Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos concluiu que pessoas em tratamento com Wegovy (semaglutida 2,4 mg) apresentaram uma queda substancial no “ruído alimentar”, além de melhorias em seu bem-estar mental e estilo de vida.
Os estudos clínicos STEP UP e STEP UP T2D foram publicados na The Lancet Diabetes & Endocrinology e apresentado no congresso da Associação Europeia para o Estudo do Diabetes (EASD) 2025, em Viena, Áustria. Foram selecionadas 550 pessoas em tratamento com Wegovy para responderem ao Questionário de Ruído Alimentar – que foi previamente validado com 22 perguntas para avaliar o impacto do medicamento no bem-estar mental e nos hábitos alimentares relacionados ai “ruído alimentar”.
O termo é usado para descrever pensamentos indesejados e intrusivos sobre comida. Isso pode afetar o bem-estar mental, a qualidade de vida e os esforços de pessoas com sobrepeso ou obesidade para perder peso.
Os resultados mostraram que houve uma queda de 46% no número de pessoas que relataram ter pensamentos constantes sobre comida ao longo do dia durante o tratamento com Wegovy.
A proporção de participantes que afirmaram que o “ruído alimentar” tinha um efeito negativo em suas vidas era de 60% antes do tratamento, que caiu para 20% entre os entrevistados em tratamento com o medicamento.
Ademais, cerca de dois terços (64%) dos entrevistados relataram que sua saúde mental melhorou desde o início do tratamento com Wegovy.
Maioria dos voluntários – 76% – também relatou o desenvolvimento de um estilo de vida mais saudável, enquanto 80% apontaram começaram a ter hábitos mais saudáveis.
“Existem muitos fatores que desafiam as pessoas com sobrepeso ou obesidade em seus esforços para perder peso, incluindo o ‘ruído alimentar’. É muito animador ver esses novos dados de pessoas usando Wegovy, que mostram que, além da perda de peso, o medicamento pode ajudar a silenciar pensamentos perturbadores sobre comida, apoiar a melhora do bem-estar mental e permitir que as pessoas vivam vidas mais saudáveis”, diz Filip Knop, vice-presidente sênior e futuro diretor médico da Novo Nordisk, em comunicado.
A Novo Nordisk segue investigando como a obesidade impacta o dia a dia das pessoas. Uma próxima apresentação na EASD terá destaque no comportamento alimentar e no controle da alimentação com semaglutida, a partir do estudo clínico STEP UP, que demonstrou perda de peso média de 21% com a dose mais alta de Wegovy (semaglutida 7,2 mg), sendo que um terço dos participantes perdeu 25% ou mais em relação ao grupo que usou placebo.
Estes resultados se juntam às demais evidências dos amplos benefícios da semaglutida para a saúde de pessoas com obesidade, além de seu efeito já estabelecido na perda de peso.
Deixe um comentário