Celulite é um mal que perturba quase que 100% da população feminina, além de outra porcentagem pequena de homens. A celulite infecciosa, diferente da celulite estética tradicional que conhecemos (que é apenas incômoda mas não tão grave), é muito mais perigosa e pode até levar à morte.
Muitas pessoas a desconhecem e não identificam a doença logo no início de sua manifestação, podendo até confundir com outra infecção e medicar-se erroneamente. Por isso e tantos outros motivos, conhecer seus sintomas, como ocorre e o tratamento é primordial, tanto para homens quanto para mulheres, visto que essa doença é severa e muito prejudicial se não tratada.
Proveniente de uma infecção bacteriana, a celulite infecciosa afeta as camadas mais profundas da pele. Pode ocorrer, também, a infecção por hemófilos, pseudômonas (que costumam atacar idosos) ou fungos, porém são situações mais raras.
A pele, maior órgão do corpo humano, é subdividida em: epiderme, derme e hipoderme. No caso da celulite infecciosa, a infecção atravessa a primeira camada, que é a derme, e se instala em tecidos subcutâneos, que são mais profundos.
Os principais agentes dessa infecção são dois tipos de bactérias: bactérias dos tipos estafilococos e estreptococo.
A celulite infecciosa ocorre quando há qualquer abertura na pele, como uma ferida, picada de inseto, rachadura, ferida, unha encravada, acne, problema odontológico etc. A bactéria percussora da doença irá se infiltrar por essa porta de entrada e espalhar-se pela área, levando à infecção. O problema pode ocorre tanto nas pernas e pés, que são mais comuns em países de clima quente, como o Brasil, quanto no rosto.
Alguns outros fatores podem levar uma pessoa a ser mais suscetível a essa doença. Ter o sistema imunológico mais fraco, o que dificultaria o combate às primeiras bactérias invasoras; ter linfedema, que é o acúmulo de líquidos em regiões do corpo, que acaba provocando inchaços nas pernas e braços; e ser usuária de drogas intravenosas, como a heroína.
Outros fatores podem contribuir ou acelerar o aparecimento da celulite infecciosa. Os hormônios da puberdade, a hereditariedade, o sexo, o biótipo corporal, alimentação inadequada, sedentarismo, remédios, gravidez e estresse são alguns deles. Para evitar ou retardar o aparecimento da celulite infecciosa, alguns cuidados são essenciais: manutenção da higiene, cuidado com a pele e o uso de cremes hidratantes antibacterianos.
A celulite infecciosa pode manifestar-se com bolhas muito dolorosas espalhadas pela região afetada, podendo provocar a necrose do tecido caso estourem. Em casos mais raros, a infecção pode se tornar generalizada, o que representa risco de morte.
Alguns outros sintomas associados à celulite infecciosa são: dores no corpo, febre, calor localizado, mancha ardente e avermelhada no local afetado, inchaço, pele levemente macia e inflamação nos gânglios linfáticos (ínguas). Caso a infecção atinja o sangue, por exemplo, é comum sentir febre, ter vômitos, respiração acelerada e desorientação/confusão.
No diagnóstico, o médico deverá exigir exames para que consiga diferenciar a celulite infecciosa de demais outras doenças de pele com sintomas semelhantes. Normalmente, o médico irá retirar uma amostra da ferida aberta na região afetada e examinar o tipo de bactéria que se encontra no local.
Com a ida ao médico logo no início da infecção, fica fácil tratar a celulite infecciosa com antibióticos. Em casos mais graves, é exigida a internação do paciente por alguns dias, sob o tratamento de antibióticos orais, além de aplicar curativos úmidos e elevar a perna para aliviar as dores.
Para bactérias estafilococos, os antibióticos recomendados são: dicloxacilina, oxacilina ou nafcilina.
Para bactérias estreptococos, normalmente usa-se os antibióticos: penicilina por via oral, penicilina por via endovenosa com clindamicina ou eritromicina e clindamicina.
O primeiro passo para prevenir a celulite infecciosa é evitar, ao máximo, abrir feridas em áreas que são suscetíveis à doença: pernas, pés e rosto. Caso ocorra algum ferimento, é importante manter o local sempre limpo e aplicar cremes antibacterianos. Manter a área enfaixada também ajuda, mudando o curativo sempre que necessário, já que se isso não for feito, pode piorar a situação.
Mantenha as mãos sempre higienizadas, sempre que necessário, principalmente quando entrar em contato com locais muito sujos ou superlotados. Para tratar de qualquer ferida da pele, esteja com as mãos limpas. Hidratar a pele do corpo todo também é importante, para que esta se torne menos suscetível a feridas e rachaduras.
Veja Todos Comentários
Nossa tô sofrendo com isso e pedido a deus muita sabedoria porque foi tudo muito rápido .
Denise, vc já curou o problema?
Olá Pessoal, ainda estou em tratamento dessa doença que eu nem conhecia e nunca ouvi falar, tenho 44 anos, e fiquei com o meu pé molhado o dia todo, devido uma infiltração, e o ambiente era insalubre, quando cheguei em casa, meus pés estavam com rachaduras, o sapato tive que colocar fora, coloquei os meus pés em água morna com sais de banho e um pouco de álcool, mas mesmo assim, fiquei com febre, perna inchada parecia trombose, mas depois fui diagnostica com Celulite bacteriana secundária.Fiquei 20 dias tomando antibiótico, antifungo e antibactéria, na veia. E ainda estou com antibiótico por 4 meses.
O meu cardiovascular informou que eu poderia ter perdido a vida ou a perna...Mas Graças a Deus, e as pessoas que oraram por mim, espercialmente ao pastor Julio da Sara Nossa Terra de Caxias do Sul, estou bem... até trabalhando
Estou com a celulite infeciosa
No meu caso o vermelhidão está sumindo mais o inchaço persiste
Alguém sabe dizer se logo após o vermelhidão ir embora o inchaço também vai gradativamente
Obrigado
Rodrigo
Eu TB estou só que no meu caso ainda não sei se erisipela ou celulite qual a diferença pois e muito parecida
O vermelhidão já saiu mas o inchaço ainda tá
Alguém sabe explicar
Eu tive na virilha, nao tive febre nada, algumas dores, qdo cheguei no hospital o medico disse q estava se generalizando e q eu nao sairia do hospital. Meus leucocitos estavao 23500. Fiquei com medo de morrer.
minha irma foi diagnosticada com essa doenca ,fica com as pernas muito inchadas ja tomou algumas medicacoe mas sem melhora nao sabemos mais o que fazer sera que existe alguma medicacao para melhorar aqualidade de vida dela?
Edneia o melhor é procurar um medico ou se você já foi o mais indicado e a internação com uso de antibióticos na veia,vai o quanto antes para não se agravar.
Comigo apareceu um vermelho no nariz apertei ,comecei a ter febre ,calafrios muita dor no corpo e na cabeça ,isso no domingo.
Segunda aumentou ,terça fui ao medico comecei tomar antibiótico via oral na quarta senti alivio nas dores menos no nariz e rosto aumentou muito ,fui internado e fiquei 2 dias tomando antibiótico e sedativo na veia,graças a Deus regrediu muito sai e estou tomando via oral.
O segredo desse tratamento é ser diagnosticado muito rápido.
Eu mim chamo Conceição no dia 21fui pra emergência e o medico mim disse logo de cara que era um celulite infecciosa so que fiz varios exames la e no final fizeram um exame nas veias e disse que era flebit e mim passaram antiflamatorio e hoje 31to aqui com o pe pior do que o que eu estava Eu vo ter que ir novamente pra emergência pra tomar antibiótico pq isso dói muito esses médicos inresponsaveis
Gostei muito do conteúdo. Estou no momento com essa infecção, a celulite era algo que antes eu nem conhecia, não sabia da existência. Até que um dia tive uma área que começou a ficar dolorida, com vermelhidão e foi se espalhando rapidamente , em apenas 3 dias estava com a infecção tomando uns 20cm da área, tive febre, e dai fui ao médico, pois sentia muita dor, nem dormir eu conseguia direito, andar se tornou bem difícil com essa dor. Agora estou tratando com antibióticos bem caros por sinal, e com repouso quase que absoluto. Sou nova, tenho 21 anos e é uma infecção bem incômoda.
Eu tive mas de 20 celulite infecciosa e vim descobrir q era isso não faz nenhum um mes, já fiz tratamento e passei um tempo sem ter e agr tive novamente fiz tratamento e qnd foi agr nasceu outro.Não sei mas o que fazer pois dói mt e fico com dificuldade a andar e incha tudo.
A minha vó tem, a dela é causada por herpes zoster, segundo o médico existe uma vacina contra isso. Tentem se informem.
Estou apavorada os medicos nos trata como lixo só fiquei ciente pelo site
Meu filho de 4 anos acordou no dia 11/01/16 com dores no ombro e axila esquerda. Estava vermelho parecendo alergia. Fomos no PS e o médico disse que era uma alergia na pele. Ele tomou o antialérgico mas no dia seguinte meu filho acordava com muitas dores e surgiram bolhas.
Corremos para o hospital descente, e na hora internaram ele com suspeitas de Herpes Zoster ou Celulite Infecciosa. De imediato na terça 12/01 aplicaram antibiótico. Ele não teve febre em nenhuma vez.
Quarta feira 13/01 só piorou. Meu filho tomava Tramal na veia fora o antibiótico. As bolhas aumentaram e ele não conseguia levantar o braço. 48horas após o início do tratamento nada de melhoras, só piorou.
Depois de 60 horas vimos que não piorava mais. E com 72horas iniciou a melhorar. Junto a isso era necessário limpar a ferida que estava em carne viva. Meu filho uivava de dor. Imagine uma queimadura e a pessoa passa uma gaze raspando. Ardia a alma. Dava dó. E era feito 2 a 3x ao dia.
No 7o dia de tratamento, as feridas estavam bem melhores, a pele vermelha ainda pois a pele ainda não estava formada. O infectologista liberou meu filho pra ir pra casa, mediante o comprometimento de seguir o tratamento a risca. Os pediatras queriam deixa-lo pelo menos 10 dias.
Estamos no 9o dia, ainda está bem vermelho, exposto e requer muito cuidado pra não voltar.
Não desejo isso pra ninguém ! Se cuidem !
Minha filha de 9 anos ficou internada por 9 dias em 3 hospitais diferentes em manaus, com essa maldita infecção em 2014, minha filha começou a vomitar e sentir muitas dores, então à levei imediatamente no SPA do galileia zona norte de manaus, lá 3 médicos juraram que era APENDICITE e que ela precisava ser operada urgente, então fumos transferidos para um outro hospital de urgência com profissionais de verdade, joãozinho é o apelido deste hospital, eu como católico que sou tinha uma imagem de nossa senhora de fatima de 3 centímetros no meu bolso daí, chegamos no local, o maqueiro ja estava esperando minha filha para a cirurgia, quando uma medica experiente foi examina-la e pergunta dali pergunta daqui, pegunta de culá, depois de examinar minha filha, toca alí, toca aculá, que Deus abençoe aquela medica, ela então olhou para mim e disse: Pai, isso não é apendicite, eu não vou deixar a sua filha ser cortada atoa, o que ela tem é CELULITE INFECCIONA, e ela será internada imediatamente. hoje minha filha está LINDAAAAA salvável como sempre foi. de vez em quando ela diz que a perna está doendo. ESTOU ATENDO a tudo, o tempo todo. minha filha é meu motivo de viver.