A dieta mediterrânea teve mais um benefício descoberto: pesquisadores da Universidade Rovira i Virgili, na Espanha, identificaram que o modelo de alimentação pode ajudar a reduzir a gordura no fígado.
Os cientistas se basearam na revisão de 13 estudos anteriores, envolvendo 926 pessoas com doença hepática metabólica associada à gordura (MASLD) e, com isso, descobriram que a dieta mediterrânea também oferece vantagens ao fígado.
“Esta revisão sugere que estratégias baseadas na dieta mediterrânea e no jejum intermitente podem reduzir o peso corporal, melhorar o controle glicêmico e diminuir a inflamação, com possíveis benefícios para a função hepática”, escreveram os autores, em publicação feita na revista Nutrients.
Os dados sugerem que o padrão alimentar pode ajudar a reduzir a gordura no fígado, aliviar inflamações no corpo, além de melhorar a sensibilidade à insulina. Mesmo que os resultados sejam promissores, os pesquisadores reforçam a necessidade de “estudos adicionais de longo prazo são necessários para confirmar esses efeitos e entender os mecanismos envolvidos”.
O jejum intermitente também mostrou efeitos positivos, mas a dieta mediterrânea apresentou resultados mais consistentes. A estratégia alimentar visa a ingestão de frutas, vegetais e grãos integrais, nozes, azeites, peixes e aves, com pouco açúcar, carne vermelha e alimentos ultraprocessados.
Aderir à dieta mediterrânea pode ser uma estratégia promissora e relativamente simples para prevenir ou controlar a MASLD, apoiada por evidências científicas iniciais. Ainda assim, novas pesquisas são necessárias para validar os efeitos a longo prazo.
Alguns dos benefícios da dieta mediterrânea são: redução da gordura no fígado, inflamações e enzimas hepáticas alteradas – fatores associados à MASLD -; perda de peso moderada, melhora na sensibilidade à insulina e controle da glicose, reduzindo o risco de diabetes tipo 2; melhora a saúde do coração, reduzindo inflamações crônicas e ajudando na prevenção de certos tipos de câncer e doenças neurodegenerativas.
Deixe um comentário