Tudo sobre celulite: Tipos, causas, tratamentos e dicas

Especialista:
atualizado em 11/01/2021

A celulite é uma condição comum que afeta a maioria das mulheres. Apesar de não ser uma doença, quem tem celulite costuma se incomodar com ela, e tenta buscar tratamentos para eliminá-la.

  Continua Depois da Publicidade  

Ela se caracteriza por alterações ne pele, frequentemente descrita como aparência de “casca de laranja”, de “colchão” ou de “furinhos”.

A celulite é formada por meio do depósito de gordura sob a pele. Costumam aparecer nas coxas, nádegas e, algumas vezes, na parte de baixo do abdômen, pois essas regiões tendem a concentrar mais gordura.

Embora alguns homens possam ter celulite, 90-98% dos casos ocorrem nas mulheres, devido a questões hormonais e também porque a constituição da pele deles é diferente.

Aqui você vai encontrar tudo sobre a celulite, conhecer suas causas, descobrir tratamentos e também vai ficar sabendo de algumas dicas para minimizar a aparência delas.

O que é a celulite?

camadas da pele - derme epiderme gordura e celulite
Camadas da pele – a celulite se forma quando a gordura invade a derme

A pele tem duas camadas: a epiderme (que é a visível) e a derme. Depois da derme vem uma camada de gordura, também conhecida como tecido subcutâneo, onde estão concentradas as células de gordura (adipócitos).

A celulite é formada quando pequenas porções de gordura entram na derme, formando assim ondulações e irregularidades que dão à pele uma aparência “ondulada” que chamamos de celulite.

Quais são os tipos de celulite?

Há três tipos de celulite:

  • Leve: só aparece quando a pessoa faz algum movimento, como cruzar as pernas ao sentar-se;
  • Moderada: é a de aparência de “casca de laranja”, que fica evidente em qualquer posição, mesmo que a pessoa não esteja se mexendo;
  • Grave: apresenta alguns furinhos e pode até causar dor.

Quais são as suas causas?

As causas da celulite ainda não foram cientificamente comprovadas, mas os médicos acreditam que ela pode estar ligada aos seguintes fatores:

  • Gênero;
  • Genética;
  • Questões hormonais;
  • Não praticar atividades físicas;
  • Má alimentação (principalmente dietas ricas em carboidratos);
  • Engordar e emagrecer com frequência;
  • Gravidez.

Só obesos tem celulite?

Não. Como a celulite é ocasionada pelo movimento da gordura na camada abaixo da pele, por incrível que pareça, ela é comum em mulheres muito magras.

  Continua Depois da Publicidade  

Entretanto, quem está acima do peso provavelmente vai ter celulites mais aparentes. Já quem possui menos gordura e tem uma boa definição muscular, tende a ter celulites menos visíveis.

Por que ela tende a piorar com a idade?

A partir dos 30 anos de idade a derme começa a ficar mais fina e também começa a perder colágeno com mais intensidade. Esse processo faz com que mais células adiposas se concentrem na área da derme, tornando-a mais aparente.

Por que ela é mais comum nas coxas e nas nádegas?

celulite na coxa
A celulite é mais comum nas coxas e nádegas

Para que a celulite apareça na pele é necessário que a gordura se concentre na derme, e as coxas e as nádegas costumam acumular mais gordura do que as outras partes do corpo.

Além disso, segundo pesquisas, essas regiões possuem maior concentração e atividade da enzima lipoproteína lípase (LPL). Essa enzima está presente nas paredes dos vasos sanguíneos e sua função é controlar a distribuição de gordura no corpo.

Mitos e enganos mais comuns sobre a celulite?

Há muitos mitos sobre a ela que se tornaram populares. Vamos esclarecer alguns deles:

  • Mito 1 – A celulite é uma doença: A celulite não é uma doença. Como explicado acima, celulite é formada células de gordura, localizadas abaixo da derme;
  • Mito 2 – Ela é causada por problemas circulatórios: Isso é errado. Ela não é causada por problemas circulatórios. Sendo assim, uma menor circulação sanguínea na área subcutânea não causa a celulite;
  • Mito 3 – Ela surge porque o organismo nãoconsegue metabolizar a gordura: As hipóteses de que a celulite seja causada porque o organismo não consegue “quebrar” a gordura também não foram comprovadas cientificamente.

Ela é hereditária?

Como a estrutura de tecido de gordura subcutânea possui características típicas no gênero feminino, a questão correta deveria ser se o acúmulo de gordura é hereditário, e pesquisas indicam que sim. Portanto a celulite tem um forte caráter hereditário.

Por que a celulite afeta algumas pessoas mais do que outras?

Há muita variação na anatomia geral e na anatomia da pele, de pessoa para pessoa. Mulheres apresentam quantidades de gordura diferentes, bem como espessuras e densidades das camadas da pele, chamadas derme e epiderme.

Por que mulheres que perdem muito peso ainda têm celulite?

As células adiposas, que têm o papel de guardar gordura, não se alteram com a perda de peso. Além disso, a idade também interfere nesse processo. A pele de pessoas com mais de 35 anos tem uma capacidade menor de melhorar a aparência da celulite, mesmo quando a pessoa emagrece.

  Continua Depois da Publicidade  

A cirurgia de lipoaspiração ajuda a reduzir ela?

Não, muito pelo contrário. A lipoaspiração não é nada eficaz no tratamento de celulite e pode, inclusive, piorar a aparência ondulatória da pele.

Cremes ajudam a reduzir celulite?

Os cremes para celulite costumam ser compostos por aminofilina, cafeína e teofilina, que são substâncias que podem melhorar a habilidade do corpo em quebrar a gordura armazenada, e assim auxiliar no seu combate.

Porém, para ser efetivos, os ativos desses cremes precisariam ficar em contato com a camada de gordura subcutânea por muito tempo, o que não acontece. Isso explica o porquê de a maioria deles não ser eficiente.

Os cremes com base retinóide têm mostrado aumento na densidade da epiderme da face, quando aplicado ao longo de vários anos. No entanto, até o momento nenhum estudo de larga escala foi publicado sobre o uso de retinóides para a remoção de celulite.

Tratamentos estéticos para celulite

drenagem linfática
Aplicação de drenagem linfática

Os tratamentos listados a seguir não removem a celulite, mas podem, temporariamente, apresentar algum efeito na redução da quantidade e melhorar a aparência delas:

  • Massagem modeladora;
  • Drenagem linfática;
  • Radiofrequência;
  • Ultrassom focado;
  • Radiação infravermelha;
  • Ondas de choque ou ondas acústicas;
  • Endermologia;
  • Tratamento herbal.

Melhores dicas contra a celulite?

Muitos estudos descrevem que atletas femininas, que geralmente possuem baixa taxa de gordura corporal, possuem menos celulite. Portanto, uma dieta saudável e equilibrada pode ajudar a reduzir a gordura corporal.

Além disso, praticar exercícios aeróbicos, de 3 a 5 vezes por semana, por pelo menos de 20 a 60 minutos, ajuda no processo de emagrecimento.

Exercícios de resistência (musculação) também podem ajudar a melhorar a aparência da celulite, já que a gordura subcutânea fica em cima dos músculos e, se a musculatura é fraca e flácida, a celulite pode ficar mais evidente.

Embora não haja um melhor sistema de sequências e repetições para firmar todos os músculos da perna, inclua no seu programa de treinamento de resistência os seguintes exercícios para ajudar a melhorar a aparência da celulite:

  • Leg press para trabalhar as nádegas e músculos das coxas;
  • Todos os tipos de agachamento para coxas e nádegas;
  • Exercícios de adução de quadris para parte interna da coxa;
  • Exercícios de adução de quadris para parte externa da coxa;
  • Extensão de pernas para a parte de trás das coxas.

Veja também: 10 melhores exercícios de pernas – Casa e academia

Embora ainda não haja um tratamento que acabe completamente com a celulite, algumas mudanças no estilo de vida aliadas a alguns tratamentos estéticos podem melhorar muito o seu aspecto.

Fonte e Referências adicionais

Você já tentou algum tratamento para celulite? Como foram os seus resultados? Comente abaixo as suas experiências.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (13 votos, média: 4,77 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

1 comentário em “Tudo sobre celulite: Tipos, causas, tratamentos e dicas”