Saúde

Ozempic pode ajudar na saúde mental, sugere estudo

Publicado por
Equipe MundoBoaForma

Uma ampla pesquisa desenvolvida com mais de 1,2 milhão de registros médicos apontou que medicamentos populares para diabetes tipo 2 e obesidades, como o Ozempic e o Wegovy, podem reduzir o risco de alguns problemas de saúde.

Esses medicamentos, segundo os cientistas do Veterans’ Affairs St. Louis Health Care System, dos Estados Unidos, podem estar relacionados a uma pequena redução no risco de transtornos causados pelo consumo de álcool, maconha, opioides e outros estimulantes.

Também apareceu nos resultados uma redução nos riscos de pensamentos suicidas e tentativas ou intenção de automutilação em 10% de esquizofrenia ou outros transtornos psiquiátricos em 18% e de demência ou mal de Alzheimer em 8% e 12%, respectivamente.

O estudo se concentrou na classe de medicamentos conhecidos como agonistas do receptor do peptídeo-1 semelhante ao glucagon (GLP1-RAs). O Wegovy e Ozempic são os medicamentos mais populares conhecidos desta classe e contêm o ingrediente ativo semaglutida. Outros GLP1-RAs têm a dulaglutida e a liraglutida.

Os ingredientes ativos são considerados um avanço no controle de peso da obesidade. “Os GLP-1RA agem em receptores que se manifestam em áreas do cérebro envolvidas no controle de impulsos, recompensa e vício, o que explicaria potencialmente seus efeitos no controle do apetite e transtornos de vício”, destacou Ziyad Al-Aly, principal autor do estudo.

No entanto, o pesquisador e sua equipe reforçam que há um lado negativo: alguns efeitos colaterais, como náuseas, vômitos e diarreia, aparecem nos registros médicos associados ao uso de GLP-1RA. Em casos raros, também pode ocorrer o comprometimento das funções pancreáticas e renais.

O novo estudo sugere que pode haver uma série de benefícios relacionados a esses medicamentos, mas não indica diretamente que o uso deles traz resultados positivos para a saúde. Os resultados mostram apenas que os medicamentos podem contribuir para resultados positivos.

“Esse é um estudo observacional, não uma pesquisa randomizada, e os autores alertam sobre basear recomendações de tratamentos nesses dados, sem confirmações futuras”, pontuou David Henry, ex-farmacologista clínico e pesquisador da Universidade Bond, na Austrália, que não está envolvido na pesquisa.

O profissional completa: “Essa reticência é justificável. Estudos observacionais falhos sobre uma outra substância usada no tratamento da diabetes, a metformina, concluíram erroneamente que ela prevenia o câncer. A análise de dados de estudos randomizados refutou essa teoria”.

Como a análise foi baseada em registros médicos de veteranos, ela se aplica desproporcionalmente a homens brancos – uma limitação que é reconhecida pelos pesquisadores. Dos 1,2 milhão de registros utilizados na pesquisa, quase quatro em cada cinco eram de brancos, cerca de 95% eram homens e 80% tinham mais de 60 anos.

Como os medicamentos com semaglutida funcionam

Os medicamentos como Ozempic e Wegovy são recomendados para o tratamento de condições crônicas e, em 2023, se popularizou por também auxiliar no controle do peso.

No caso de doenças crônicas, o uso desses remédios requer um uso prolongado ao longo da vida para manter o resultado desejado. Para o emagrecimento, por sua vez, é necessário ter o equilíbrio com um regime de dieta e exercícios.

O uso diário ou semanal do GLP-1RAs replica os efeitos do hormônio GLP-1 do próprio corpo ao se ligaram a receptores específicos no cérebro e desencadearem a secreção de insulina no pâncreas.

Esse movimento resulta na redução dos níveis de glicose no sangue, o que é desejado nos tratamentos para diabetes. Ademais, ele retarda o esvaziamento do intestino – ou seja, atrasa a ida ao banheiro -, reduzindo, assim, o apetite.

Você usa Ozempic ou Wegovy? Comente abaixo!

5 de 5
Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

Publicidade
Publicado por
Equipe MundoBoaForma