Noz da índia emagrece mesmo?

Especialista:
atualizado em 10/09/2020

Veja se a noz-da-índia emagrece mesmo, conheça mais sobre essa semente e os possíveis perigos associados ao seu consumo!

A noz-da-índia é uma semente, de nome científico é Aleurites moluccana, que muitos atribuem a propriedade de queimar a gordura corporal e ajudar na perda de peso.

Além disso, outros dos benefícios atribuídos a ela são o auxílio no combate à celulite, a redução do colesterol, a prevenção da prisão de ventre (constipação intestinal), a diminuição da ansiedade, a redução da vontade de comer doces e o controle da fome, dentre outros.

Mas será que de fato a noz da índia ajuda a emagrecer?

noz da índia
noz da índia

A noz-da-índia emagrece?

Muitas pessoas, especialmente em sites na internet, afirmam que a noz-da-índia emagrece e é muito eficiente no auxílio à perda de peso.

Porém, há uma chamada “noz falsa”, de nome científico Thevetia peruviana, conhecida como chapéu-de-napoleão e que é altamente tóxica.

Entretanto, há muitas informações desencontradas, dependendo de onde você for fazer a sua pesquisa a respeito da noz-da-índia.

Em uma busca sobre o assunto, descobre-se que:

  1. Há sites que afirmam que a legítima noz da Índia é a Aleurites moluccana, e que sim, ela ajuda emagrecer.
  2. Já outros afirmam que a Aleurites é a falsa, que a verdadeira é a Thevetia peruviana, e que é esta que ajuda a emagrecer.
  3. Há ainda outros que afirmam que a Aleurites tem uso medicinal, mas não como emagrecedor.
  4. Por fim outros nem mencionam o fato delas – ou de uma delas – ser tóxica.

E agora?

Diante dessa avalanche de informações desencontradas, vamos aos fatos.

O site da Secretaria da Saúde de Goiás alertou sobre um produto tóxico que está sendo vendido como emagrecedor, a Thevetia peruviana, através da Nota Técnica 001/2016 emitida pelo Centro Integrado de Vigilância Toxicológica do Estado do Mato Grosso do Sul.

“A planta é altamente tóxica, da raiz à semente… Se associada a outro medicamento, como um diurético por exemplo, pode causar uma parada cardíaca e levar até a morte.”, disse a médica homeopata Debora Mendes, do Hospital de Medicina Alternativa, na publicação.

Em Sidney, na Austrália, está sendo comercializado um produto da América do Sul, com o nome botânico de Aleurites moluccana, conhecido por lá como “Latin Seed” e “Slim Seed” (semente latina e semente emagrecedora, em tradução livre).

As pessoas que anunciam esse produto alegam que ele tem a habilidade de reduzir o peso corporal. Entretanto isso está sob investigação da New South Wales Food Authority, autoridade estatal de segurança alimentar do governo australiano.

Outros dois órgãos de saúde da Austrália contestaram as afirmações usadas na publicidade do produto, alegando que trazem alegações médicas e terapêuticas não comprovadas.

Diante disso, os órgãos continuam investigando e tentando descobrir se as propriedades da noz-da-índia são verdadeiras.

Benefícios não podem ser confirmados e os perigos são graves

O site Herbal Safety afirma que não há estudos científicos sobre os efeitos da noz-da-índia em humanos. Além disso, desde Fevereiro de 2017, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proíbe a venda da noz-da-índia, embora muitas pessoas acabem encontrando a semente sendo vendida ilegalmente internet.

Segundo a Nota Técnica 001/2016 que baseou a proibição da ANVISA, os sintomas ocorrem após 20-40 minutos após a ingestão da noz-da-índia, e são os seguintes:

  • náuseas;
  • vômitos;
  • cólicas abdominais violentas;
  • tenesmo e diarréia, evoluído para sede intensa;
  • secura nas mucosas;
  • letargia e desorientação.

Existem ainda os sintomas mais graves, que são os seguintes:

  • desidratação acentuada;
  • dilatação das pupilas (midríase);
  • taquicardia;
  • taquipnéia;
  • respiração irregular;
  • cianose;
  • aumento da temperatura corporal (hipertermia).

Temos um artigo em que é abordado com mais detalhes como é que a noz-da-índia faz mal.

Outros cuidados

Emagrecer de maneira saudável envolve a mudança de hábitos. Não existe um remédio milagroso se você não tiver um compromisso real em alcançar o seu objetivo.

Portanto a recomendação é adotar uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos, e sempre que necessário, buscar o apoio e a orientação de um médico endocrinologista ou nutricionista

Vimos que é difícil afirmar que a noz da Índia emagrece mesmo, mas você já a usou para emagrecer? Como foram os resultados? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2.120 votos, média: 3,86 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário