Anticoncepcional Contracep Engorda ou Emagrece?

Especialista:
atualizado em 03/06/2016

O Contracep é um anticoncepcional injetável que deve ser aplicado a cada três meses. Cada dose trimestral possui 150 mg e é aplicada geralmente no glúteo ou músculo deltoide. A dose é única, não sendo ajustável conforme o peso, por isso, não se recomenda esse método para pessoas muito obesas.

Mulheres que possuem dificuldade em administrar a pílula oral, que costumam esquecer de tomar uma por dia, podem se beneficiar desse método que previne a gravidez e alivia alguns sintomas da TPM. Entretanto, por ser injetável, a concentração de hormônios é muito maior de uma só vez, o que pode levar ao questionamento se o anticoncepcional Contracep engorda.

Confira alguns detalhes para se informar sobre isso e outras informações importantes abaixo antes de optar por este medicamento.

Anticoncepcional Contracep engorda?

Devido ao medicamento possuir alta dosagem hormonal, é mais comum que ele interfira no ganho de peso através da retenção de líquidos, porém, nada foi comprovado sobre essas alegações. Claro que tudo depende do estereótipo de cada uma, porém, mulheres com biotipo magro, metabolismo acelerado e dificuldade em engordar dizem ter encontrado no anticoncepcional Contracep um aliado para ganhar peso, pois em poucos meses já é possível notar uma diferença e encorpada no corpo.

Neste caso, tende-se a dizer que o anticoncepcional Contracep engorda, mas a melhor coisa a se fazer é buscar ajuda de um profissional, agendando uma consulta com um ginecologista para que ele possa melhor orientar sobre o anticoncepcional adequado para o seu corpo, com base na dosagem hormonal que você precisa ou objetivos.

Relatos de usuárias

Uma usuária ganhou 7 kg em pouco tempo que começou a usar o anticoncepcional e se diz feliz pois estava tendo dificuldade de engordar desde que perdeu 10kg. Outra lamenta que anticoncepcional Contracep, pois não queria ganhar peso e afirma que ele a fez ganhar 11 kg. Um dos efeitos colaterais relatados com frequência é a barriga inchada e dura. Uma outra mulher conta que tinha 41 kg e foi para 52 kg e está muito feliz com o ganho de peso.

Outros efeitos relatados são a pele e cabelo oleosos e dores nos ovários, mas isso é muito relativo. A maioria das mulheres conta que ganhou muito peso com o medicamento, por isso, a porcentagem é muito maior se comparada àquelas que dizem que o anticoncepcional Contracep emagrece. Portanto, se seu objetivo é manter o peso ou emagrecer, evite este medicamento, optando por um anticoncepcional com outra fórmula receitado por seu ginecologista.

Efeitos colaterais e precauções

Pode causar inchaços e sensibilidade nas mamas, estresse, náuseas, alergias, problemas tromboembólicos, acne e galactorreia. Também pode ocorrer desregulação da menstruação, com sangramento fora de época ou ausência da menstruação por determinado período de tempo. Durante o período menstrual também pode ocorrer do fluxo aumentar ou diminuir, principalmente durante o primeiro ano de uso.

Em qualquer um desses casos é interessante consultar seu médico para possíveis esclarecimentos e resoluções. O medicamento é contraindicado em caso de mulheres grávidas e em período de amamentação.

Consulta médica

Como orientado, nunca opte por um anticoncepcional por relatos de terceiras, indicação de amigas, etc. A escolha de um anticoncepcional é completamente pessoal e leva em conta características particulares de cada mulher como genética, biotipo, doenças ou predisposição para doenças, taxa hormonal, bem como objetivos. Algumas mulheres podem, além de prevenir a gravidez, diminuir os sintomas da TPM, outras podem querer tratar a acne, outras podem tratar o ovário policístico, outras ganhar peso, etc e cada anticoncepcional pode ajudar de determinada forma, pois os medicamentos sofrem variações em sua fórmula. Por isso, leia, informe-se, mas nunca deixe de consultar e questionar seu ginecologista sobre dúvidas e informações pertinentes para que sua saúde esteja sempre em primeiro lugar.

Você conhece alguém que use e afirme que o anticoncepcional Contracep engorda? Tem receio de usá-lo por conta deste possível efeito colateral? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (101 votos, média: 3,56 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

108 comentários em “Anticoncepcional Contracep Engorda ou Emagrece?”

  1. Meu peso sempre foi entre 58 a 60
    Eu tive meu filho ano passado em junho.. em julho do ano passado comecei a tomar o contracep hj em dia peso 79.350 kg ele me fez engordar +- 19 kg em 1 ano e 1 mês…

  2. eu pesava 64 kg nunca passei disso …. comecei tomar contracep engordei ,fui para casa dos 75 um absurdo ,tomo a 6 anos … vou parar de tomar não posso engordar mais ,e olha que comia de tudo e nunca engordei tanto ,fora que pra quem treina e horrível tomar anticoncepcional atrapalha nos ganhos ,sera que daqui quanto tempo volto ao normal se eu parar ??

    • Olá meninas , então sobre a injeção trimestral Contrasept eu faço uso dela a exato 4 anos desde o nascimento do meu filho , após 40 dias do meu resguardo eu comecei a tomar em 2015 , e tomo até hoje , e sim eu engordei , e amei isso kkk mas junto com uns kilos a mais vem a tal da barriga inchada cada vez mais , e isso vem me incomodando desde 2018 que foi quando percebi que me manequim 36 já não me servia mais , tudo por conta de eu não menstruar a mais de 3 anos , ou seja nos previnimos sim , mas precisamos saber que precisamos menstruar Neh , a menstruação é a limpeza do nosso corpo , ou seja o que me causa inchaço é o fato eu acredito de eu não menstruar , eu engordei , estou bem com o meu corpo , apenas minha barriga me encomoda , olhem só em abril de 2018 eu usava manequim 36 meninas , após eu perceber que estava muito inchada , tive que começar mudar o tamanho das minhas roupas , e em abril de 2019 eu já estava usando tamanho 44/46 somente por conta da barriga , isso é sério sim , não se trata só de estética , beleza ou ter corpo definido , mas sim da nossa saúde , no meu caso até o fim desse ano 2020 não vou mais estar tendo essa injeção , meu marido vai fazer vasectomia e eu vou cuidar da minha saúde , pois sinto muita vontade de vomitar , dores d cabeça todo dia , quase morro de cãibras nas pernas coisa que eu não sentia , minha pele é puro óleo de tanta oliosidade , espinhas eu não sei mas o que faço tô cheia , sinto dores no meu peito (coração) sinto cólicas que quase chego a desmaiar de tanta dor parece a dor de um parto , muita coisa mudou no meu corpo após o uso da ” Contrasept ” meninas lembrando que isso acontece comigo , isso depende do estéreotipo do corpo e organismo de cada mulher , no meu caso essa injeção me deixa previnida sim , mas bem ela não está me fazendo , obrigado a quem leu , e vamos nos cuidar meninas nossa saúde é tudo 👏👏😘😘 bjos !!!

    • Eu tomo desde 2016 ano passado fiz meu papanicolau e deu atrofia no útero. Eu não engordei nada continuo pesando 49 kg e o único problema foi esse , e ja proucurei informações sobre isso, é devido eu não menstruar a muito tempo isso acontece muito com mulheres na menopausa que não é meu caso tenho apenas 27 anos e não tenho filho, a partir de março seria minha 1 dias de 2020, mas não vou mais tomar.

    • Meu anjo eu tomo contracep e não engordei nenhum kg infelizmente rs.
      Mas a esposa do meu sobrinho tomou por 3 anos, de 50 kg ela foi para 76kg, faz 7 meses que ela decidiu parar e voltou ao peso normal sem fazer regime e exercícios. Então creio que vc vai conseguir sim voltar ao seu peso normal .pq esse ganho de peso é acúmulo de líquido que a injeção causa.
      Infelismente não tive essa sorte de engordar ,mas gostaria mt pq sou bem magrinha tenho 47kg rs.
      Boa sorte 😘

  3. Bom dia, eu tomei a contracepti durante 3 anos até então quando eu tomava estava mim sentindo muito bem ai resolvi da um tempo pra ver se a menstruação decia mais nao desceu e estou ficando preocupada pq ja vai fazer um ano q parei de tomar a injeção e a menstruação nao desce sinto dores na barriga mh barriga estar muito grande inxada ja não aguento mais tanta gente mim dizendo q estou gravida mais não vejo nenhum sintomas da gravidez o que posso fazer pra mh barriga voltar a ser como era, mim agudem por favor estou com muito medo de ser mioma,

  4. Oi gente me ajudem porfavor ?? Minha bebe tem 7 meses eu toma anticopcional desegetrel eu nao confio muito gostaria de troca e tomar ingecao so que tenho medo de secar meu leite

  5. Tomo o medicamento tem 2 anos, em questão de não menstruar, não ter tpm, melhorar a acne, tem sido maravilhoso o céu na terra porque sofro demais com tudo isso, porém engordei 5 kilos e diminuiu muito minha libído , penso em parar, mas vou sofrer tudo de novo com as outras coisas ?
    Não sei o que fazer……

    • Tomo contracep a 1 ano e meio… dez da minha última aplicação que foi em novembro comeceia a ter sintomas .. como de gravidez mesmo… me assusei, fiz teste de farmácia e sangue deu negativo… mas minha barriga está toda inchada e dura como se eu estivesse grávida de uns 3 ou 4 meses 😱… estou sem saber oque fazer!

      • A única maneira de melhorar é parar de tomar e mesmo assim demora a passar o efeito. É uma bomba no organismo. 😔

      • Quando ganhei minha bebê comecei com injeção eu engordei 7 kg barriga inchada parece que estou grávida de 3 meses para 4 náuseas dor de cabeça me sinto horrível estou muito afim de parar de tomar para ver se emagreço novamente mas tenho medo de ir para pílula alguém me diz o que devo fazer por favor

  6. Bom meninas, realmente este anticoncepcional funciona, porém quem toma a muito tempo, cuidem, e façam exames periodicamente. Eu tomei a Contracep durante 3 anos seguidos, achava uma maravilha nao menstruar, eis que um dia parei, e minha menstruacao nao vinha de forma alguma, foram 2 anos sem tomar anticoncepcional e sem menstruar, mt menos engravidar. Fui a g.o, exames e mais exames foram feitos, até que fui diagnosticada com menopausa precoce devido ao tempo de uso do contracep, por nao menstruar 5 anos o corpo entendeu que estava na menopausa. Ai foram mais 2 anos sem menstruar, e enfim ela voltou a aparecer. É terrivel gurias, causa ressecamento, diminui a libido, entre outros ns fatores.

  7. Hj tomei minha primeira dose de contracept ,eu tenho que dar pausa pra mestruacao descer a cada 3 meses??espero tbm engorda!! ????

    • Oi meninas tomei a primeora vez dia 8/03/2019 agora este mês de maio veio minha menstruação ja tem 15 dias que não paro de mestruar sera que e normal dia 08/06/2019tenho que tomar denovo sera que e normal mestruar todos estes dias.

      • Sim normal ,ele causa isso mesmo, tomo a três anos e passo meses sem menstruar porém quando vem fica uns 15 dias, mas é pouquinho só sujar mesmo, nada de muito sangue

    • Vc tem que contar 90 dias para poder tomar a outra dose ,sua menstruação pode vim como pode não vim .
      Me tire uma dúvida, vc chegou a engordar tomando o contracep?