A maconha é uma droga ilícita no Brasil como você já sabe. Em algumas partes do mundo ela já é legalizada e algumas discussões sobre o seu impacto na boa forma ficaram mais evidentes, além de todos os debates ligados a saúde.
O objetivo deste artigo é apresentar o que a ciência tem dito sobre se a maconha engorda ou emagrece as pessoas. Vale lembrar que em muitos países existe o uso medicinal da maconha e por conta disso é de interesse dos médicos entender se fumar maconha emagrece ou engorda os pacientes.
Muitas pessoas que usam a maconha regularmente descrevem a sensação que têm depois de fumar como “vontade de mastigar”. Isso quer dizer que usar a maconha tende a deixá-los com fome, mas isso quer dizer que a maconha engorda?
Médicos prescrevem maconha a pacientes com câncer e doenças de deficiência imune como AIDS, não apenas para tratar a dor, mas também para ajudá-los a ganhar peso. Muitos pacientes de câncer não conseguem manter os alimentos no estômago devido à náusea causada pela quimioterapia e tratamentos similares.
O hormônio que regula e controla o apetite é chamado leptina; ele controla os níveis naturais de canabinoides no cérebro para suprimir os sintomas da fome. A mesma substância produzida pelo cérebro também é encontrada na maconha, razão pela qual ela tende a produzir o efeito de fome. Pesquisas feitas em laboratório com ratos e outros pequenos roedores determinou que a maconha estimula o apetite ao interferir com os hormônios reguladores no cérebro.
Isso não quer dizer que toda pessoa que fuma maconha engorda se fizer uso regular. É um equilíbrio cuidadoso de hormônios no corpo que faz com que isso funcione assim. O corpo humano ganha e perde peso baseado em vários fatores, incluindo metabolismo, consumo de alimento e níveis de atividade. Algumas pessoas carregam uma porcentagem maior de gordura que outras devido a seu metabolismo (a taxa com que queimam calorias e as convertem em energia) e fatores genéticos incluindo a predisposição de ganhar peso, sensibilidade a insulina e histórico de diabetes.
Uma pessoa saudável com um peso normal que usa maconha moderadamente não ganharia peso. Em casos onde a pessoa tem sobrepeso ou é obesa, a estimulação de apetite pode fazer com que elas comam demais dependendo de seu uso da maconha e sua composição genética.
Por se tratar de uma droga ilícita no Brasil, e que faz com que ela seja associada a algo que faz muito mal ao corpo, é natural que se pense que fumar maconha emagrece (já que isso é o que acontece com outras drogas mais pesadas como a heroína e o crack).
Medicamentos anticâncer prescritos para tratar o câncer têm um efeito colateral que causa náusea e vômito porque eles irritam o revestimento do estômago. Outro efeito colateral de certos medicamentos é a perda de apetite e perda de peso devido a uma diminuição da gordura e músculos no corpo. O termo médico para isso é “emaciação”, uma condição vista em pacientes com câncer, leucemia e anorexia avançados. O paciente para de comer e o corpo se alimenta dos depósitos de gordura e músculos até que não sobre nada.
O uso de maconha aumenta o apetite, combatendo os efeitos colaterais do medicamento, fazendo com que eles reganhem o peso que foi perdido e voltem a ter um peso saudável. Essa é a razão de os médicos prescreverem maconha a pacientes com essas condições. Pesquisas realizadas no Pacific Medical Center na Califórnia mostraram que os canabinoides e o THC diminuem o crescimento de certos tipos de cânceres, incluindo um tipo muito progressivo que ataca as células do cérebro.
Um estudo feito em Vancouver, Canadá, por médicos no Children’s Hospital concluiu que o THC usado para tratar astrocitoma pilocítico em 2 pacientes levou a uma regressão das células cancerígenas. Isso fortaleceu a crença dos médicos de que a maconha é eficaz para reduzir as células de câncer no cérebro. Ainda há mais pesquisas necessárias para determinar se ela pode ser eficaz para tratar outras doenças e condições.
Alimentos não saudáveis têm similaridades com a maconha, são igualmente viciantes. Um estudo revelou que uma pessoa pode ser viciada em alimentos não saudáveis porque alimentos altamente calóricos e gordurosos podem causar a liberação de compostos similares aos da maconha.
Assim, uma pessoa que já sentiu os efeitos de alimentos não saudáveis tende a querer experimentar de novo algum dia. A longo prazo, pessoas que são viciadas em alimentos não saudáveis terão deficiências nutricionais.
De acordo com pesquisas recentes na Universidade da Califórnia, a gordura nos alimentos não saudáveis é o que causa a liberação de endocanabinoides no corpo – por isso você deve buscar lanches saudáveis que ajudam a manter a dieta. A estrutura e funcionamento desse composto é similar à do canabidiol, um composto na maconha que pode causar vício.
O mecanismo da liberação do endocanabinoide acontece quando a gordura começa a reagir com enzimas na boca. Essas reações produzem um sinal no cérebro, que sinala para o intestino liberar endocanabinoide no corpo para que ele sempre sinta a necessidade de gordura.
Nesse estudo, a liberação desses compostos só é observada quando uma pessoa está comendo alimentos gordurosos. Como citado no Dailymail em 7 de julho de 2011, alimentos ricos em açúcar e proteína não causam a liberação de endocanabinoides, então há vícios diferentes.
A Professora Daniele Piomelli, que liderou o estudo, explicou que esse mecanismo é um legado do processo de evolução. Nos primeiros humanos, o endocanabinoide é liberado para que o corpo não tenha falta de gordura, assim suas células podem funcionar adequadamente.
Nos humanos modernos, que não se movem tanto, esse mecanismo não é necessário. Estilos de vida tendem a ser menos movimentados e com alimentos mais calóricos, causando excesso de gordura, que pode levar a obesidade, diabetes e câncer.
De acordo com a Professora Piomelli, essas descobertas podem inspirar a criação de um medicamento para tratar obesidade. Você faz isso ao inibir a liberação de um endocanabinoide, então as pessoas nem sempre sentem a necessidade de comer alimentos gordurosos.
Fumar maconha e sentir fome andam de mãos dadas – então isso deve levar a ganho de peso, certo? Não necessariamente, de acordo com um novo estudo publicado no The American Journal of Medicine: A pesquisa descobriu que pessoas que fumam maconha na verdade tendem a ter cinturas mais finas.
Para o estudo, os pesquisadores observaram 4657 adultos. Pessoas que se identificaram como usuários de maconha tinham, em média, medidas menores de circunferência da cintura, 16 por cento a menos de níveis de insulina em jejum, e 17 por cento a menos de níveis de resistência a insulina. Enquanto isso obviamente não prova que a maconha ajuda pessoas a controlarem seu peso melhor, os pesquisadores pensam que a maconha pode ter um efeito saudável na forma como seu corpo metaboliza os alimentos.
Veja Todos Comentários
Um artigo excelente, bastante esclarecedor.
Todos precisam saber e entender que, a Maconha, como popularmente dita, é uma planta que como outras têm seus efeitos a base do seu uso. A Maconha foi Deus quem nos presente, e assim como outras plantas denominadas de sagrada, também deve e estar incluída neste rool. rs
Uso e recomendo; Maconha tanto para fumar, como para fazer bolos, brigadeiros, manteigas, etc... Tudo orgânico e 100% natural.
Luz! 3õ
Legalizando ou não vou continuar fumando e não faz diferença nenhuma....
Eu particulamentes tenho varios muito para que seja legalizada. A maconha veio para a salvaçao do mundo. Olha o tanto de benefícios devido a ela. esta curando ate o câncer e ainda evitar que ele apareça e muitas outras doenças . Estar ate afinando a cintura. Opa !!! O que veio me levar ate esse site foi porque tinha dúvidas se maconha emagrece ou não. Fumo ha 1 ano e perdir uns quilos . E eu ja nao sou gorda. Pode ser ate outros motivos. Mas minha plantinha é maravilhosa abriu meu mundo minhas ideias, talvez seja por isso que ela seja descriminada, a pessoa começa ter outras filosofia de vida. Nao conheço causo de maconheiro violento. todos tem uma ideologia de vida bem bacana. São livres de preconceitos, cada um faz o que quer, respeitando tento impatiaa um pelo outro. Nao conheço mas sei que existen pessoas que usam de maneira errada. Maconha é para uso recreativo. Não é uma apologia, so vejo o Brasil melhor com sua legalização. O problema é a população ainda ter esse pensamento primitivo que a maconha é o cigarrinho do capeta. Vamos evoluir Brasil ?? Abraço galera do cachimbo da Paz.
Perdi 33kg em 1 ano , fumando maconha diariamente , a maconha me trouxe novas perspectivas, trouxe a vontade de sair de casa, fazer atividade físicas, como pedalar e correr , mais é isso, sou uma marginal drogadinho rsrs .
Eu gorda redonda so a gordura depois que comecei a funar maconha eu fiquei extramamente magra em questao de 6 meses
Emagreci 5 kilos depois que comecei a fumar nao paro nao
Axo que a maconha pode ter efeito contrario tabm ! Pois com o uso dela consegui emagrecer 5kg durando um mes e meio .
Óbvio que a planta tem qe ser legalizada
Tambem perdi 5 kg demoro pra legaliza cada um que arque com suas consequênçias.
A maconha emagrece sim,.....o teu bolso e engorda o bolso do TRAFICANTE!
É só legalizar e controlar que ai engorda o bolso das farmácias
A legalização é um tema divergente e que precisa ser discutido e decidido com cautela e por pessoas realmente aptas (já que no BRASIL os responsáveis por tomar decisões nem sempre tem conhecimento e muito menos ESTUDO) para a devida decisão.
Um conceito mantido a muito tempo pela sociedade, de que uma droga leve é um portal a outras drogas mais pesadas; deve ser analisado INDIVIDUALMENTE já que não devemos esquecer-nos que todo ser humano (excl. incapacitados por distúrbios mentais ou crianças) tem a capacidade de decidir/definir qual ¨decisão a ser tomada¨ sobre determinado assunto. Outro tema que deve ser diferenciado é de que a descriminalização deve ser proposta a usuários da substancia e não aos que a traficam, e de que a legalização não acabara definitivamente com o trafico; pois para que isso tenha efeito deve-se implantado um sistema politico SÉRIO no Brasil que não mantenha impune diversos praticantes de crimes (que por ¨debaixo dos panos¨ sempre influenciam no trafico)e muitos destes criminosos são atuantes em diversos cargos políticos.
Resumidamente a legalização da maconha no BRASIL não é viável para órgãos autoritários pois para implantar <um sistema que descriminalize e permita o usuário maior de idade comprar sementes para plantar para seu próprio consumo, mas que reprima COMERCIALIZAÇÃO do produtos já pronto (pois isso geraria problemas como propagandas indesejadas que induzem o consumo o que não é viável pois não devemos esquecer de que a mídia tem um alto poder de controle em nossas crianças) seria necessário acabar com outras irregularidades presentes neste país com devidas leis que sejam iguais para todos e que não mantenha ninguém impune ,o que colocaria em exposição grandes escândalos ainda não revelados a sociedade , e o DESCONTENTAMENTO por parte da sociedade que utiliza outras drogas mais pesadas fornecidas pelo trafico, MAS é ai que devemos lembra-nos de que essas outras drogas pesadas são as que produzem efeitos negativos e devastadores a sociedade e deve sim ser banido pois ao contrário da maconha , o usuário que sente prazer/vicio ao utilizar crack , cocaína etc.. afeta a todos e se destrói gradativamente de forma irreversível.
Para encerrar , a legalização da maconha é um proposta que para que seja bem feita e colocada em vigor ,deve-se acabar com a impunidade, desorganização e falta de estudos presente no cenário politico no Brasil e não só na politica mas também nos hospitais, delegacias e outros órgão responsáveis pela gestão da sociedade ou seja; criar um novo Brasil no qual até a própria SOCIEDADE <principalmente os usuários ,tenha um pensamento mais consciente e não induza ninguém ao consumo, respeitando ao próximo, visando um consumo consciente, ajudando a impedir os usuários em comum que queira afetar ao próximo seja através de roubos brigas e etc. ,criando um ambiente de PAZ e acabar com essa má impressão que os(usuários)permitem que seja levada adiante quando aceitam brigas ,roubos e etc em vosso meio e local de consumo.
Em relação a sociedade que é contra :
¨TODO SER HUMANO TEM SEUS CONCEITOS E PENSANTOS DIFERENCIADOS, E O QUE DÁ ESSE DIFERENCIAL É O MOTIVO DE QUE SOMENTE CADA INDIVIDUO SABE O QUE VIVENCIA DIA A DIA¨ e só devemos interferir nessas decisões quando realmente fique claro de que esse indivíduo esteja se autodestruindo e fora de si , o que não é no caso de um usuário de maconha. Cada usuário é DIFERENTE e suas atitudes e comportamento deve ser somente dele e não de todos os usuários, todos temos personalidades e forma de agir distintas, o grande problema é que muitos indivíduos contra o consumo da maconha não compreendem e definem os usuários todos iguais, o que é totalmente errado.
o melhor comentario que ja li na internet
Deveria ser liberado o cultivo em outdoor e a descrimenilização da planta
Posso afirmar que a maioria das pessoas que conheci que fumavam maconha eram magras. Só me lembro de um que é gordo, mas não sei com qual frequência ele usa a Canabis. Também posso afirmar que funciona como um calmante poderoso. De negativo notei uma certa irritabilidade nos primeiros dias sem usar e alguma dificuldade de concentração no início do uso. Tenho convicção que se o usuário for disciplinado e usar tipo três dias por semana, terá uma vida normal. Sou totalmente favorável a liberação para uso recreativo com algumas restrições. Apenas para maiores de dezoito anos, produção controlada, quantidades de posse tipo 40 gramas mês por usuário, campanhas verdadeiras sobre efeitos prejudiciais e parte dos impostos arrecadados com o consumo aplicado em programas de tratamentos para redução de danos causados por uso excessivo. Tenho convicção que iria diminuir a violência em níveis significativos e que não haveria explosão de consumo
Eu afirmo que sim.. maconha tambem é muito bom pra acalmar o extresse e émuito relaxante. Sendo tambem q da muita foome.
Lógico que tem que legalizar... Isso é óbvio
SIM. COM O USO MODERADO;