Gripe H3N2: o que é, sintomas, como ocorre a transmissão e possíveis tratamentos
Publicado por
Equipe MundoBoaForma
A gripe é uma doença do trato respiratório, que pode ser dividida em 4 diferentes tipos de vírus: os vírus tipo A, B,C e D. Destes diferentes tipos, três deles (A,B e C) podem infectar e se espalhar através de seres humanos.
O vírus da H3N2, também conhecido como “o novo vírus da gripe” é um subtipo de influenza vírus A, ou seja, um subtipo do vírus que causa a gripe comum (H1N1).
Por ser um subtipo de influenza tipo A, entende-se que sua transmissão ocorre preferencialmente a partir de gotículas suspensas no ar, liberadas a partir de espirros, da tosse e até mesmo da própria fala de uma pessoa previamente infectada.
O vírus H3N2 é mais comum de ser detectado em pessoas com o sistema imunológico comprometido, como pessoas mais velhas, com doenças crônicas que reduzam a imunidade, portadores de doenças autoimunes, mulheres grávidas e em puerpério e crianças.
Sintomas
Os sintomas da gripe H3N2 são comuns a outros tipos de gripe
Os sintomas da gripe causada pelo vírus H3N2 se assemelham com os da influenza causada pelo subtipo H1N1, a “gripe normal” como alguns a chamam. Portanto os sintomas da H3N2 podem incluir:
Dor de cabeça
Febre
Congestão nasal
Inflamação e dores na garganta
Tosse
Dores articulares
Sensação de cansaço excessivo
Coriza
Calafrios
Náusea e vômitos
Os sintomas duram em média entre 3 e 7 dias, e caso os sintomas se alonguem ou sejam muito intensos, é recomendado que se busque por auxílio médico.
Assim como outras gripes sazonais, a pessoa infectada pelo vírus da H3N2 pode se recuperar em casa tomando alguns cuidados simples, porém, caso haja algum sinal de piora nos sintomas, é indicado que se procure por ajuda médica.
Entre os sintomas que podem caracterizar um caso de complicações da infecção, e portanto necessitar de ajuda médica estão:
Sensação de falta de ar e dificuldade para respirar
Tonturas que surgem de repente e sem motivo aparente
Dores ou pressão na região do peito ou do abdômen
Vômitos persistentes.
Tratamentos
O tratamento também se assemelha ao da influenza H1N1, e visa a redução dos sintomas, para que o corpo combata o vírus naturalmente.
Para o tratamento, costuma ser recomendado que o paciente:
Realize repouso pelos dias que durarem os sintomas.
Aumente a ingestão de líquidos, bebendo no mínimo 2,5 litros de água por dia.
Mantenha uma alimentação saudável e de fácil digestão, comendo muitos alimentos naturais e ricos em fibras, como saladas, legumes e frutas.
Administre analgésicos ou antiinflamatórios de via oral, como o paracetamol e o ibuprofeno, se necessário, para aliviar os sintomas.
Fazer uso de medicamentos com ação antiviral, capazes de diminuir a carga viral no organismo. Alguns medicamentos que possuem tal ação são por exemplo o Oseltamivir ou o Zanamivir, ambos devem ser utilizados a partir de orientação médica.
Prevenção
É de suma importância procurar a vacinação para prevenção da H3N2
A prevenção da gripe H3N2 pode ser separada em três diferentes pontos:
O primeiro ponto de prevenção ocorre com o isolamento e higiene das pessoas infectadas: ao realizar um isolamento de 7 a 10 dias, utilizar máscaras de proteção e higienizar as mão com frequência após o aparecimento dos sintomas, o infectado previne que a doença se espalhe, reduzindo as chances de que outros também se contaminem.
O segundo ponto de prevenção ocorre a partir de esforços de vacinação: anualmente, ocorre no Brasil o período de vacinação contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza vírus tipo B. A recomendação dos órgãos de saúde é que as pessoas se vacinem todos os anos, mantendo uma camada de proteção da população em relação a estes tipos de infecção viral.
O terceiro ponto a ser levado em consideração para a prevenção contra a H3N2 também se relaciona com o contato com as partículas contaminadas: evitar permanecer em locais muitos fechados e sem ventilação, principalmente se houver um grande número de pessoas juntas, lavar as mãos com frequência e, se estiver em locais e transportes públicos, não levar os dedos a regiões de mucosa, como os olhos, nariz e boca. Esses cuidados auxiliam na prevenção da gripe H3N2, e também na prevenção de outras doenças virais.
Fontes e referências adicionais
H3N2v and You, Governo dos Estados Unidos, Departamento de Saúde e Serviços Humanos
Você conhece alguém que já foi diagnosticado com a gripe H3N2? Quais foram os principais sintomas percebidos? Comente abaixo!
☆☆☆☆☆5 de 5
Equipe MundoBoaForma
Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.
Deixe um comentário