Medicamentos

Anticoncepcional Neovlar Engorda?

Publicado por
Equipe MundoBoaForma

Ver resumo

  • O anticoncepcional Neovlar contém Levonorgestrel e Etinilestradiol, hormônios que podem causar tontura, dor de cabeça, enxaqueca e oscilações de humor, mas não engordam diretamente.
  • Segundo o artigo, o possível ganho de peso estaria ligado ao aumento de apetite causado pelas oscilações hormonais, e não a calorias fornecidas pelo medicamento em si.
  • Uma pesquisa do FDA de 2013 indicou que a eficácia do Levonorgestrel pode diminuir em mulheres com mais de 75 quilos, o que também reduziria eventuais efeitos do hormônio sobre o peso nesses casos.
  • O Etinilestradiol presente no Neovlar é uma dose baixa (0,05 mg) de estrogênio sintético, hormônio associado ao controle do colesterol e à prevenção de doenças cardíacas.
  • Como cada organismo reage de forma diferente aos hormônios, o artigo recomenda acompanhamento médico para definir o anticoncepcional mais adequado a cada caso.

Os métodos contraceptivos são muito importantes para as mulheres, não só pela prevenção de gravidez, como também de doenças sexualmente transmissíveis. A questão é que muitos desses medicamentos interferem diretamente sobre os níveis de determinados hormônios, que podem resultar nas mudanças de medidas.

Dentre eles, muitas usuárias se queixam de que o anticoncepcional Neovlar engorda, mas será que essa reação é comum a todas as mulheres? Então, se você tem suas dúvidas, fique atenta às informações e possíveis esclarecimentos que podem te ajudar a preservar a sua boa forma, sem deixar a prevenção de lado.

Possíveis reações

É tendencioso afirmar que os medicamentos contraceptivos engordam, por isso, vale fazermos uma análise sobre os componentes do Neovlar, para buscarmos se há algo que justifique que o anticoncepcional Neovlar engorda.

O Neovlar pode interferir nas atividades cardiovasculares, e também no sistema nervoso, se ministrado de forma imprudente; por isso, atenção a sintomas como tonturas e dores de cabeça, pois os anticoncepcionais podem ocasionar aumento de nervosismo, principalmente no período pré-menstrual, enxaquecas e até depressão.

As oscilações de humor podem induzir você a sentir mais fome, e resultar em possíveis exageros, o que contribui com o ganho de peso, mas não diretamente pela ação do medicamento. Sendo assim, não podemos dizer que o anticoncepcional Neovlar engorda, já que não é ele que fornece mais calorias ao seu corpo, e sim a sensação de fome e consumo de mais calorias.

Mecanismo de ação

Os anticoncepcionais agem a fim de reduzir a ovulação feminina, o que também reduz a possibilidade de uma gravidez. Cada comprimido contém 0,25 mg de Levonorgestrel e 0,05 mg de Etinilestradiol, mas será que essas substâncias justificam dizer que o anticoncepcional Neovlar engorda? O Levonorgestrel também está presente nas famosas pílulas do dia seguinte, e ele nada mais é que um hormônio concentrado que pode agir no processo contraceptivo.

Afirma-se que o Levonorgestrel, identificado como um tipo de progesterona, tem a sua eficácia comprometida nos casos de mulheres com peso superior a 75 quilos, e esse resultado foi obtido a partir de pesquisas feitas pelo FDA, no ano de 2013. Se a sua eficiência pode ser reduzida para mulheres com sobrepeso, podemos concluir que os efeitos desses hormônios podem ser insignificantes para estas, tanto para contracepção, quanto para ganho de peso. Nesses casos, é recomendado que essas mulheres busquem outras medidas para se protegerem nas relações sexuais.

É dito ainda que o consumo excessivo de Etinilestradiol pode comprometer o peso, mas esse perigo é dirigido às porções de, em média, 100 µg, ou seja, como esse medicamento possui apenas 0,05 mg, é incoerente afirmar que o anticoncepcional Neovlar engorda por conta dessa substância. O Etinilestradiol nada mais é que um tipo de estrogênio sintético, e este é apontado como importante para o controle dos níveis de colesterol, e ainda na prevenção de doenças cardíacas.

Características pessoais

Que cada organismo se comporta de uma forma singular, isso todos nós sabemos. Essa afirmativa também envolve a ação dos hormônios no corpo, por isso, torna-se extremamente tendencioso dizer que em todos os casos o anticoncepcional Neovlar engorda, já que para algumas mulheres, a sua ação pode ser comprometida.

Como cada organismo age de uma forma, não foi possível dizer se é possível ganhar peso ou não com esse medicamento, por isso, o ideal é a busca pelo acompanhamento médico, pois assim será traçado o seu perfil, e então o anticoncepcional mais adequado será recomendado para melhor reagir em seu organismo, sem haver consequências à sua boa forma e seu corpo de um modo geral. O ideal é buscar esclarecimentos médicos antes de iniciar qualquer tratamento. 

Você conhece alguém que utilize e afirme que o anticoncepcional Neovlar engorda? Tem medo deste possível efeito colateral ao usar o medicamento? Comente abaixo.

☆ ☆ ☆ ☆ ☆ Foi útil? Avalie 4.2 de 5
Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

Escrever comentário

Publicidade

Veja Todos Comentários

  • Sempre tomei neovlar tomo a muitos anos nos dois primeiros anos senti sim uma diferença em meu corpo mas tbm depois estabilizou parei de engordar com um certo peso q tbm não foi nada de exageiro me sinto muito bem com o neovlar não me causa sintomas algum passo ate anos sem menstruação porque tome sempre sem intervalos e nunca tive q reclamar super indico ?

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Escrever comentário

    Publicidade
  • Antes eu tomava ciclo 21. MAs enjoava muito.passei a tomar o neo lar pra controlar tbm minha menstruação mas agora está toda dsscontrolada de novo e ta vindo muito parece hemorragia.n quer ir embora e estou sentindo tontura fraqueza e muitas dores de cabeça.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Escrever comentário

    Publicidade
    • Oi Janice, lino.seu comentário, tbm estou passando pelo mesmo problema.
      O que vc fez para controlar a sua ?
      A minha está vindo muito, não quer ir embora e parece hemorragia.

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Escrever comentário

      Publicidade
  • Tomou Neovlar a mais de 11 anos nunca me fez mal, a única coisa que sinto é um pouco de estresse antes de menstruar fora isso nada mais.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Escrever comentário

    Publicidade
  • Comecei tomar mais tenho medo de engravidar pois troquei o remédio tem dois dias e medo tbm de engordar mais e ter náuseas ....

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Escrever comentário

    Publicidade
    • Tomo neovlar ha muitos anos. Dei uma parada e ha 1 ano venho tomando de novo. Engorda sim. Porem tomo p segurar a menstruacao.quando acaba a cartela ,deixo descer e quando vai embora tomo dr novo.

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Escrever comentário

      Publicidade
  • Boa tarde meninas eu vou começar a toma ele hoje, eu tomo no mesmo horário? e se eu esquece no outro dia oque faço ?.
    Eu mudei eu tomava muscular Acetato de Medroxiprogester muscular injeção
    Mais tava me fazendo muito mal...

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Escrever comentário

    Publicidade
  • Comecei à tomar Neovlar ,depois ter ganhando o meu primeiro filho.
    Isso à 7 anos. Nunca engordei fiquei com o mesmo peso por um bom tempo. Mais passa do anos sintir algo mudar em mim, passei a não tem vontade de fazer sexo. Como antes. Bom muito anos achei que era coisas da minha cabeça que ia passar, achei que ia voltar a de vontade de fazer sexo mais nada. E assim foi. Até que resolver para.
    E pecebir que minha vontade voltou com tudo.
    Ele diminuiu o meu libido. Foi a única coisa que vi que mudou em mim.
    Hoje estou com mais um pequeno.
    Acabei que engravidei depois que dei um pausa.
    Pensei à volta a fazer o uso dele mais como tive está falta de desejo sexual, achei melhor nem começa.
    Bom é como médico fala cada mulher é diferente uma da outra, cada uma tem um corpo diferente.
    Este foi o meu caso, foi o que aconteceu comigo.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Escrever comentário

    Publicidade
  • Esse anteconcepcional é péssimo passava mal todos os dias vomitava todo dia...e fora o risco que tem de câncer de mama pesquisem

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Escrever comentário

    Publicidade
  • Engorda sim eu tomo a 3 anos e engordei 20 kg nesse periodo e sinto mauita dor nas pernas devido o peso pois sou baixinha

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Escrever comentário

    Publicidade
      • Gente eu engordei 10k depois de tá tomando neovilar, agora vou parar pq vou fazer laqueadura e mesmo assim dizem q essa cirurgia faz engordar tb?

        Cancelar resposta

        Deixe um comentário

        Escrever comentário

        Publicidade
Publicado por
Equipe MundoBoaForma