Se você já ouviu falar do mulungu é bem provável que tenha se perguntado sobre o chá dessa planta medicinal brasileira, que também é conhecida pelos nomes de canivete, bico-de-papagaio e corticeira. Isso se nunca ouviu alguém explicar para que serve o mulungu, descrevendo os efeitos que é possível obter a partir dele.
Os frutos, as flores, as sementes e as cascas da planta podem ser aproveitadas. As suas cascas, inclusive, são utilizadas na receita de chá de mulungu. Então, vamos conhecer esses tais efeitos positivos que já foram atribuídos à planta?
A bebida está associada aos seguintes benefícios:
Por possuir propriedades calmantes e sedativas, o chá de mulungu é usado por algumas pessoas como remédio caseiro para insônia, ansiedade ou estresse.
A justificativa é a presença de hipaporfina, eritrina e eritravina no mulungu, compostos com ação ansiolítica (calmante ou tranquilizante) que ativam os receptores de ácido gama-aminobutírico (GABA), um neurotransmissor que age como relaxante no sistema nervoso.
Mas, o que a ciência diz a esse respeito? Pesquisas realizadas em ratos já mostraram que extratos de mulungu podem colaborar com a diminuição dos níveis de ansiedade.
No entanto, não se sabe se os extratos avaliados na pesquisa são encontrados na mesma forma e quantidade dentro de uma xícara chá de mulungu caseiro e habitual.
Além disso, é importante destacar que os estudos foram feitos em animais, não em seres humanos. Portanto, é importante aguardar os resultados dos testes em pessoas antes de usar o chá de mulungu no tratamento da insônia, ansiedade ou estresse para confirmar se os mesmos efeitos são observados em seres humanos.
Devido às suas propriedades diuréticas, o chá de mulungu pode auxiliar a combater o inchaço causado pela retenção de líquido, pois estimula a eliminação do excesso de líquido por meio da urina.
Entretanto, é importante não exagerar no consumo do chá de mulungu e beber bastante água, para não eliminar mais líquido que o necessário e correr o risco de ter uma desidratação.
Além disso, vale a pena investigar no médico se o inchaço e a retenção de líquido não podem ser fruto de algum problema de saúde.
Propriedades analgésicas e antinociceptivas (de diminuição na capacidade de perceber a dor) já foram atribuídas ao mulungu.
Além disso, o mulungu contém eritralina, uma substância conhecida por sua ação anti-inflamatória. Assim, acredita-se que a planta possa contribuir com o alívio de dores reumáticas, como gota, artrite e tendinite, por exemplo.
Uma pesquisa do ano de 2013 realizada em ratos indicou que o extrato de mulungu pode diminuir a sensibilidade do corpo aos estímulos dolorosos.
Outro estudo, do ano de 2003, divulgado no Biological & Pharmaceutical Bulletin (Boletim Biológico e Farmacêutico, tradução livre) também mostrou que a planta medicinal ajuda a diminuir a dor.
Entretanto, é preciso aguardar estudos que confirmem se esses efeitos também são observados no chá de mulungu caseiro e se eles se repetem em seres humanos.
Uma pesquisa feita em 2012 e divulgada na publicação Epilepsy & Behavior (Epilepsia e Comportamento, tradução livre) mostrou que um composto extraído das flores de mulungu pode ajudar a inibir convulsões, além de produzir efeitos moderados contra a ansiedade.
Adicionalmente, testes conduzidos em laboratórios apontaram que ratos sob o efeito do mulungu apresentaram menos convulsões e viveram por mais tempo. O efeito foi atribuído aos compostos (+)-eritravina e (+)-11α-hidroxieritravina.
Porém, o experimento foi realizado em animais. Assim, é preciso aguardar que sejam feitos mais estudos nesse sentido para ver se eles conseguem atestar se os compostos presentes no chá de mulungu, do modo como ele é preparado habitualmente nas casas das pessoas, também tem efeito anticonvulsivo em seres humanos.
Atenção à contraindicação: o chá de mulungu não deve ser consumido exagerada ou prolongadamente, tendo em vista que o seu uso excessivo pode causar paralisias musculares.
O chá de mulungu é contraindicado para pessoas que utilizam medicamentos anti-hipertensivos. Quem sofre com pressão baixa, insuficiência cardíaca e arritmia também é aconselhado a não fazer uso do mulungu.
Já para os pacientes que usam remédios antidepressivos, o conselho é consultar o médico antes de usar a planta, pois ela pode alterar os seus efeitos.
Daí a importância de que todos consultem o médico antes de tomar o chá de mulungu, principalmente quem fizer uso de algum tipo de remédio. Até porque não existem garantias de que a utilização da bebida a longo prazo seja saudável e ofereça segurança.
Recomenda-se que crianças, gestantes, mulheres que amamentam e outros grupos de risco evitem ingerir a planta, pois não existem pesquisas suficientes para comprovar a sua segurança.
Não existem estudos que determinem uma dosagem apropriada da planta para uso pessoal, mas é necessário tomar cuidado ao ingerir o mulungu por meio de chás e outras formas.
Isso porque ele pode trazer efeitos colaterais como sedação, sonolência, diminuição da pressão arterial e paralisias musculares. Caso sofra com alguma dessas reações adversas ou outros problemas em decorrência do uso do chá, busque ajuda médica o mais rápido que puder.
Antes de utilizar o chá de mulungu para tratar qualquer um dos problemas de saúde citados acima, é fundamental que você consulte o seu médico para se certificar de que o mulungu é realmente apropriado para a sua saúde.
Além disso, não é recomendado substituir qualquer terapia ou remédio prescrito por um profissional de saúde qualificado apenas pelo uso do chá.
Como vimos, além de ter contraindicações e efeitos colaterais, ele serve apenas como um auxiliar, e portanto, deve vir acompanhado de um tratamento completo, indicado, orientado e acompanhado por um médico competente.
Veja Todos Comentários
O Mulungu, assim como a Erva de São João (Hypericum Perforatum) são dois remédios naturais porretas no combate à depressão e outros problemas nervosos - só que apresentam efeitos colaterais e precisam ser administrados com cuidado e acompanhamento. Por isso, será bom tentar primeiro uma combinação de Camomila (as flores secas, de preferência) e Passiflora (maracujá), em forma de chá, visto que ambas as plantas não têm contraindicações e apresentam grande poder calmante, sedativo, anti-inflamatório e antidepressivo (entre outros). Dê preferência a plantas secas vendidas em sacos lacrados, nas casas de produtos naturais. Como preparar: colocar uma colher de sobremesa de Camomila e uma de Passiflora em uma xícara, adicionar água fervente até encher a xícara, deixar repousar por alguns minutos, coar e beber em seguida. Duas ou três xícaras por dia vão ser suficientes.
Eu tomei o chá comprei as cascas, fiz o chá é tomo a noite. Tomei várias noites seguidas e não tive problema, pelo contrario, me ajudou muito.
Indico
Tenho isonia passo a noite sem dormir posso tomar todos os dias
Vale a pena dar uma parada depois de uma semana para voltar a tomar depois. Cuidado com excessos.
Estou tomando esse chá! To dormindo melhor mas eu intervalo com Melissa. Maracujá e outros.
Tem médico que fala que não tem conhecimento nenhum de plantas medicinais não adianta procurar o médico.els não sabe nada de fitoterapia e nem de farmacologia .Procurar o homeopata é melhor.
Olá e perigoso tomar todos os dias o chá de molungu,tenho tireóide e pressão baixa,epara mim tem sido ótimo para dormir.
Leiam todos os comentários. Neles tem váriaa respostas, inclusive do pessoal do Mundo Boa Forma!!!!
Minha nutri passou cha de mulungu por 3 meses seguidos.tomo a noite 150ml para tirar a ansiedade e compulsao por comida. Fiquei mais calma, perdir peso e parei de tomar sem nehum problema posterior.
Sara, Boa noite!
Comprei hoje este chá a granel sua resposta que me chamou mais atenção , gostaria de saber como vc fez o cha, pois ou mega ansiosa e quero começar a toma-lo.
obrigada
Posso tomar só todas as noites?
Como citado acima, o chá de mulungu não deve ser consumido mais de três dias seguidos.
Sou hipertenso e tomo losartana 50 um comp ao dia,posso fazer uso de molungu gotas?
A bebida é contraindicada a pessoas que utilizam medicamentos anti-hipertensivos.
Bom dia, se tomarmos 3 dias ,quantos dias de intervalo para voltar a tomar?
Vale a pena esperar mais uma semana.
Boa noite a todas(os). Minha pegunta, é sobre a quantidade máxima por dia. Pois já li que deve have um intervalo de uma semana após tomá-lo por 3 dias.
alguma contra indicação neste chá de molungu
Leia com atenção o item "Cuidados com o chá de mulungu" acima.