Saúde na Mídia

Dentista perde a visão por uso indevido de lentes

Publicado por
Equipe MundoBoaForma

Mais um vídeo, que serve como um alerta, viralizou esta semana na web. Nele, a dentista Nicole Géo relatou a experiência de contrair um parasita por uso indevido de suas lentes de contato, o que, além de causar fortes dores e comprometer sua visão, já a fez passar por mais de 20 cirurgias.

Imagem: Reprodução Instagram @dra.nicolegeo/@juliazevedo_makeup

Não é a primeira vez que um caso de negligência com os cuidados no uso de lentes de contato vem a público. Desta vez, Nicole Géo usou suas redes sociais para desabafar, compartilhar sua história e alertar seus seguidores quanto à necessidade de cumprir rigorosamente com os cuidados na hora de usar lentes de contato. 

Segundo Nicole, negligenciar esses cuidados pode ter consequências gravíssimas, como no seu caso.

Imagem: Reprodução TikTok

Em 2021, Nicole Géo contraiu o parasita acanthamoeba, considerado muito resistente, portanto, difícil de tratar e que, além de causar dores insuportáveis, aos poucos, vai comendo a córnea, causando cegueira.

Nicole que, desde então, vem se submetendo a tratamentos e cirurgias, resolveu desabafar em um vídeo emocionante, compartilhado no TikTok,  no qual revela os detalhes de sua experiência, destacando a dor insuportável e os efeitos devastadores que a doença teve em sua vida.

A dentista está sofrendo os efeitos de uma infecção na córnea, causados pelo parasita Acanthamoeba Keratitis, ou AK, como também é chamado. Segundo ela, isso foi resultado do desleixo com os cuidados básicos, como não dormir com as lentes, lavá-las de maneira inadequada e não seguir as orientações de higiene corretamente. 

“Não sei, exatamente, como peguei, mas sei que foi pelo uso indevido da lente de contato. Aquela falta de cuidado, de dormir com a lente, lavar de um modo errado. Agora, estou pagando um preço caro. Vocês não fazem ideia da dor. Eu tomo morfina de três em três horas e não passa. Minha vida parou”, desabafou Nicole.

Nicole contou que, após sentir uma dor aguda e forte, decidiu procurar ajuda médica, mas nada foi encontrado. Porém, 15 dias depois, seu olho ficou muito vermelho e já não conseguia enxergar.

Imagem: Reprodução Instagram @dra.nicolegeo

“Recebi diversos tratamentos, incluindo remédios para dor e colírios, mas a cada dia apresentava novos diagnósticos e problemas, agravando ainda mais a situação. Deparei-me com a pior versão de mim mesma, sem perspectiva de cura”, afirmou.

Até que finalmente foi diagnosticada com o AK, uma condição que pode resultar em perda permanente da visão. Ainda, segundo a dentista, a situação se agravou rapidamente e, em questão de dias, ela já enfrentava uma batalha dolorosa pela sua saúde ocular.

Dor intensa, vermelhidão, visão turva, sensação de corpo estranho, fotofobia (sensibilidade à luz) e lacrimejamento excessivo, são os principais sintomas do AK.

Ainda, de acordo com Nicole: “É uma dor fora do normal, eu vivia dopada. A dor irradia para a cabeça inteira. Eu ia até fazer cirurgia para ‘desligar’ o lado esquerdo do meu rosto para sempre, para eu parar de sentir dor, mas minha médica não deixou. Passei por inúmeras cirurgias e até hoje não enxergo do olho esquerdo”.

Então, Nicole passou pelo primeiro transplante de córnea, que trouxe até um certo alívio, mas novas consequências da doença surgiram. Desde então, a dentista já passou por 20 cirurgias e um novo transplante. Agora está na fila para um terceiro.

Enquanto aguarda na fila, a dentista tem que lidar com as consequências devastadoras da doença.

Nunca é demais alertar sobre a necessidade de cumprir com alguns cuidados em relação às lentes, desde os mais simples, como higiene adequada, tanto das mãos, como das lentes, retirar as lentes antes de dormir, respeitar a data de validade da lente e evitar coçar os olhos durante seu uso.

Na dúvida sobre o que fazer na hora de usar as lentes, a dica é pedir sempre orientação ao seu oftalmologista.

No mais, fica um alerta da própria Nicole: “Quem tem conhecido que usa lente de contato, alerte. Se eu puder ajudar uma pessoa a não viver o que eu vivi, já é maravilhoso. Eu parei minha vida por quase dois anos”.

Você tem o costume de usar lentes de contato? Já teve problemas com isso? Comente abaixo!

5 de 5
Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

Publicidade
Publicado por
Equipe MundoBoaForma