguns exemplos de suplementos de enzimas digestivas:

  • Lactaid

enzimas1

É importante avaliar se você é intolerante a Lactose ou não. Nos casos confirmados, indica-se o consumo do Lactaid.

  • Beano

enzimas2

O Beano é indicado para casos de inchaços e para a redução de gases e desconfortos abdominais. Essas enzimas digestivas podem reduzir os inchaços ocasionados pela ingestão de feijão e vegetais crucíferos.

  Continua Depois da Publicidade  
  • Enzyfor

enzimas3

Ele contribui com suplementação de 5 enzimas digestivas distintas, a amilase, protease, lactase, lipase e a bromelina.

  • Enzylacto

enzimas4

Esse suplemento pode oferecer suplementação de Protease, Lipase e Lactase.

  • Zymes

enzimas5

Esse suplemento pode oferecer suplementação de Lactase, bromelina, Lipase, Protease e amilase.

  • Duobalance da Naturalis

enzimas6

Essa suplementação se diferencia, pois não contribui apenas com enzimas digestivas. Dentre essas, podemos destacar a Lactase, a protease e peptisíade.

Como tomar?

Indica-se o consumo de 1 a 3 cápsulas do suplemento por dia. Você pode adequar o consumo ao seu treino e às suas refeições.

  Continua Depois da Publicidade  

Efeitos colaterais

O consumo excessivo de suplementos de enzimas digestivas pode acarretar diarréia, por isso, deve-se analisar o seu funcionamento intestinal. Casos de reações alérgicas são raros, mas estas não são descartadas. Estudos afirmam que a suplementação de enzima digestiva está oferecendo deficiência às enzimas naturais, então é importante avaliar as recomendações de uso e as possibilidades de benefícios e prejuízos.

Contraindicações

A ingestão de suplementos de enzima digestiva é contra indicado para gestantes, mulheres em fase de amamentação e crianças. Não há estudos que comprovem eficácia ou riscos a idosos, mas é importante que seja realizada uma avaliação médica, para que assim possa reconhecer se a suplementação será prejudicial ou não à sua saúde. Deve-se priorizar as avaliações individuais, pois cada corpo possui necessidades particulares e pode reagir de maneiras distintas.

Onde comprar?

Os suplementos de enzimas digestivas podem ser comprados em lojas de suplementos alimentares e lojas de produtos naturais. Há diversas farmácias que também disponibilizam o suplemento. O suplemento também pode ser fabricado em farmácias que produzem medicamentos de acordo com as suas necessidades. Diversos sites e lojas online também disponibilizam a venda, mas é importante que você busque referências sobre a confiabilidade de cada empresa, para que assim se sinta seguro para realizar a compra.

Você já provou algum suplemento de enzimas digestivas? Qual a sua necessidade de tomá-lo? Você obteve bons resultados? Comente abaixo.

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

23 comentários em “Enzimas Digestivas – O Que São, Tipos, Qual Comprar e Como Tomar”

  1. Boa noite!! Eu sofro com má digestão, distensão abdominal excesso de gazes,mas nunca fiz uso,estou pensando em tomar,mas não sei qual a apropriada.

    Responder
    • Para emagrecimento SEM PASSAR FOME, a MELHOR OPÇÃO é a DIETA CETOGÊNICA!
      Pesquise BEM a respeito. Tem muita informação (inclusive ERRADA) na Internet.
      Após chegar ao peso pretendido, mantenha-se na DIETA LOW-CARB. (PESQUISE BEM, pois há muita gente divulgando orientações equivocadas, principalmente quanto aos alimentos PERMITIDOS, os quais devem ter uma CARGA GLICÊMICA PEQUENA!)

      Responder
  2. Cuidado, fui tomar enzima digestiva de uma mara conhecida e tive diarréia, vomitos e tremedeira.
    Pensei que fosse até uma reação a alérgica.
    Espero ajudar.

    Responder
  3. Tenho uma dúvida: não seria mais viável ingerir diretamente um suplemento de aminoácidos, ao invés de um suplemento de enzimas digestivas?
    Ou dá tudo na mesma?

    Responder
  4. Nunca tomei, porém gostaria por que meu processo digestivo é muito lento e ruim, ao evacuar nunca sinto alívio, isso tira me animo e minha energia para trabalhar e estudar, e também gostaria que meu intestino funcionasse de forma a me aliviar, tirando o inchaços e o desânimo.

    Responder
      • Eu gastei muito no gastro e nada de resolver era só de momento dai eu vi os vídeos do lair Ribeiro e melhorou mais,dai achei um nutrologo é estou vendo a diferença

        Responder
        • provavel q o problema seja sua alimentaçao, tente reduzir o consumo de carboidratos refinados, proteina animal e açucar e passe a ingerir mais frutas, legumes, verduras cruas e graos germinados

          Responder
  5. Tenho um odor muito desagradavel que estilo do corpo
    Gostaria de saber , qual enzima e aconselhal e se vai ser bom

    Responder
    • Marinete de Almeida Brito, talvez seu problema seja intoxicação do seu corpo. Então tenha o hábito de consumir coentro na sua alimentação e não esquecer de beber muita água para que a desintoxicação aconteça usando o coentro (procure usar por cima da salada ou acrescente quando o prato preferido esteja mais morno possível para não perder suas propriedades quando acrescentado em um ambiente muito quente) e outra maneira prática seria colocar dois quiabos partidos no sentido do comprimento sem a parte superior e inferior em 200ml de água e deixar na geladeira coberto por 6:00h após coar e beber, faça isso por três dias não vá além pois, ele começará a lançar para fora do seu corpo nutrientes essenciais também por ser tão eficaz sua ação no organismo ele varre todas as toxinas, espero ter ajudado pesquise sobre na internet há muito material disponível.

      Responder
  6. Eu tenho uma hérnia no estômago TD q eu como a barriga inchada fico o dia inteiro fadigas . não sei mais o que fazer os médicos só passa omeprazol mas não resolve o q eu tenho que fazer

    Responder
    • Alessandra, pesquise por um vídeo no Youtube com o título “Gastrite! Como se livrar deste mal!”, do Dr. Marco Menelau. Lá vc obterá todas as informações que precisa! Só uma observação: optando por seguir o processo de cura natural, pare aos poucos de tomar o Omeprazol (não pare de uma vez, para não acontecer um efeito rebote). Espero ter ajudado! Bjos!

      Responder
      • Fiz uma gastronomia parcial por um problema de tumor. Meu estômago ficou com 2 cm. Minha digestão é difícil e preciso ganhar massa magra. Acho que as enzimas vão me ajudar. O que fazer?

        Responder
  7. toda veis que bebo qualquer tipo de bebida fico todo vermelho e agitado numca tive isso mas de um ano pra ca venho sentindo que suplemento de ezima devo tomar

    Responder
    • Oi Eu mando manipular sais biliares e pra mim funciona bem pois eu também não tenho vesícula,só que eu provei e gostei de zymelift só achei muito caro

      Responder