Juntar o alho e a cebola no liquidificador ou processador. Bater até triturar bem os ingredientes e reservar. Só tome cuidado para não bater demais, o objetivo não é que a cebola dique líquida, mas ter um creme consistente.
Lavar os tomates e colocar na panela de pressão com água. Levar ao fogo e deixar cozinhar por 15 minutos.
Escorrer toda a água e bater os tomates no liquidificador por dois minutos, até moer bem.
Passar o tomate batido pela peneira, espremendo para ficar bem coado. Reservar.
Colocar o azeite na panela antiaderente e levar ao fogo. Adicionar o creme de cebola e alho e refogar.
Adicionar o tomate batido e peneirado, mudar para o fogo médio e mexer o tempo todo por no mínimo 30 minutos para apurar o molho.
Quando o molho estiver nem consistente, adicionar o sal e o orégano. Misturar bem para incorporar os temperos. Desligar o fogo e servir.
Continua Depois da Publicidade
Notas
Se quiser uma receita sem glúten e/ou sem lactose, leia detalhadamente a embalagem de todos os ingredientes (inclusive e especialmente as letrinhas pequenas) para ter certeza que eles não contêm nada de glúten e/ou lactose.
Palavras Chave molho caseiro, molho de tomate, molho de tomate caseiro light, molho de tomate light, molho light