Anticoncepcional Neovlar Engorda?

Especialista:
atualizado em 03/06/2016

Os métodos contraceptivos são muito importantes para as mulheres, não só pela prevenção de gravidez, como também de doenças sexualmente transmissíveis. A questão é que muitos desses medicamentos interferem diretamente sobre os níveis de determinados hormônios, que podem resultar nas mudanças de medidas.

Dentre eles, muitas usuárias se queixam de que o anticoncepcional Neovlar engorda, mas será que essa reação é comum a todas as mulheres? Então, se você tem suas dúvidas, fique atenta às informações e possíveis esclarecimentos que podem te ajudar a preservar a sua boa forma, sem deixar a prevenção de lado.

Possíveis reações

É tendencioso afirmar que os medicamentos contraceptivos engordam, por isso, vale fazermos uma análise sobre os componentes do Neovlar, para buscarmos se há algo que justifique que o anticoncepcional Neovlar engorda.

O Neovlar pode interferir nas atividades cardiovasculares, e também no sistema nervoso, se ministrado de forma imprudente; por isso, atenção a sintomas como tonturas e dores de cabeça, pois os anticoncepcionais podem ocasionar aumento de nervosismo, principalmente no período pré-menstrual, enxaquecas e até depressão.

As oscilações de humor podem induzir você a sentir mais fome, e resultar em possíveis exageros, o que contribui com o ganho de peso, mas não diretamente pela ação do medicamento. Sendo assim, não podemos dizer que o anticoncepcional Neovlar engorda, já que não é ele que fornece mais calorias ao seu corpo, e sim a sensação de fome e consumo de mais calorias.

Mecanismo de ação

Os anticoncepcionais agem a fim de reduzir a ovulação feminina, o que também reduz a possibilidade de uma gravidez. Cada comprimido contém 0,25 mg de Levonorgestrel e 0,05 mg de Etinilestradiol, mas será que essas substâncias justificam dizer que o anticoncepcional Neovlar engorda? O Levonorgestrel também está presente nas famosas pílulas do dia seguinte, e ele nada mais é que um hormônio concentrado que pode agir no processo contraceptivo.

Afirma-se que o Levonorgestrel, identificado como um tipo de progesterona, tem a sua eficácia comprometida nos casos de mulheres com peso superior a 75 quilos, e esse resultado foi obtido a partir de pesquisas feitas pelo FDA, no ano de 2013. Se a sua eficiência pode ser reduzida para mulheres com sobrepeso, podemos concluir que os efeitos desses hormônios podem ser insignificantes para estas, tanto para contracepção, quanto para ganho de peso. Nesses casos, é recomendado que essas mulheres busquem outras medidas para se protegerem nas relações sexuais.

É dito ainda que o consumo excessivo de Etinilestradiol pode comprometer o peso, mas esse perigo é dirigido às porções de, em média, 100 µg, ou seja, como esse medicamento possui apenas 0,05 mg, é incoerente afirmar que o anticoncepcional Neovlar engorda por conta dessa substância. O Etinilestradiol nada mais é que um tipo de estrogênio sintético, e este é apontado como importante para o controle dos níveis de colesterol, e ainda na prevenção de doenças cardíacas.

Características pessoais

Que cada organismo se comporta de uma forma singular, isso todos nós sabemos. Essa afirmativa também envolve a ação dos hormônios no corpo, por isso, torna-se extremamente tendencioso dizer que em todos os casos o anticoncepcional Neovlar engorda, já que para algumas mulheres, a sua ação pode ser comprometida.

Como cada organismo age de uma forma, não foi possível dizer se é possível ganhar peso ou não com esse medicamento, por isso, o ideal é a busca pelo acompanhamento médico, pois assim será traçado o seu perfil, e então o anticoncepcional mais adequado será recomendado para melhor reagir em seu organismo, sem haver consequências à sua boa forma e seu corpo de um modo geral. O ideal é buscar esclarecimentos médicos antes de iniciar qualquer tratamento. 

Você conhece alguém que utilize e afirme que o anticoncepcional Neovlar engorda? Tem medo deste possível efeito colateral ao usar o medicamento? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (72 votos, média: 4,22 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

33 comentários em “Anticoncepcional Neovlar Engorda?”

  1. Eu tomo desde meus 15 anos ,hoje tenho 24. No começo não me fazia tanto mas depois … sinto dor de cabeça dia sim dia nao ,e dores muitos fortes. Tonteira diariamente ,fraqueza nas pernas tremor nos braços, dormencia demais nos braços e as vezes nas pernas também. E fico muito muito enjoada. Fome entao… ando tendo uma fome ,toda hora to caçando o que comer. Esse neovlar nao me fez bem em nada .. só não troquei pq fiquei cm medo de engravidar nessa troca.

  2. Tomei neovlar durante 15anos nunca passei de 62 quilos tenho 45 dias tomando tâmisa 15 por orientação médica já estou com 68 quilos amigas fujam do tâmisa 15

  3. Eu tomei por muitos anos e não mudou nada. E adorava pq ele era baratinho.
    Parei de tomar pq esquecia muito e passei pra injeção. Mas depois parei com a injeção também . Faz 4 anos que não tomava nada, mas meu período menstrual passou a ser de intensa secreção e muitas cólicas. Fui ao médico e ele me indicou o Primera 20.
    Começarei este mês.