Desenvolvida pelo casal Dallas e Melissa Hartwig, que já atuaram na área de nutrição esportiva, anatomia e fisioterapia, a dieta Whole30 é um programa alimentar que promete trazer benefícios emocionais e em relação à saúde.
Como o próprio nome já indica, o método possui duração de 30 dias. Seu objetivo é reajustar o metabolismo e remodelar o relacionamento que as pessoas têm com os alimentos.
O método alimentar promete trazer uma série de benefícios como melhoria da composição corporal, aumento dos níveis de energia, melhor qualidade do sono, diminuição de desejos por guloseimas lotadas de açúcar e carboidratos e melhoria da performance atlética.
Para tanto, é necessário seguir a ideia do programa alimentar, que consiste na tese de que itens como açúcar, grãos, produtos laticínios e legumes podem prejudicar a saúde e boa forma.
Para a dieta Whole30, tais componentes da alimentação podem estar por trás de problemas como queda ou ausência de energia, dores sem explicação, dificuldades para emagrecer e insucesso no tratamento com remédios para problemas como infertilidade, problemas na pele, doenças digestivas e alergias periódicas.
Assim, a proposta do método é livrar-se por completo dessas comidas durante o mês de realização da dieta como forma de se curar e permitir que o corpo se recupere.
A promessa é que ao eliminar das refeições os itens contidos na lista de proibições abaixo, o praticante do programa alimentar ganhará um metabolismo saudável, reduzirá a inflamação sistêmica do seu corpo e terá a oportunidade de descobrir como essas comidas afetam sua saúde, boa forma e qualidade de vida.
Apesar de incentivar que os adeptos do programa alimentar se pesem antes e depois do mês de realização da dieta, o método também não permite que os praticantes se pesem durante a realização da dieta.
A justificativa para tal diretriz é que a dieta Whole30 é mais sobre composição corporal do que eliminação de peso.
Depois de tantas restrições, chegou a hora de conhecer o que é permitido consumir no cardápio da dieta Whole30:
Agora, vamos conferir um exemplo de menu diário de refeições que se enquadra no programa alimentar:
Antes de se submeter a qualquer tipo de programa alimentar, é fundamental consultar-se com seu médico e nutricionista como forma de se certificar de que o método é realmente adequado para o seu caso, cumpre as promessas que apresenta e não fará mal para a sua saúde.
Em relação à dieta Whole30, isso é especialmente importante devido ao fato de que o plano alimentar determina muitas restrições. Isso pode tornar bastante difícil a tarefa de oferecer ao organismo toda a gama de nutrientes que ele necessita para sobreviver na quantidade apropriada.
É importante ter em mente que por mais que perder peso ou melhorar a composição corporal seja agradável e desejável, é fundamental garantir que o processo não afete negativamente a saúde, trazendo problemas maiores (indesejáveis e desagradáveis) a longo prazo.
Veja Todos Comentários
Para vegetarianos como posso substituir a carbne que aparece nos cardápios? Obrigada
ovos, melhor fonte de proteina
Acredito realmente que sem carboidrato, esta dieta funciona. E nem é tão difícil. Vou tentar
Acredito que vai dar certo.
Nunca tinha ouvido falar desta dieta. Vou tentar fazer, espero que eu tenha condição de passar por 30 dias sem doces. Este é o maior Vilão para mim.