Uma nova trend tem viralizado nas redes sociais: pessoas estão tapando a boca na hora de dormir. Segundo os adeptos, isso ajuda a reduzir o ronco, o mau hálito, melhora a qualidade do sono e ajuda a desenhar a mandíbula. Os médicos, no entanto, são enfáticos ao afirmar que a ação não é recomendada e traz riscos.
Kimberly Hutchison, neurologista e especialista em medicina do sono da Universidade de Saúde e Ciência do Oregon, avisa: “Os estudos sobre tapar a boca na hora de dormir são pequenos, os benefícios são modestos e os riscos potenciais existem”.
Alguns desses riscos incluem agravar distúrbios do sono, como a apneia do sono, ou até mesmo causar sufocamento. Outros especialistas dizem que é melhor respirar pelo nariz, visto que ele é um sistema de filtragem natural e que retém poeira e outros alérgenos antes que cheguem aos pulmões, entretanto, respira pela boca, em adultos saudáveis, não é um grande problema – na maioria dos casos.
Respirar com a boca aberta durante a noite pode causar ressecamento na boca e irritação na garganta, o que pode contribuir para o mau hálito e problemas de saúde bucal. A respiração pela boca também está associada a mais roncos. Mas, ainda assim, tapá-la com fita adesiva não é o melhor cenário. Estudos mostram que a prática não traz impactos positivos e que não se deve tirar conclusões.
David Schulman, médico do sono da Universidade Emory, disse que há outras coisas a se tentar, como protetores bucais prescritos que podem abrir as vias aéreas ou aparelhos próprios. Se você é fumante ou está acima do peso, por exemplo, parar de fumar e perder peso pode ajudar.
Deixe um comentário