O momento do sono é essencial para a manutenção da nossa saúde física e mental. Ter uma boa noite de sono pode ajudar a aliviar o estresse, ampliar a criatividade, memória, aprendizado e é essencial para a recuperação de lesões e doenças.
Quando você está dormindo, o sono se alterna entre sono REM e não-REM.
O termo REM (rapid eye movement) significa movimento rápido dos olhos. No sono REM, seus olhos se movem rápido em várias direções, mesmo não produzindo nenhuma imagem ao cérebro. É a fase do sono profundo onde a maioria dos sonhos acontece, por isso, também é o estágio em que a frequência cardíaca e a respiração ficam aceleradas.
A primeira etapa do sono é o sono não-REM, que antecede o sono REM. Durante a noite, ocorrem vários ciclos longos em que as fases do sono REM e não-REM se repetem alternadamente.
O sono não-REM é dividido em três estágios que duram de 5 a 15 minutos. É preciso passar pelos três estágios do sono não-REM para conseguir atingir o sono REM.
O primeiro estágio é quando os olhos estão fechados, mas a sensação é de ainda estar acordado e, normalmente, dura de 5 a 10 minutos. É nessa etapa que ocorrem as contrações musculares repentinas que muitas pessoas experimentam quando estão iniciando o sono. Saiba que essas contrações são comuns e normais.
Em seguida, no segundo estágio, entramos no sono leve, onde ocorre a diminuição da frequência cardíaca e a queda da temperatura corporal. Essa fase dura de 10 a 25 minutos.
No terceiro estágio, iniciamos o sono profundo. Fica mais difícil de ser acordado nesse estágio e, se você for acordado, é provável que se sinta desorientado.
Durante o sono não-REM, o corpo entra em estado de manutenção para recuperar tecidos, construir músculos e ossos e fortalecer o sistema imune.
O quarto estágio do sono é o que chamamos sono REM e ocorre 90 minutos depois do estágio 1. O primeiro ciclo do sono REM dura 10 minutos e fica mais longo nos outros ciclos durante a noite, até chegar a durar 1 hora.
Nas fases do sono REM, a frequência cardíaca e a respiração ficam aceleradas.
O sono pode nos ajudar de muitas formas, como no(a):
Muitos fatores podem interferir na hora de dormir, incluindo experiências durante a noite de sono e situações do dia anterior. Esses são alguns aspectos que podem atrapalhar seu sono:
Para ter uma boa qualidade de sono e conseguir atingir o sono REM com mais facilidade, é necessário fazer adaptações na sua rotina noturna. Realizar uma higiene do sono pode mudar completamente sua relação com a hora de dormir. Para começar a fazer a higiene do sono nesta noite, siga esses passos:
Vários estudos afirmam que a privação de sono afeta consideravelmente:
Ao longo do tempo, a falta de um sono regular pode aumentar o risco para desenvolver doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade, depressão e ansiedade.
Então, experimente as dicas que deixamos para uma boa higiene do sono e torne a qualidade do seu sono uma prioridade para a sua saúde e bem-estar.
Deixe um comentário