Suplemento

O Que Tem em um Suplemento GH?

Também conhecido como hormônio do crescimento, o GH é utilizado pelos praticantes de musculação na forma de suplemento porque estimula o crescimento muscular e aumenta a utilização de gordura como fonte de energia para as células.

De acordo com os principais fabricantes, na verdade, esses suplementos contêm ingredientes que estimulam naturalmente a liberação do hormônio GH, e não o hormônio propriamente dito. Arginina, Ornitica, Tribulus terrestris, vitamina B6 e Gamma Oryzanol são alguns dos compostos utilizados para aumentar a produção de hormônio do crescimento.

Antes de conferirmos os demais ingredientes do suplemento GH, vamos conhecer um pouco mais sobre o hormônio e seus benefícios para quem treina.

Um pouco mais sobre o GH

Produzido pela hipófise principalmente no período noturno, o hormônio do crescimento está presente em maiores concentrações na circulação exatamente após uma boa noite de sono e também após a prática de exercícios (sim, praticar atividade física eleva naturalmente os níveis de GH no sangue).

O GH atua em diversos tecidos do corpo, estimulando o crescimento dos ossos e cartilagens em crianças e adolescentes e o tecido muscular em pessoas de todas as idades. Na realidade, a atuação do GH sobre o tecido muscular é feita de maneira indireta, já que o hormônio aumenta a síntese de proteínas que serão utilizadas em diferentes funções do organismo e também para construir e reconstruir a musculatura.

Outras funções do hormônio do crescimento incluem um maior estímulo à utilização dos estoques de gordura como combustível para o metabolismo, uma elevação nos níveis de IGF-1 (fator de crescimento semelhante à insulina, que promove o anabolismo) e uma regulação na atuação da insulina.

De maneira resumida, podemos dizer que o GH é um hormônio anabólico, ou seja, que estimula a formação e o crescimento de novas células musculares, através em parte de sua atuação sobre a insulina (hormônio que promove a entrada de glicose e outros nutrientes nas células).

Para que serve o suplemento GH?

human-growth-hormone-hgh_07

Embora dormir bem à noite ainda seja a melhor maneira de aumentar o GH naturalmente, é também possível acelerar o processo através de suplementos que fornecem nutrientes e estimulam a hipófise a liberar quantidades maiores do hormônio.

Estudos sugerem que o suplemento GH é ainda mais eficiente que a testosterona para a hipertrofia muscular, mas sem causar a indesejada aromatização (conversão do excesso de testosterona em estrógeno, o que pode causar ginecomastia, acne, etc.)

Outros benefícios do suplemento GH incluem diminuição das taxas de gordura corporal, melhora do sono, aumento dos níveis de energia, melhora do desempenho sexual e, como já mencionamos, aumento da síntese de novas proteínas.

Ingredientes dos Principais Tipos do Suplemento GH

Agora que você já sabe para que serve o hormônio do crescimento, confira alguns dos principais componentes descritos nos rótulos do suplemento GH:

– OKG

Sigla que equivale à ornitina alfa-cetoglutarato, a OKG é produzida naturalmente no nosso organismo a partir da combinação dos aminoácidos ornitina e glutamina, e do alfa-cetoglutarato.

Sua presença como ingrediente do suplemento GH pode ser explicada pelo fato da OKG estimular a síntese de proteínas e aumentar a liberação de insulina, hormônio de função anabólica. O composto também promove a liberação de hormônio do crescimento, diminui o catabolismo e melhora a recuperação muscular no pós-treino.

– Vitamina C

A prática regular de exercícios de alta intensidade leva à formação excessiva de radicais livres, substâncias tóxicas que causam desde o envelhecimento precoce dos tecidos até uma série de doenças.

A vitamina C atua como um poderoso antioxidante, combatendo os efeitos negativos dos radicais livres e diminuindo o stress causado pelos treinos mais intensos.

Pesquisas recentes também sugerem uma ligação entre a vitamina C e a liberação de hormônio do crescimento. Pessoas que receberam uma suplementação de vitamina C apresentaram uma concentração maior de GH na circulação sanguínea do que aquelas que apenas receberam um placebo.

– Gamma Oryzanol

Extraído do arroz, o Gamma Oryzanol tem ação semelhante à de um hormônio natural. Estudos parecem sugerir que, após ser absorvido pelo sistema digestivo, o composto estimula a hipófise a gradualmente aumentar a produção de hormônio do crescimento.

– Niacina

Outro nome para a vitamina B3, a niacina entra na composição de algumas marcas de suplemento GH porque atua na liberação do hormônio do crescimento – sobretudo em combinação com a prática de atividade física.

A vitamina também reduz a concentração de colesterol ruim (LDL) na circulação e aumenta as taxas de HDL, o tipo de colesterol que protege o sistema cardiovascular.

– Mucuna

Mucuna

Planta de origem asiática, a mucuna tem sido utilizada há séculos pelos indianos para melhorar a infertilidade masculina e aumentar a libido.

Para os praticantes de musculação, a erva é altamente benéfica porque aumenta os níveis de hormônio do crescimento e de L-dopa, aminoácido que ajuda a regular as taxas de colesterol e os níveis de açúcar no sangue.

A mucuna também estimula a produção de testosterona, melhora o desempenho sexual e tem função diurética.

– Arginina

Aminoácido essencial, a arginina aumenta a produção de NO2 (óxido nítrico), substância que promove uma dilatação dos vasos sanguíneos. Na prática, isso se traduz em um aumento na quantidade de nutrientes (oxigênio e aminoácidos, por exemplo) que chegam até o tecido muscular.

Esses nutrientes possibilitam uma regeneração mais rápida e eficiente das fibras lesionadas durante os treinos.

– GABA

Abreviação inglesa para ácido gama-aminobutírico, GABA é um neurotransmissor encontrado em alta concentração no hipotálamo, glândula cerebral que atua em conjunto com a hipófise para estimular a produção do hormônio do crescimento.

Um estudo desenvolvido na First Medical Clinic em Milão, na Itália, demonstrou que a suplementação com GABA é capaz de aumentar significativamente os níveis de hormônio do crescimento no plasma sanguíneo.

E nós já vimos que um aumento na concentração de GH pode estimular a síntese de proteínas e facilitar tanto o ganho de massa muscular como melhorar a recuperação entre os treinos.

– Tribulus terrestris

Tribulus Terrestris

Durante muito tempo conhecido somente por suas propriedades afrodisíacas, o Tribulus terrestris está presente na fórmula de algumas marcas de suplemento GH porque tem o potencial para aumentar a produção endógena de testosterona.

Ou seja, a erva estimula a hipófise a incrementar a secreção do hormônio luteinizante, que por sua vez aumenta síntese de testosterona nos testículos.

Altamente anabolizante, a testosterona melhora o desempenho durante os treinos, acelera a recuperação, aumenta a força e promove uma maior síntese de proteínas musculares. O hormônio também atua na redução do percentual de gordura corporal e melhora a libido, entre outras funções.

– Vitamina B6

A piridoxina, como também é conhecida a vitamina B6, costuma estar presente na fórmula do suplemento GH porque atua na regulação das concentrações de zinco e magnésio no corpo.

Em conjunto, esses dois minerais atuam diretamente na síntese de enzimas responsáveis pela produção de hormônio do crescimento.

– Cromo

O cromo aumenta a sensibilidade das células à insulina, efeito que ajuda a regular os níveis de glicose na circulação. O mineral também se liga aos receptores de insulina nas membranas celulares, e esta por sua vez atua em conjunto com o hormônio do crescimento para estimular a síntese de novas proteínas musculares.

Outros efeitos do cromo incluem uma melhor metabolização das gorduras e carboidratos, que passam a ser utilizados de maneira mais eficiente para a produção de energia (o que evita que sejam estocados na forma de tecido adiposo).

Orientação

Embora muitos dos ingredientes de um suplemento GH já sejam encontrados em outros tipos de suplementos esportivos e a fórmula não contenha hormônios, nossa orientação é que você converse com um nutricionista ou outro profissional da área antes de iniciar o uso de qualquer tipo de suplemento.

Você já utilizou um suplemento GH para aumentar o seu ganho de massa muscular? Quais foram seus resultados e quais destes ingredientes estavam na fórmula? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (25 votos, média: 3,80 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

2 comentários

  1. Muito boa a dica estava procurando achei a solução aqui . obrigado .. me ajudou muito mesmo. valeu

  2. Tenho obtido um excelente resultado tomando uma mistura que compro em lojas de produtos naturais ginseng, Ginkgo Biloba, Tribulus, maca peruana, marapuama, catuaba.
    100 g de cada misturo tudo e tomo duas colheres de café 3 vezes ao dia. O resultado e Top
    A Ginkbiloba é um excelente vasodilatador, com isso tenho mais nutrientes e oxigenação nos músculos na hora do treino.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*