Anticoncepcional Gestinol 28 Engorda ou Emagrece?

Especialista:
atualizado em 03/06/2016

O anticoncepcional Gestinol 28 é uma pílula oral de uso contínuo, justamente por conter baixa dosagem, portanto não há o intervalo de sete dias da menstruação. Além de ser utilizado obviamente para prevenir a gravidez, é indicado muitas vezes na redução de cólicas e sintomas da TPM.

A combinação do gestodeno com etilinestradinol inibe a ovulação e evita a liberação da gonotrofina, suprimindo a penetração do espermatozoide no útero. Cada cartela desse medicamento possui 28 comprimidos que devem ser ingeridos ininterruptamente.

Durante o primeiro mês de uso é natural que o corpo ainda esteja em fase de adaptação ao medicamento, por isso algumas reações adversas podem ocorrer. Mas será que dentre os efeitos colaterais está o fato de que o anticoncepcional Gestinol 28 engorda? Ou pode ser que ele emagreça? Acompanhe abaixo para mais detalhes.

Indicações

O anticoncepcional Gestinol 28 é indicado para mulheres que querem interromper a menstruação por um período determinado ou para tratamento dos sintomas da menstruação, como cólicas intensas, enxaqueca e outros sintomas inconvenientes advindos da TPM.

Além da prevenção da gravidez, este anticoncepcional tem como destaque reduzir os incômodos da menstruação, bem como diminuir doenças como endometriose e câncer de ovário. Também ajuda na prevenção da endometriose, uma doença que vem se tornando frequente em mulheres ao redor do mundo. É um anticoncepcional de uso contínuo que contém apenas progesterona.

Para portadoras de endometriose, esta pílula é indicada para o controle da doença ou para prevenção da doença. E em geral é usada após cirurgias e após o uso dos análogos. No caso de miomas, espera-se que sejam reduzidos com o uso da pílula.

Relato de usuárias

Uma das usuárias não recomenda o Gestinol 28, pois ao invés de tratar a cólica como promete, o anticoncepcional aumentou as dores, além de aumentar também o fluxo de sangue. Porém, ela conta que já usou o Gestinol 28 anteriormente por três anos e nunca teve efeitos indesejados. Ela possui dois cistos no ovário e que irá procurar a ginecologista para uma nova orientação.

Uma outra usuária relata que possui um mioma de 3 cm e por isso foi orientada a ingerir o medicamento para o tratamento, mas ela conta que desde que iniciou a ingestão de hormônios ela engordou 10 kg. Entretanto, ela não especifica se o problema advém apenas do Gestinol 28 ou de todos medicamentos com hormônios que ela vêm tomando.

O Anticoncepcional Gestinol 28 engorda?

Um dos efeitos colaterais relatados é o ganho de peso. Isso pode ocorrer devido ao inchaço e retenção de líquidos que os hormônios presentes na fórmula geram no organismo. Apesar de cada pílula da cartela de uso contínuo conter menos hormônio do que os anticoncepcionais tradicionais que são ingeridos com uma pausa de sete dias, a ingestão diária e ininterrupta pode contribuir para esse inchaço, pois as mulheres que dão a pausa para menstruar podem ver o inchaço diminuir após passarem pela menstruação.

Entretanto, isso varia de corpo para corpo e está diretamente relacionado ao metabolismo de cada mulher, sendo difícil prever as reações que determinado anticoncepcional gera sobre cada pessoa. Por isso, dizer que o anticoncepcional 28 emagrece também é muito relativo, pois varia de acordo com a predisposição aos hormônios de cada mulher.

Na dúvida, consulte um ginecologista para uma avaliação específica, mas tenha em mente que o anticoncepcional Gestinol 28 engorda sim em determinados casos, e quando isso ocorre basta solicitar a troca de medicamento junto ao especialista.

Como tomar?

Por conter baixas dosagens hormonais, as pílulas devem ser ingeridas sem a pausa das versões tradicionais. Bata tomar um comprimido por dia, iniciando no primeiro dia da menstruação, completando a ingestão das 28 pílulas presentes na cartela, e quando a cartela acabar, já iniciar a nova no dia seguinte, sem interrupção.

Este medicamento foi desenvolvido para uso contínuo e, por isso, não acarreta nenhum problema quanto a isso, diferente dos anticoncepcionais normais que não devem ser ingeridos continuamente por conta de doses mais altas de hormônios. O Gestinol associa progestogênio e estrogênio sintético.

Efeitos colaterais

Se uma mulher iniciou a ingestão do anticoncepcional no primeiro dia da menstruação, o Gestinol 28 já estará fazendo efeito desde a primeira pílula. Vale lembrar que a primeira cartela é de adaptação do corpo ao hormônio, por isso podem ocorrer sangramentos de escape até o uso da terceira cartela. Outros efeitos colaterais podem ser o ganho de peso, dor de cabeça, náuseas, inchaço das mamas, distúrbios gástricos, depressão, cloasma e alterações na libido – que pode aumentar ou diminuir.

O uso contínuo do Gestinol 28 pode levar à amenorréia, que nada mais é do que a falta de menstruação. Trata-se de mais uma opção contraceptiva, especialmente indicada para aquelas mulheres com sintomas intensos de TPM e que desejam se livrar desses problemas.

Advertências

Antes de iniciar o tratamento, deve ser realizado exame clínico, que incluirá, entre outros: medida de pressão arterial, pesquisa da glicosúria e, se necessário, hepatograma, além de minucioso exame ginecológico das mamas e citologia cervical oncológica. A possibilidade de gestação deve ser excluída, pois é completamente contraindicada a ingestão de anticoncepcional por mulheres grávidas.

Em tratamento prolongado recomenda-se o controle médico semestral. Durante o tratamento com esteróides, têm-se observado, algumas vezes, alterações hepáticas benignas e outras mais raras também malignas, que em casos isolados podem provocar hemorragias intra-abdominais graves. A mulher deve informar ao ginecologista quaisquer reações adversas e indesejadas, pois dependendo da gravidade do problema a administração da pílula deve ser interrompida imediatamente.

A pílula Gestinol 28 deve ser observada com cuidado em mulheres com diabetes, hipertensão arterial, varizes, otosclerose, esclerose múltipla, epilepsia, porfiria, tetania, coréia menor, antecedentes de flebite ou tendência para diabetes

O seu ginecologista recomendou o tratamento com o anticoncepcional Gestinol 28 para você? Alguma pessoa que você conhece afirmou que ele engorda? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (305 votos, média: 3,92 de 5)
Loading...

 

Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

101 comentários em “Anticoncepcional Gestinol 28 Engorda ou Emagrece?”

  1. Olá,Boa noite.
    Eu tenho 51 anos, fiz em março deste ano, e fazia uso há 3 meses do Elani 28 indicada para cessar sangramentos persistentes causados pela pré menopausa (não tenho outra causa evidente) e a anemia profunda que estava. No entanto,os sangramentos não cessaram com o anticoncepcional optado pela ginecologista. Neste período, de três meses, ganhei quase seis quilos.
    Em abril a minha médica trocou o Elani 28 pelo Gestinol 28,ambos do mesmo laboratório,e os sangramentos cessaram porém o ganho de peso em pouquíssimo tempo foi ainda maior, de mais de sete quilos.
    Como eu já estava com sobrepeso ao iniciar o anticoncepcional no início do ano agora estou com obesidade leve e fui diagnosticada com resistência insulínica, ou seja, pré diabética.😔
    Eu não fazia ideia da bomba que era tomar anticoncepcional na minha idade em que o metabolismo está super desacelerado e as taxas hormonais totalmente descontroladas.
    Tenho três filhos adultos e só fiz uso de anticoncepcional por um ano após me casar.
    A médica sugeriu colocar um Diu, Mirena, mas somente após este período de pandemia. Parei de tomar o Gestinol por conta própria há três semanas e Graças a Deus o primeiro sangramento veio dentro do meu normal e estou aguardando o primeiro ciclo depois disso tudo.
    Estou mais depressiva, com crises de fibromialgia e faço fisioterapia três vezes por semana para controle da dor além de terapia e medicamentos para depressão.
    O médico que fez os partos da minha mãe, que me trouxe ao mundo, fez também os partos dos meus dois filhos mais velhos, me disse uma vez: ” Vivemos num mundo em que se tem a consciência de proteger o meio ambiente, a vida dos animais, como as baleias, e a mulher é o “animal” menos protegido. A mulher é feita estéril antes mesmo do auge da fecundidade, entre os 20 e 30 anos, pois não ovula (anticoncepcionais são anovulatórios) e os efeitos desta “esterilidade forçada” virá não daqui a dez anos mais daqui a trinta, quarenta anos. Uma paciente morreu que atendi recentemente morreu por problemas cerebrais devido ao uso durante anos de anticoncepcional.”
    Este médico, hoje falecido, fez parte do Conselho de Ética do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro. Ainda que este grande médico tenha sido bastante conservador, defendia o método natural (bilings), mantinha firme suas convicções de que a saúde da mulher e a preservação da vida humana como a vida em todas as suas espécies, têm que fazer parte dos diálogos e discussões sobre formas menos agressivas e mais naturais de contracepção.
    Maristela.

    Quem puder jamais tome

  2. Tomo gestinol 28 há 8 anos e só notei que retenho liquidos mais que o normal, não tenho escapes e nem cólicas menstruais ou sinais da TPM..

  3. Estou o usando gestinol 28 a 3 meses,minha ginecologista prescreveu pq tenho vários miomas.Mas continuo sangrando,o fluxo não para,tenho medo de hemorragia. Desde q comecei a usar sinto cólicas,meus seios vivem inchados e sinto muitas dores nas pernas. Perdi 3kgs desde então.Obq devo fazer?Tenho miomas, cistos de Norboth e varizes pélvicas.Estou muito preocupada.

    • Demora a três meses para o remédio se adaptar ao seu organismo. Sengundo o fabricante. Mas, melhor consultar seu ginecologista

  4. Estou com 15 dias i estou mestranda sempre aquela borra triste não sei se vou continuar aqui onde moro e caro 110,00 reais pensa q triste estou tomando por causa de um mioma.

  5. Estou usando o gestinol 28 ha quase vinte dias e eu estou morta arrependida…pois quando nao estou melancólica, estou ansiosa e irritada. para piorar estou muito inchada.. e visivelmente engordei. É um absurdo vc usar uma medicação que traz mais prejuízos que benefícios a sua saúde.. compre 03 cartelas más não vou passar da primeira porque tenho amor a minha vida, vou partir para outro remédio menos ruim que esse tal de GESTINOL 28.

  6. Tomo destino a 10 anos por conta de alguns miomas que tenho, me sinto muito bem sem menstruar, sem dores,não engordei
    Um benção graças a Deus e escapei da cirurgia
    Só acho o preço um pouco alto,aqui em Belém custa 28 reais

  7. Tomo gestinol 28 a seis meses para tratamento de mioma que mede 3 cm..sim engordei 3 kg mas fora disso li sinto muito bem meu corpo se adaptou bem.

  8. Bom, depois de tomar Elaine 28 que não deu certo devidos aos escapes contínuos, falta total da libido, secura vacinal etc( só consegui manter o peso) tive que trocar.Fui à ginecologista e comecei a tomar o gestional 28, faz um ano que estou tomando e logo de cara tive aumento de peso, retenção de líquido, ( braços, barriga, pernas e seios inchados) melhorou um pouco a libido, os escapes diminuíram, mas sinto alteração de humor frequente, ás vezes cólica, aumento da apetite principalmente por doces, calores insuportáveis… Fiz uma bateria de exames para verificar se esses sintomas não estavam relacionados com a tireoide, porém quando saiu o resultado tudo indicou que é o anticoncepcional. Agora vou tenta o tal do tamti espero que dê tudo certo, se não vou abolir de vez esses remédios.

  9. Estou começando a tomar a segunda cartela, mas já me arrependi de ter compro. Desde os 11 anoS a minha menstruação domina minha vida, meu humor! . Ogestimil 28 me deixou mais depressiva que a TDPM. E está me engordando. Estou com medo de como vou estar no final desta segunda cartela!

  10. Olá, estou tomando faz 8 dias e sinto que estou emagrecendo e perdendo o apetite. Tenho sentido dores no pé da barriga, não estou grávida, fiz uma ultra-sonografia transgaginal e os ovários estão normais. Nenhum sinal de cistos ou miomas. Será que estou com problema de endométrio? Bexiga ou algo parecido?

    • São efeitos do remédio mesmo, Fernanda Tuma. Também sentia fortes dores ao “pé da barriga” no período em que estava tomando ele. Precisei trocar a medicação, devido a isso, pois as dores persistiam… Aconselho você procurar o(a) seu(sua) Ginecologista para informar esse desconforto que você está sentindo. Essa medicação também serve para o tratamento de endometriose, aproveite e pergunte sobre isso, se nos seus exames havia alguma possibilidade de foco de endometriose.

  11. Tomei durante 6 meses, perdi 7kls. Mas decidi para, foi o fim voltou tudo de novo, então pra mim fez muito bem e ainda perdi peso.só tive vômitos no início

  12. Estou tomando a primeira cartela ainda e estou sentindo braços e barriga inchada… engordei 1,5kg. Estou desesperada pq ja estou acima do peso ja faz tempo, luto contra a balança e agora estou triste com esse ganho de peso. Será que é o gestinol que causou isso? Vou começar a trabalhar a pé. 🙁

  13. Olá, sou a Nanci e na vdd uma ginecologista de uma clínica particular me receitou o gestinol. Tenho vários tipos de miomas e são enormes, no entanto a ginecologista do sus disse para eu não tomar. Fiz um tratamento com análogos a famosa injeção zoladez e durante uns meses entrei na menopausa. Porém o efeito já acabou, percebo que melhorou um pouco às hemorragias, mas sangro muito e fico bem debilitada. Vou realizar novos exames pois meu caso é de cirurgia. Na vdd não sei se eu tomar o gestinol vai diminuir meu sangramento, mas pra quem tomou o zoladez e sobreviveu rsrsrs não custa tentar. Cada corpo reage de uma maneira vou consultar o ginecologista mas os comentários acima foram úteis.