O Contracep é um anticoncepcional injetável que deve ser aplicado a cada três meses. Cada dose trimestral possui 150 mg e é aplicada geralmente no glúteo ou músculo deltoide. A dose é única, não sendo ajustável conforme o peso, por isso, não se recomenda esse método para pessoas muito obesas.
Mulheres que possuem dificuldade em administrar a pílula oral, que costumam esquecer de tomar uma por dia, podem se beneficiar desse método que previne a gravidez e alivia alguns sintomas da TPM. Entretanto, por ser injetável, a concentração de hormônios é muito maior de uma só vez, o que pode levar ao questionamento se o anticoncepcional Contracep engorda.
Confira alguns detalhes para se informar sobre isso e outras informações importantes abaixo antes de optar por este medicamento.
Devido ao medicamento possuir alta dosagem hormonal, é mais comum que ele interfira no ganho de peso através da retenção de líquidos, porém, nada foi comprovado sobre essas alegações. Claro que tudo depende do estereótipo de cada uma, porém, mulheres com biotipo magro, metabolismo acelerado e dificuldade em engordar dizem ter encontrado no anticoncepcional Contracep um aliado para ganhar peso, pois em poucos meses já é possível notar uma diferença e encorpada no corpo.
Neste caso, tende-se a dizer que o anticoncepcional Contracep engorda, mas a melhor coisa a se fazer é buscar ajuda de um profissional, agendando uma consulta com um ginecologista para que ele possa melhor orientar sobre o anticoncepcional adequado para o seu corpo, com base na dosagem hormonal que você precisa ou objetivos.
Uma usuária ganhou 7 kg em pouco tempo que começou a usar o anticoncepcional e se diz feliz pois estava tendo dificuldade de engordar desde que perdeu 10kg. Outra lamenta que anticoncepcional Contracep, pois não queria ganhar peso e afirma que ele a fez ganhar 11 kg. Um dos efeitos colaterais relatados com frequência é a barriga inchada e dura. Uma outra mulher conta que tinha 41 kg e foi para 52 kg e está muito feliz com o ganho de peso.
Outros efeitos relatados são a pele e cabelo oleosos e dores nos ovários, mas isso é muito relativo. A maioria das mulheres conta que ganhou muito peso com o medicamento, por isso, a porcentagem é muito maior se comparada àquelas que dizem que o anticoncepcional Contracep emagrece. Portanto, se seu objetivo é manter o peso ou emagrecer, evite este medicamento, optando por um anticoncepcional com outra fórmula receitado por seu ginecologista.
Pode causar inchaços e sensibilidade nas mamas, estresse, náuseas, alergias, problemas tromboembólicos, acne e galactorreia. Também pode ocorrer desregulação da menstruação, com sangramento fora de época ou ausência da menstruação por determinado período de tempo. Durante o período menstrual também pode ocorrer do fluxo aumentar ou diminuir, principalmente durante o primeiro ano de uso.
Em qualquer um desses casos é interessante consultar seu médico para possíveis esclarecimentos e resoluções. O medicamento é contraindicado em caso de mulheres grávidas e em período de amamentação.
Como orientado, nunca opte por um anticoncepcional por relatos de terceiras, indicação de amigas, etc. A escolha de um anticoncepcional é completamente pessoal e leva em conta características particulares de cada mulher como genética, biotipo, doenças ou predisposição para doenças, taxa hormonal, bem como objetivos. Algumas mulheres podem, além de prevenir a gravidez, diminuir os sintomas da TPM, outras podem querer tratar a acne, outras podem tratar o ovário policístico, outras ganhar peso, etc e cada anticoncepcional pode ajudar de determinada forma, pois os medicamentos sofrem variações em sua fórmula. Por isso, leia, informe-se, mas nunca deixe de consultar e questionar seu ginecologista sobre dúvidas e informações pertinentes para que sua saúde esteja sempre em primeiro lugar.
Veja Todos Comentários
eu tomo o contracep a 4 anos e maravilhoso?
nunca mas senti aquelas cólicas horríveis e não engordei nada e nem senti nenhum efeito colateral...
melhor coisa q ja me aconteceu...
Uso o contraceptico já faz 5 anos mas engordei 10 quilos com ele parei de usar tem 2 meses será que tem alguma possibilidade de engravidar.
Olá estou tomando contracep. Eu já sou muito magra estou com 47 quilos e tenho 30 anos ,depois que comecei a usar esta injeção só piorou ,só tenho três meses que estou tomando ,o que eu devo fazer ?quero muito engordar !!??
Flavia, além de conversar com sua ginecologista, você pode ver algumas dicas para engordar saudável aqui https://www.mundoboaforma.com.br/dieta/dicas-para-engordar/
Já tomei esse remédio quando minha filha nasceu pois ele vc pode tomar amamentando , realmente dei uma engordada com ele , mais achei ele maravilhoso pq tinha parado de menstruar , aí tomei ele por 2 anos seguidos , quando parei de tomar questão de um mês engravidei novamente , hoje meu bebê tem 9 meses , e voltei a tomar ele novamente , não tive esses sintomas de dores, só tive ganho de peso mesmo , mais agora pra mim vai ser bom pois emagreci mais de 16 kg tô vestido 34 kk , então ganhar peso pra mim vai ser ótimo !!
Eu uso desde agosto do ano passado e até agora eu não engordei nd , só fico com a barriga inchada, é uma pena pois eu estava torcendo para engordar com esse anticoncepcional.
Eu tomo contracep a mais de 10 anos nunca engordei uma grama. Não confunda remédio com vc sentar na mesa e comer como um estivador dai nem emagrecedor vai adiantar.
Irei tomar a segunda dose no final do mês. Eu gostei pois tinha emagrecido muito, já ganhei alguns quilinhos. Estou super feliz! ? o ruim que eu não tinha espinhas agora estou com bastante no rosto. ?
Qual era seu peso antes?e o atual???
Comecei tomar esse mês. Espero que eu ganhe peso me sinto muito magra.
Eu vou tomar a terceira dose do contracept, e realmente a minha barriga inchou.. o que posso fazer pra desinchar ?! Tenho muito medo de ter barriga, mas gostei do medicamento, pois voltei ao meu peso normal.. tem alguma solução pra barriga?! Comer menos, já estou, rs enfim, se tiver alguma solução, gostaria muito de saber.
Eu também tenho o mesmo problema a barriga inchada vou comer alimentos pra parar a retenção de líquidos p ver se da jeito,
Estou tomando contracep a um mês e meu marido ejaculou dentro tem riscos de gravidez ???
Responda -me pôr favor e urgente
Não
Se vc já toma a um mês
N tem riscos pois vc ja está protegida
Um mês é o intervalo de tempo pra o medicamento agir no organismo
Eu tomei durante 8 anos e eu tinha 51 antes de começar a tomar meu peso foi pra 61.pare d tomar 11 meses.meu peso despencou não consigo parar de emagrecer.em 3 meses perdi 4 kilos .agora voltei a tomar dinovo.nao quero emagrece.sera q vou voltar a ganhar peso novamente?
Tomo deprovera desde julho,minha menstruação não vrio durante todo mês de julho e agora parou,fiz cirurgia ectopia ,quando é retirada a trompa,tive que tomar antibiotico umas três vezes,mesmo tomando o anticoncepcional, e somente com uma trompa corro risco de engravidar?