Dieta

Alimentos ricos em potássio podem ajudar a controlar a pressão, indica pesquisa

Publicado por
Equipe MundoBoaForma

Alimentos ricos em potássio, como bananas, brócolis e espinafre, podem ser grandes aliados na hora de controlar a pressão alta.

Os resultados de um estudo realizado pela Universidade de Waterloo, no Canadá, indicam que melhorar a proporção entre potássio e sódio na dieta pode ter mais efeito na pressão arterial do que simplesmente reduzir o sal.

Atualmente, a pressão alta afeta mais de 30% dos adultos em todo o mundo e é uma das principais causas de infarto e derrame. Além disso, a hipertensão também pode levar a problemas como doença renal crônica, insuficiência cardíaca e até demência.

“Normalmente, quando temos pressão alta, somos aconselhados a comer menos sal. Nossa pesquisa sugere que adicionar mais alimentos ricos em potássio à sua dieta, como bananas ou brócolis, pode ter um impacto positivo maior do que apenas cortar o sódio”, afirma Anita Layton, professora da Universidade de Waterloo e uma das autoras do estudo, publicado no periódico American Journal of Physiology – Renal Physiology.

Tanto o potássio quanto o sódio são eletrólitos, substâncias que ajudam o corpo a realizar funções básicas como controlar o volume de água no organismo e enviar sinais elétricos para contrair os músculos. O equilíbrio entre os dois minerais é essencial para manter a pressão arterial dentro dos níveis ideais.

Melissa Stadt, principal autora do estudo, pontua que a forma como o corpo reage a esses elementos pode ter raízes evolutivas. “Os primeiros humanos comiam muitas frutas e vegetais e, como resultado, os sistemas regulatórios do nosso corpo podem ter evoluído para funcionar melhor com uma dieta rica em potássio e pobre em sódio”, explica.

O problema é que, nas dietas ocidentais, o padrão se inverteu: consumimos muito mais sódio – especiallmente por causa de alimentos ultraprocessados, e pouco potássio. Isso ajuda a explicar por que a hipertensão é mais comum em sociedades industrializadas do que em comunidades isoladas, com alimentação baseada em produtos naturais.

Os cientistas criaram um modelo matemático que simula o funcionamento do corpo humano, a fim de entender melhor como o potássio e sódio afetam o organismo. Com isso, conseguiram observar como a proporção entre esses dois minerais impacta a pressão arterial e como isso pode variar entre homens e mulheres.

O estudo, então, mostrou que os homens tendem a desenvolver pressão alta com mais facilidade do que as mulheres antes da menopausa. Por outro lado, também respondem melhor a uma dieta com mais potássio em relação ao sódio. “Neste tipo de pesquisa, modelos computacionais como o nosso permitem testar hipóteses de forma rápida, barata e ética”, diz Melissa, por fim.

Você costuma consumir muito potássio? Comente abaixo!

5 de 5
Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

Publicidade
Publicado por
Equipe MundoBoaForma