Foto: Reprodução/ Internet

Saiba tudo sobre aquecimento: benefícios, tipos e quando fazer

Foto: Reprodução/ Internet

O aquecimento age como um alerta para o corpo, preparando-o para o exercício. Vamos ver como o aquecimento é importante e como ele ajuda no seu desempenho nos esportes.

Foto: Reprodução/ Internet

Se você faz exercícios sem a preparação correta, seu corpo tem que se ajustar ao esforço enquanto você se exercita. Isso não só atrapalha seu desempenho, mas também pode fazer com que leve mais tempo para terminar seus exercícios.

Foto: Reprodução/ Internet

O aquecimento também beneficia suas articulações. O aumento da temperatura corporal facilita a circulação do fluido sinovial, um líquido essencial para o transporte de nutrientes para a cartilagem articular.

Foto: Reprodução/ Internet

Porém, no caso da musculação, apesar de ser um assunto polêmico, novas pesquisas mostram que fazer alongamentos antes de começar a levantar pesos pode não ser tão bom como se pensava antes.

Foto: Reprodução/ Internet

A razão é que esticar músculos que ainda não estão aquecidos pode causar lesões, como distensões musculares, e também pode fazer com que você fique mais fraco em exercícios que envolvem os músculos que foram alongados.

Foto: Reprodução/ Internet

De qualquer maneira, antes de começar o treino, é uma boa ideia conversar com seu professor ou personal trainer para ver se fazer alongamentos é a melhor opção para você.

Foto: Reprodução/ Internet

Alguns especialistas dizem que é melhor aquecer os músculos com pesos leves antes de fazer alongamentos e só depois pegar nos pesos mais pesados.

Criação:  Fabiano Souza

Imagens:  Divulgação/Internet