Viricaps Engorda? Para Que Serve, Como Tomar e Contraindicação

Viricaps é um suplemento de vitaminas e minerais da marca Maxinutri, que é composto pela planta Paullinia cupana, que é popularmente conhecida como guaraná. O produto também pode ser indicado como estimulante natural, energético e tônico e contra a fadiga e o estresse físico e mental.

Será que Viricaps engorda?

Agora que já vimos para que serve o suplemento, chegou a hora de tentarmos descobrir se Viricaps engorda.

Bem, o que sabemos é que a função do produto não é engordar. Também sabemos que ele não possui quantidades significativas de valor energético, ou seja, de calorias, conforme informa a sua tabela nutricional.

A tabela conta ainda que o suplemento não contém quantidades expressivas de carboidratos, proteínas, gorduras, fibras (um tipo de carboidrato) e sódio.

Segundo especialistas, entre os seis nutrientes que o organismo necessita para funcionar apropriadamente – carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas, minerais e água – os carboidratos, as gorduras e as proteínas são os que contêm calorias.

Cada grama de carboidrato e de proteína carrega quatro calorias, enquanto cada grama de gordura apresenta nove calorias. Se Viricaps não tem teores significativos desses nutrientes, fica fácil entender por qual motivo ele também não contém quantidades expressivas de valor energético ou calorias.

Ou seja, se um suplemento tiver somente vitaminas e minerais em sua composição, ele não vai engordar.

Porém, vale ressaltar que, embora as vitaminas propriamente ditas não engordem, algumas podem aumentar o apetite, resultando em um crescimento no consumo alimentar e, por consequência, no ganho de peso. Atenção especial com as vitaminas do complexo B, que tendem a agir dessa forma.

Entretanto, isso não significa que um suplemento de vitaminas precise necessariamente ser excluído quando o objetivo é perder peso. O suplemento polivitamínico pode otimizar o processo de emagrecimento, desde de que empregado de forma correta. Para mais informações, procure um nutricionista.

Ou seja, qualquer que seja o seu objetivo com o uso de um suplemento como Viricaps, você precisa procurar um nutricionista para saber como utilizar o produto para alcançar essa meta e não correr o risco de ter um resultado indesejado.

Vale lembrar ainda que, para engordar ou emagrecer, é necessário seguir uma alimentação saudável com foco no objetivo em questão, preferencialmente contando com o acompanhamento de um nutricionista, que saberá indicar um método eficiente e que, ao mesmo tempo, forneça os nutrientes e a energia que o organismo exige para funcionar corretamente.

Contraindicação e cuidados com Viricaps

Agora que analisamos se Viricaps engorda, vamos conhecer algumas restrições associadas ao uso do suplemento. Por exemplo, quem tem alergia a qualquer um dos componentes da formulação de Viricaps não pode utilizar o produto.

A tabela nutricional do suplemento informa que ele possui 30 mg de cafeína, portanto, quem tem problemas ou impedimentos em relação à ingestão da substância precisa ficar atento a isso.

Além disso, as mulheres grávidas, as mulheres que estejam no período do aleitamento e as crianças até os três anos de idade podem utilizar Viricaps somente sob o acompanhamento do médico ou de nutricionistas.

Já de acordo com a bula padrão de medicamentos fitoterápicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Paullinia cupana (guaraná) é contraindicada para:

  • Pacientes com desordens cardiovasculares, pressão alta, irregularidade dos batimentos do coração, gastrite, úlcera, cólon irritável (desordem do intestino grosso), doenças renais e tendência aumentada a espasmos motores.
  • Pacientes que apresentem desordens psíquicas como pânico, agitação, ansiedade e insônia;
  • Pacientes com epilepsia ou disritmia cerebral;
  • Pacientes com hipertireoidismo e cirrose hepática;
  • Crianças;
  • Gestantes;
  • Mulheres que estejam amamentando.

A bula também alerta que a Paullinia cupana não deve ser utilizada simultaneamente a bebidas que contenham metilxantinas como café, chá, achocolatados e refrigerantes a base de extrato de cola e mate.

Segundo o documento, as metilxantinas, que são os constituintes principais da Paulinia cupana, podem provocar elevação de batimentos cardíacos e palpitações. Além disso, podem produzir irritação gástrica e aumento do volume urinário.

O seu uso excessivo também pode causar a hipocalcemia (diminuição de cálcio), devido à ação diurética e, por conta da presença de cafeína, a Paullinia cupana pode gerar dependência física e psicológica (síndrome de ansiedade, depressão e até psicoses) e o seu uso contínuo pode causar síndrome de abstinência.

Caso experimente qualquer efeito colateral ao tomar Viricaps, procure rapidamente a ajuda médica, mesmo que o sintoma em questão não aparente ser grave.

Isso é necessário para checar a seriedade da reação, receber o tratamento apropriado caso seja necessário e saber como deve proceder em relação à continuidade do uso do produto.

Para qualquer pessoa, é fundamental consultar o médico ou o nutricionista antes de começar a tomar o suplemento para saber se ele realmente é útil e necessário e checar se o produto não pode fazer mal.

Por mais que a ingestão de nutrientes como as vitaminas e os minerais encontrados na composição de Viricaps seja essencial para o funcionamento do organismo, ter um excesso de nutrientes também faz mal para a saúde.

Esse excesso pode ocorrer quando o suprimento nutricional já acontece de maneira adequada somente com a alimentação do dia a dia. E não tem como fugir: a melhor, mais segura e mais precisa forma de saber se sofre com alguma deficiência nutricional e precisa complementar a dieta com suplementos é realmente consultado o médico ou o nutricionista.

Também é importante informar ao médico ou nutricionista caso esteja utilizando qualquer outro medicamento, suplemento ou planta medicinal para que o profissional verifique de Viricaps e a substância usada não podem interagir negativamente, prejudicando a saúde do organismo.

A consulta ao médico ou nutricionista antes de começar a tomar um suplemento é especialmente importante para as crianças (mesmo as com mais de três anos de idade), os adolescentes, os idosos e as pessoas que sofrem com qualquer doença ou condição específica de saúde – principalmente aqueles problemas de saúde que podem ser complicados pela ingestão de determinados nutrientes.

Como tomar Viricaps

A indicação é ingerir duas cápsulas de Viricaps diariamente, preferencialmente uma no período da manhã e outra na parte da tarde.

A bula padrão de medicamentos fitoterápicos para Paullinia cupana alerta que a planta (presente na composição de Viricaos) não deve ser utilizada no período noturno para não provocar insônia.

Entretanto, por questões de segurança, você deve consultar o seu médico ou nutricionista para saber qual a dosagem apropriada (segura e efetiva) do suplemento para você e por quanto tempo pode seguir o tratamento com o produto.

Você conhece alguém que tenha tomado e afirme que o Viricaps engorda? Tem indicação para tomar esse suplemento também? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média: 4,20 de 5)
Loading...

2 comentários em “Viricaps Engorda? Para Que Serve, Como Tomar e Contraindicação”

  1. Muito bom o artigo. Procurei bastante sobre o viricaps, e realmente o seu artigo foi um dos únicos que conseguiram tirar minhas dúvidas. Obrigado!

Deixe um comentário