Musculação

9 Dicas para um treino de musculação mais eficaz

Publicado por
Francisco Santana

Essas dicas irão te ajudar a desenvolver uma rotina de treinos de musculação muito mais eficaz, seja o seu objetivo de emagrecer ou ganhar massa muscular.

1. Frequência

Não há frequência ideal. Quantos dias por semana você pratica um treino de musculação depende de fatores como suas metas, seu nível de experiência, sua habilidade de recuperação e quantos grupos musculares você trabalha em cada treino.

Os dias de descanso são tão importantes quanto os de treino, porque os músculos não crescem durante o treino e sim após. Levantar pesos causa microlesões nos músculos e os dias de descanso permitem aos músculos que se reparem e recuperem, cresçam e fiquem mais fortes. Um músculo precisa de 48 horas para se recuperar de um treino, então o ideal é nunca treinar os mesmos grupos musculares dois dias seguidos.

2. Duração

Um treino de musculação não deve durar mais de 60 minutos. Depois disso seu corpo começa a parar de produzir hormônios de queima de gordura e começa a produzir o hormônio cortisol, que pode contribuir para o acúmulo de gorduras.

3. Repetições e séries

Fazer de 1 a 5 repetições trabalha a força pura.

continua depois da publicidade

De 8 a 12 repetições é o melhor para o músculo se desenvolver.

Mais de 20 repetições é para trabalhar a resistência muscular.

Experts em fitness possuem várias opiniões sobre quantas séries devem ser feitas, mas muitos recomendam fazer três (sem incluir séries de aquecimento). Use isso como padrão e ajuste individualmente para o seu próprio treino de musculação, baseado em fatores como a parte do corpo que você está treinando e quais são suas metas.

4. Descanso entre séries

Uma regra geral é que o descanso entre as séries deve ser de 30 a 90 segundos. O tempo de descanso varia, dependendo de fatores como a parte do corpo que você está treinando, que exercícios está fazendo e quais são suas metas.

continua depois da publicidade

5. Número de exercícios

Como um guia geral, iniciantes devem fazer um exercício para parte do corpo a cada treino, intermediários podem fazer dois, e avançados três exercícios para cada parte do corpo por vez. Ajuste isso dependendo de que parte do corpo você está treinando, que exercícios está fazendo e quais são suas metas.

6. Pesos livres ou aparelhos de musculação?

Há um longo debate sobre qual dos dois é melhor. Ambos têm seus prós e contras, mas no final os dois irão construir músculos e aumentar a sua força. Se você tem acesso aos dois, use-os para sua rotina de treino. Você verá que algumas partes do corpo respondem melhor a pesos livres e outras a aparelhos. A combinação dos dois também adiciona mais variedade à rotina do seu treino de musculação e gera estímulos diferentes.

7. Forma e técnica

Usar a boa técnica é um dos fatores mais ignorados em consideração no treino de musculação. A maioria das pessoas faz suas repetições de forma rápida, levantando mais peso do que o seu corpo está preparado. Nesse sentido, procure utilizar um peso tal que lhe permita fazer movimentos controlados e lentos, sem tremer ou balançar o corpo. Sinta o músculo que está sendo trabalhado.

8. Aquecimento

Aquecimento é outro ponto frequentemente ignorado. Ele é importante porque estimula o fluxo sanguíneo para os músculos e aumenta sua flexibilidade e amplitude de movimento, além de prevenir lesões e te deixar mentalmente preparado para o exercício. Aqueça fazendo uma ou mais séries leves com pesos leves antes de partir para cargas mais pesadas.

9. Mudando as rotinas de treino

Você deve mudar sua rotina de treino assim que parar de notar os resultados de forma consistente. Você não precisa necessariamente mudar tudo, mas alguns novos estímulos devem ser acrescentados ao seu treino de musculação para que você não deixe de fazer progresso. Mudar também mantém as coisas mais interessantes e diferentes.

continua depois da publicidade

Por exemplo, experimente mudar os exercícios para o mesmo grupamento muscular. Outra alteração que se pode fazer é alternar entre aparelhos e pesos livres. E mais, tente mudar a carga e o número de repetições por um tempo, aumentando a carga e reduzindo as repetições, ou o contrário, reduzir a carga e aumentar as repetições, para oferecer um estímulo diferente aos seus músculos. Da mesma maneira, você pode aumentar ou reduzir o número de séries de cada exercício.

Utilizando essas informações como base, você terá um bom começo para desenvolver uma ótima rotina de treino de musculação.

Como você costuma montar o seu treino de musculação? Quem faz a sua série é você mesmo, ou você procura um profissional para montá-la? Comente abaixo!

4.6 de 5 (16 Votes)
Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário

Publicidade

Veja Todos Comentários

  • Eu tive um AVC por uma condição auto-imune. Tô fazendo musculação pra ficar com ossos, músculos, ligamentos e tendões fortes. Tô aprendendo muito com esse site. Quem monta meu treino é o Educador Físico. Muito obrigado.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Eu mesmo faço Minhas séries

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Por favor, apreciaria
    por ser orientado,
    afim de tornar ao
    meu corpo trofiado;

    a salvaguardar-se, a respeito de que
    sou vítima de um acidente automobilístico,
    cuja dimensão Me causou a um grave TCE,
    cuja equipe clínica Me desenganou, a aguardar que tivésse morrido!

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • Eu mesmo faço Minhas séries

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
  • Olá Boa tarde..
    Me chamo Giselle tenho 27 anos , gostaria de umas dicas de treino porque atualmente eu montei o meu até estou gostando só que queria uma série pra ver mais resultado sou magrinha e tenho dificuldades de ganho vou mandar a série para vcs darem uma olhada obg ..

    Série A
    Agachamento no smith 3x20
    Cadeira extensora 3x12/ 2"
    Agachamento no Rackmachine 3x20 com as pernas afastadas e 12 curtinhas com as pernas juntas.

    Agachamento sissy com anilha de (10) 3x20 e segura 12 embaixo.
    Afundo com halteres 3x20
    Patutilha sentada 3 x 15
    Panturrilha na escada 3x20

    Flexão de quadril no cross 3x15
    Leg 45° 3x20

    Cadeira adutora 3 x20

    Série B
    Mesa flexões 3x15

    Leg 90° 3x15
    Módulo novo 3x15 conjugado com módulo antigo 3x12
    Cadeira abtuora 3x20
    Extensão de glúteo no cross 3x15
    Glúteo lateral no cross 3x15
    4 apoios 3x15/ 8 (coice conjugado com 90°)
    Leg 90° 3x15
    Agachamento sumô 3x20

    Stiff 3x20

    Série C

    Supino reto art. 4x8
    Voador peitoral 4x8
    Puxada romana pully 4x8
    Remada supinada pully 4x8
    Desenvolv. de ombro HBC 4x8
    Tríceps P.N mod. 3x8
    Tríceps Cross corda 3x8
    Bíceps P.S HBM 3x8
    Bíceps Cross corda 3x8
    Abdominais

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • Boa série! Se tiver ainda mais dúvidas, vale a pena tirar com o profissional de sua academia.

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
  • Os exercícios para os ombros Puxador frontal aberto e a Remada baixa sentada são iguais? Em termos de trabalhar os mesmos músculos ou eles trabalham partes diferentes dos ombros?

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Olá. Me esclarece uma dúvida: O que é melhor? Fazer exercícios de fortalecimento muscular por uma ou duas semanas direto e, só depois, partir para outros tipos de exercícios (como aeróbicos, pliométricos, etc) ou intercalar entre esses tipos de exercício, com foco em um tipo na segunda, outro na quarta e um diferente na sexta, repetindo nas semanas seguintes? PS: Faço artes marciais e quero aperfeiçoar meus treinos.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • A segunda opção é mais interessante para melhorar o seu condicionamento e até mesmo acelerar uma perda de peso, Jakeline.

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
      • Minha preocupação é porque meus treinadores sempre fazem duas semanas de treino intenso de força e resistência e depois passam duas semanas com treinos apenas técnico. Acho que se eles alternassem entre esses treinos poderia ser mais produtivo, treinando, por exemplo, força e resistência toda segunda, técnica e tática toda quarta e, pliométrico e agilidade toda sexta. Ou será que estou errada?
        PS: Sou atleta amadora e pratico Taekwondo três vezes por semana.

        Cancelar resposta

        Deixe um comentário

        Publicidade
        • Bom dia me chamo Jacqueline Florêncio e sou iniciante quero perder 5 Kiko e ganhar perna e bumbum e gostaria de um treinamento bom

          Cancelar resposta

          Deixe um comentário

          Publicidade
  • estou com uma duvida de qual treinar faz um mes que treino AB, Tenho 19 anos ajuda ai..ta certo a divisão de treino? qual usar ?

    MONTEI DUAS

    Treino ABCDE para Hipertrofia:

    Segunda A – Dia de Peito

    Supino Reto – 4 x 6
    Supino Inclinado – 4 x 6
    Supino Declinado – 4 x 6
    Pullover com Halter – 3 x 6
    Crucifixo – 3 x 6
    Terça-Feira B – Dia de Costas e Abdomen

    Levantamento Terra – 4 x 6
    Remada Baixa – 4 x 6
    Puxador Frontal Aberto – 4 x 6
    Barra Fixa – 3 x Quantas vezes conseguir
    Abdominal em polia alta – 3 x 10
    Abdominal no banco inclinado – 3 x 10
    Quarta-Feira C – Dia de Pernas Coxa e Panturilha

    Agachamento Livre – 4 x 6
    Legpress – 4 x 6
    Flexão de pernas deitado (Redutora) – 4 x 6
    Extensão de Pernas – 3 x 10
    Panturilha sentada na máquina ( Elevação de gêmeos sentada ) – 4 x 10
    Elevação de gêmeos no legpress – 4 x 10
    Quinta-Feira D – Dia de Biceps e Triceps

    Rosca Direta – 4 x 6
    Rosca Alternada – 4 x 6
    Flexão alternada – 4 x 6
    Triceps Testa – 4 x 6
    Triceps Francês – 4 x 6
    Triceps na polia – 4 x 6
    Sexta-Feira E – Dia de Ombro/trapézio e antebraço

    Elevação lateral – 4 x 6
    Elevação frontal – 4 x 6
    Desenvolvimento com barra sentado – 4 x6
    Encolhimento com halteres – 4 x 6
    Rosca pulso na barra – 3 x 20
    Rosca Inversa – 4 x 6
    Sábado e Domingo descanso

    TREINO ABC
    SEGUNDA: A- Peito e ombros, tríceps.

    TERÇA: B- Costas, trapézios, Bíceps, antebraços.

    QUARTA: C- Coxas, panturrilhas, e corrida na esteira.

    QUINTA- Repetir o A
    SEXTA - Repetir o B
    Abidominais todo dia, descanso de sabado e domingo.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • Olá Lucas, depende da metodologia que você decide implantar, e principalmente do profissional que cuida do seu treino. Pergunte a um professor da sua academia, ou para qualquer profissional de educação física que pode te dar um toque sobre.

      Em minha opinião, suas séries estão bem montadas e funcionariam de qualquer jeito. O único erro é fazer abdominal todo dia, pois seu músculo entrará em overtraining e isso impedirá o crescimento do mesmo. O abdômen é como um músculo qualquer, e não pode ser feito em dias consecutivos, pois precisa de um descanso para se recuperar, ok?

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
Publicado por
Francisco Santana