Colocar as gemas na tigela da batedeira e bater na velocidade baixa. Devagarzinho, adicionar o açúcar e continuar a bater até a mistura ficar cremosa e com uma coloração clara.
Colocar o leite na panela média, mas separar duas colheres de sopa para misturar com o amido de milho em outra tigela. Reservar a mistura do amido de milho.
Partir a fava de baunilha com a ponta da faca e raspar as sementes. Adicionar a fava e as sementes de baunilha à panela do leite. Aquecer no fogo baixo até fervilhar.
Juntar a mistura do leite com a do ovo, colocando aos pouquinhos. Ou seja, adicionar algumas colheres de sopa do leite quente por vez na mistura do ovo enquanto bate na batedeira em velocidade baixa. Deixar incorporar antes de colocar mais leite.
Após adicionar todo o leite na mistura do ovo, transferir o conteúdo para a panela e esquentar no fogo médio a baixo, até engrossar e atingir entre 79,5 a 80° C. Isso deve levar entre quatro a cinco minutos, aproximadamente.
Em torno de 30 segundos antes de tirar do fogo, despejar a mistura do amido de milho, enquanto mexe. Se o amido de milho estiver no fundo da tigela onde ficou reservado, mexer antes de colocar na panela.
Desligar o fogo e misturar uma pitada de sal na panela. Deixar a mistura esfriar destampada até atingir a temperatura ambiente.
Após, levar para gelar na geladeira de um dia para o outro, até atingir aproximadamente 4º, que é a temperatura necessária para levar a base do sorvete na sorveteira. Não se pode colocar a mistura ainda quente na sorveteira.
Bater a mistura gelada na sorveteira conforme as instruções do fabricante do aparelho. Passar a mistura obtida para um recipiente hermético e congelar por pelo menos quatro horas antes de servir.
Notas
Dá para substituir a fava de baunilha por uma colher de sopa de extrato de baunilha puro.