O anticoncepcional Gestinol 28 é uma pílula oral de uso contínuo, justamente por conter baixa dosagem, portanto não há o intervalo de sete dias da menstruação. Além de ser utilizado obviamente para prevenir a gravidez, é indicado muitas vezes na redução de cólicas e sintomas da TPM.
A combinação do gestodeno com etilinestradinol inibe a ovulação e evita a liberação da gonotrofina, suprimindo a penetração do espermatozoide no útero. Cada cartela desse medicamento possui 28 comprimidos que devem ser ingeridos ininterruptamente.
Durante o primeiro mês de uso é natural que o corpo ainda esteja em fase de adaptação ao medicamento, por isso algumas reações adversas podem ocorrer. Mas será que dentre os efeitos colaterais está o fato de que o anticoncepcional Gestinol 28 engorda? Ou pode ser que ele emagreça? Acompanhe abaixo para mais detalhes.
O anticoncepcional Gestinol 28 é indicado para mulheres que querem interromper a menstruação por um período determinado ou para tratamento dos sintomas da menstruação, como cólicas intensas, enxaqueca e outros sintomas inconvenientes advindos da TPM.
Além da prevenção da gravidez, este anticoncepcional tem como destaque reduzir os incômodos da menstruação, bem como diminuir doenças como endometriose e câncer de ovário. Também ajuda na prevenção da endometriose, uma doença que vem se tornando frequente em mulheres ao redor do mundo. É um anticoncepcional de uso contínuo que contém apenas progesterona.
Para portadoras de endometriose, esta pílula é indicada para o controle da doença ou para prevenção da doença. E em geral é usada após cirurgias e após o uso dos análogos. No caso de miomas, espera-se que sejam reduzidos com o uso da pílula.
Uma das usuárias não recomenda o Gestinol 28, pois ao invés de tratar a cólica como promete, o anticoncepcional aumentou as dores, além de aumentar também o fluxo de sangue. Porém, ela conta que já usou o Gestinol 28 anteriormente por três anos e nunca teve efeitos indesejados. Ela possui dois cistos no ovário e que irá procurar a ginecologista para uma nova orientação.
Uma outra usuária relata que possui um mioma de 3 cm e por isso foi orientada a ingerir o medicamento para o tratamento, mas ela conta que desde que iniciou a ingestão de hormônios ela engordou 10 kg. Entretanto, ela não especifica se o problema advém apenas do Gestinol 28 ou de todos medicamentos com hormônios que ela vêm tomando.
Um dos efeitos colaterais relatados é o ganho de peso. Isso pode ocorrer devido ao inchaço e retenção de líquidos que os hormônios presentes na fórmula geram no organismo. Apesar de cada pílula da cartela de uso contínuo conter menos hormônio do que os anticoncepcionais tradicionais que são ingeridos com uma pausa de sete dias, a ingestão diária e ininterrupta pode contribuir para esse inchaço, pois as mulheres que dão a pausa para menstruar podem ver o inchaço diminuir após passarem pela menstruação.
Entretanto, isso varia de corpo para corpo e está diretamente relacionado ao metabolismo de cada mulher, sendo difícil prever as reações que determinado anticoncepcional gera sobre cada pessoa. Por isso, dizer que o anticoncepcional 28 emagrece também é muito relativo, pois varia de acordo com a predisposição aos hormônios de cada mulher.
Na dúvida, consulte um ginecologista para uma avaliação específica, mas tenha em mente que o anticoncepcional Gestinol 28 engorda sim em determinados casos, e quando isso ocorre basta solicitar a troca de medicamento junto ao especialista.
Por conter baixas dosagens hormonais, as pílulas devem ser ingeridas sem a pausa das versões tradicionais. Bata tomar um comprimido por dia, iniciando no primeiro dia da menstruação, completando a ingestão das 28 pílulas presentes na cartela, e quando a cartela acabar, já iniciar a nova no dia seguinte, sem interrupção.
Este medicamento foi desenvolvido para uso contínuo e, por isso, não acarreta nenhum problema quanto a isso, diferente dos anticoncepcionais normais que não devem ser ingeridos continuamente por conta de doses mais altas de hormônios. O Gestinol associa progestogênio e estrogênio sintético.
Se uma mulher iniciou a ingestão do anticoncepcional no primeiro dia da menstruação, o Gestinol 28 já estará fazendo efeito desde a primeira pílula. Vale lembrar que a primeira cartela é de adaptação do corpo ao hormônio, por isso podem ocorrer sangramentos de escape até o uso da terceira cartela. Outros efeitos colaterais podem ser o ganho de peso, dor de cabeça, náuseas, inchaço das mamas, distúrbios gástricos, depressão, cloasma e alterações na libido – que pode aumentar ou diminuir.
O uso contínuo do Gestinol 28 pode levar à amenorréia, que nada mais é do que a falta de menstruação. Trata-se de mais uma opção contraceptiva, especialmente indicada para aquelas mulheres com sintomas intensos de TPM e que desejam se livrar desses problemas.
Antes de iniciar o tratamento, deve ser realizado exame clínico, que incluirá, entre outros: medida de pressão arterial, pesquisa da glicosúria e, se necessário, hepatograma, além de minucioso exame ginecológico das mamas e citologia cervical oncológica. A possibilidade de gestação deve ser excluída, pois é completamente contraindicada a ingestão de anticoncepcional por mulheres grávidas.
Em tratamento prolongado recomenda-se o controle médico semestral. Durante o tratamento com esteróides, têm-se observado, algumas vezes, alterações hepáticas benignas e outras mais raras também malignas, que em casos isolados podem provocar hemorragias intra-abdominais graves. A mulher deve informar ao ginecologista quaisquer reações adversas e indesejadas, pois dependendo da gravidade do problema a administração da pílula deve ser interrompida imediatamente.
A pílula Gestinol 28 deve ser observada com cuidado em mulheres com diabetes, hipertensão arterial, varizes, otosclerose, esclerose múltipla, epilepsia, porfiria, tetania, coréia menor, antecedentes de flebite ou tendência para diabetes
Veja Todos Comentários
Olá, sou a Nanci e na vdd uma ginecologista de uma clínica particular me receitou o gestinol. Tenho vários tipos de miomas e são enormes, no entanto a ginecologista do sus disse para eu não tomar. Fiz um tratamento com análogos a famosa injeção zoladez e durante uns meses entrei na menopausa. Porém o efeito já acabou, percebo que melhorou um pouco às hemorragias, mas sangro muito e fico bem debilitada. Vou realizar novos exames pois meu caso é de cirurgia. Na vdd não sei se eu tomar o gestinol vai diminuir meu sangramento, mas pra quem tomou o zoladez e sobreviveu rsrsrs não custa tentar. Cada corpo reage de uma maneira vou consultar o ginecologista mas os comentários acima foram úteis.
Olá ,me chamo Adriana faço uso do gestinol a 7 meses,meu ginecologista passou pq tenho endometriose. Bom no começo senti enjoou mais agora sinto fortes dores de cabeça,perdi 6 kilos q pra mim foram ótimos pq pesava 105 kilos,fora a dor de cabeça me sinto bem com ele.
Devido eu ter cistos nos ovários e querer engravidar,minha GO passou pra tomar durante 3 meses consecutivos e depois parar pra tentar engravidar. Será que realmente funciona? Estou na primeira cartela e ansiosa, porque já tem vários anos que tento engravidar e não consigo por causa desses cistos.
Tomo Gestinol 28 há uns 5 anos. De fato, não tenho mais os sintomas enxaqueca, cólicas fortíssimas e adorei não menstruar, pois tinha quase uma hemorragia por mês. No entanto, engordei cerca de 10kg, minha barriga, meus braços e meus seios estão enormes. Vou pedir ao meu ginecologista para mudar.
Olá,
Estou tomando Gestinol 28 à duas semanas, tô querendo matar alguém, fora que estou sentindo todos os efeitos colaterais... já marquei uma consulta com minha gineco, quero trocar!
Menina tbm to sentindo todos efeitos catedrais enjoo mal estar ...Não sei se paro e troco na primeira cartela ou se substituo...
Eu tomo Gestinos há 2 anos e nunca tive efeitos colaterais fortes, só alguns sintomas quando o meu corpo ainda tava se adaptando a ele. Minha pele melhorou muito com ela e engordei cerca de 12 kg nesses anos, mas pra mim foi bom porque eu era muito magra. Às vezes me sinto um pouco inchada, mas acredito que tenha engordado devido ao apetite que ele me dá.
Agora tô pensando em mudar porque comecei a sentir umas cólicas em algumas situações, eu sinto como se meu corpo quisesse menstruar. Enfim, tenho muito pontos positivos sobre ele e alguns negativos, mas no geral pra mim ele fez muito bem.
Tomei Gestinol 28 por cerca da 8 meses. Sentia a região abdominal inchada... tive sangramentos além de cólicas contínuas. Este mês parei de tomar e todos os efeitos colaterais passaram dias depois da interrupção
.
Estou tomando a 2 semanas só estou um pouco triste mas acho que é efeito colateral quase não sinto fome .estou bem só tive mais sangramento que o normal no início tenho endometriose .espero que fique tudo bem ,pois sinto a muitas dores .só o tempo vai dizer.
Tomo Gestinol a 11 anos, ele resolveu meus problemas com TPM . Há dois anos fui diagnosticada com mioma e devido ao uso desse medicamento ele não tem crescido. Como efeitos colaterais , ganhei peso e as vezes tenho escapes de sangramento, mas nada comparado ao que tinha antes do tratamento com ele, por isso, continuo com ele.Antes tomava Cerazette mas os efeitos colaterais eram maiores.
Eu tive todos os efeitos colaterais com gestinol.Inclusive crises de ansiedade.Tomei por 4 meses.
Boa noite, tomo gestinol a 4 anos, tinha muita tpm e minha ginecologista indicou a mesma. Engordei bastante braço e barriga, mas tpm não tive mais!