Receita de molho de tomate caseiro light delicioso

Especialista da área:
atualizado em 10/12/2020

Um bom molho faz toda a diferença no sabor de qualquer prato, não é mesmo? Pois é, mas enquanto os molhos que compramos prontos podem ser muito gostosos, eles também podem não ser os mais saudáveis ou melhores para a dieta.

Tudo porque essas preparações industrializadas podem ser bem mais calóricas e conter muito mais açúcar, sódio e gorduras ruins que um molho natural feito em casa. Não sabe como preparar a receita? Sem problemas, pois hoje vamos ensinar como fazer um molho de tomate caseiro light!

  Continua Depois da Publicidade  

Para fazer a receita, é preciso ter muitos tomates frescos, além de temperos como sal, orégano e alho. Aliás, a preparação é uma ótima e deliciosa forma de aproveitar os benefícios do tomate.

Mas, para isso, é essencial que o molho acompanhe um prato saudável! Por exemplo, você pode servi-lo ao lado de um macarrão de legumes como o macarrão de abobrinha ou por cima de uma proteína magra.

Está curioso para saber como é que se faz um molho de tomate caseiro light? Então, mate essa curiosidade agora mesmo, pois o passo a passo da receita está logo abaixo:

Molho de tomate

Molho de tomate caseiro light

Um molho delicioso e light para acompanhar as suas refeições. Bem mais saudável que os industrializados!
4,34 de 3 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 10 mins
Tempo de Espera 45 mins
Tempo Total 55 mins
Refeição Acompanhamento
Porções 10
Calorias 64 kcal

Equipamento

  • Liquidificador (ou processador de alimentos)
  • Panela de pressão
  • Peneira
  • Panela antiaderente

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Juntar o alho e a cebola no liquidificador ou processador. Bater até triturar bem os ingredientes e reservar. Só tome cuidado para não bater demais, o objetivo não é que a cebola dique líquida, mas ter um creme consistente.
  • Lavar os tomates e colocar na panela de pressão com água. Levar ao fogo e deixar cozinhar por 15 minutos.
  • Escorrer toda a água e bater os tomates no liquidificador por dois minutos, até moer bem.
  • Passar o tomate batido pela peneira, espremendo para ficar bem coado. Reservar.
  • Colocar o azeite na panela antiaderente e levar ao fogo. Adicionar o creme de cebola e alho e refogar.
  • Adicionar o tomate batido e peneirado, mudar para o fogo médio e mexer o tempo todo por no mínimo 30 minutos para apurar o molho.
  • Quando o molho estiver nem consistente, adicionar o sal e o orégano. Misturar bem para incorporar os temperos. Desligar o fogo e servir.

Notas

  • Se quiser uma receita sem glúten e/ou sem lactose, leia detalhadamente a embalagem de todos os ingredientes (inclusive e especialmente as letrinhas pequenas) para ter certeza que eles não contêm nada de glúten e/ou lactose.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Molho de tomate caseiro light
Quantidade por Porção
Calorias 64 Calorias da Gordura 36
% Valores Diários*
Gordura Total 4g6%
Gordura Saturada 1g5%
Gordura Poliinsaturada 1g
Gordura Monoinsaturada 3g
Sódio 10mg1%
Potássio 270mg6%
Carboidratos 6g2%
Fibras 2g8%
Açúcar 4g
Proteína 1g2%
* % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. ** A porção é calculada baseada no rendimento da receita. Se ela rende 8 partes, a porção é uma delas.
Palavras Chave molho caseiro, molho de tomate, molho de tomate caseiro light, molho de tomate light, molho light
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

4,34 de 3 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário