Faça já essas mudanças na sua casa e perca mais peso!

Especialista:
atualizado em 26/01/2021

Quem deseja perder peso com certeza sabe que precisará fazer mudanças em sua dieta. Por exemplo, comer mais legumes, frutas e verduras ao mesmo tempo em que diminui o açúcar, as gorduras ruins e os industrializados.

  Continua Depois da Publicidade  

Entretanto, sabia que o ambiente também pode influenciar o processo de emagrecimento de uma pessoa? Por isso, hoje resolvemos trazer uma lista com mudanças que você pode fazer na sua casa para perder mais peso.

1. Organize seu armário e geladeira

Despensa

Um armário e uma geladeira bagunçados, em que você não consegue encontrar os produtos, trazem inúmeros problemas.

Por exemplo, você pode não conseguir encontrar as comidas mais saudáveis perdidas no meio da confusão. Assim, devido à pressa, acaba recorrendo a uma besteira ou guloseima mais fácil de encontrar.

Além disso, sem ver constantemente os alimentos mais saudáveis, fica mais difícil lembrar de usá-los nas refeições.

Outro problema é que no meio da bagunça você pode nem perceber que um ingrediente saudável importante para as suas receitas, como a chia ou o farelo de aveia, acabou. Então, mais uma vez, precisa usar outro que não é tão bom assim para seu emagrecimento.

Portanto, é bem importante para a sua dieta que você mantenha o seu armário e a sua geladeira bem limpos e organizados. Deixe os produtos saudáveis que você precisa usar na frente, para lembrar que eles estão lá, ter o ímpeto de escolhê-los primeiro e saber quando estão acabando.

Já os itens calóricos, gordurosos e cheios de açúcar devem ficar no fundo e guardados em potes fechados, para que você nem lembre que eles existem e não fique tentado a comer.

2. Não deixar a casa muito clara no período noturno

Deixar muita luz acesa à noite na sua casa vai atrapalhar a secreção do hormônio melatonina, importante para dormir mais relaxado e por mais tempo. Uma boa noite de sono é essencial para o processo de emagrecimento.

Um estudo de 2004 apontou que a restrição do sono aumenta a grelina e reduz a leptina. Outra pesquisa do mesmo ano envolveu 1,024 mil adultos e observou que o sono curto teve uma ligação com maiores níveis de grelina e menores níveis de leptina.

  Continua Depois da Publicidade  

A leptina diminui o apetite, portanto, quando seus níveis estão altos, o corpo sente-se com saciedade. Por sua vez, a grelina pode estimular o apetite, já que é responsável pela sensação de fome.

Essas mudanças nos níveis do hormônios podem deixar uma pessoa mais faminta ao longo do dia. Pior: há risco de ficar mais propenso a comer em excesso, o que pode levar ao ganho de peso.

Aliás, alguns estudos já apontaram que pessoas que dormem mal e dormem pouco podem ter 55% mais chances de ganhar peso do que quem dorme bem. Conheça truques para dormir melhor.

Por outro lado

Se a sua casa tem pouca iluminação durante o dia, você ficará com mais preguiça e mais sono. Especialmente se tiver dormido mal à noite. Além de mudar todo o seu ciclo circadiano, será difícil ter disposição para treinar.

Para evitar que isso aconteça, ao acordar pela manhã, abra bem as janelas e cortinas para deixar que a luz do sol entre na sua casa. Já no período da noite, deixe a casa bem escurinha, para que consiga dormir melhor.

3. Não levar travessas com comida para a mesa

Como você monta a mesa do seu almoço ou jantar? Você coloca travessas com todos os alimentos que preparou para a mesa? Saiba que essa não é uma ideia muito boa para quem quer emagrecer.

Isso porque quando você leva toda a comida que preparou para a mesa, as chances de repetir o prato são maiores. Afinal, toda aquela comida está bem ali na sua frente, o que torna bem difícil resistir à tentação.

Por outro lado, ao fazer o prato na cozinha e deixar todos os alimentos da refeição por lá, você tem um tempo para pensar se realmente precisa repetir e não se expõe à tentação de ficar olhando para a comida. Assim, fica mais fácil controlar o desejo de comer mais.

  Continua Depois da Publicidade  

4. Não usar pratos, potinhos de sobremesa ou tigelas muito grandes para comer

Usar recipientes grandes para servir a comida pode te fazer comer mais. Estudos apontaram que, dependendo do tamanho do prato que se usa, é possível consumir até 44% mais calorias.

Isso porque quando uma pessoa se serve, a tendência é que encha o recipiente de alimento até não caber mais.

Assim, ao preencher por completo seu prato, tigela ou potinho de sobremesa, ela acabará comendo bastante, até mais do que o necessário. Portanto, para não comer além da conta, a recomendação aqui é comer em pratos, potinhos e tigelas menores.

No vídeo a seguir, a nossa nutricionista também fala sobre as quatro mudanças simples que você pode fazer em casa para emagrecer mais:

Fontes e Referências Adicionais

Você já fez alguma dessas mudanças em casa para ajudar a emagrecer? Então, conte como foi nos comentários!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário