Dieta

Harvard indica ‘prato perfeito’ que não inclui carne vermelha e batatas; veja

Publicado por
Equipe MundoBoaForma

Com o passar dos anos, as recomendações nutricionais vão mudando com o avanço do conhecimento científico. Como, por exemplo, quando especialistas forneceram diretrizes baseadas em pirâmides alimentares. No entanto, o foco mudou para guias complexos de proporções – vários modelos tentaram orientar como alcançar uma dieta balanceada.

Em um contexto global caracterizado pelo aumento de doenças crônicas e problemas associados à obesidade, a necessidade de ferramentas mais claras, acessíveis e eficazes tornou-se ainda mais evidente. Por isso, um grupo de especialistas da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard desenvolveu o Prato da Alimentação Saudável, com uma abordagem nutricional moderna que propõe uma maneira simples de organizar as refeições, priorizando o equilíbrio e a variedade. Seu design é pensado para facilitar a alimentação diária e busca demonstrar um avanço na compreensão e aplicação dos princípios da alimentação saudável.

“Uma das áreas mais importantes da ciência médica nos últimos 50 anos é a pesquisa que demonstra o quão poderosamente a saúde é afetada pelo que comemos”, pontua Anthony Komaroff, professor de medicina e editor-chefe da revista Health da Harvard Medical School.

Veja como seria o ‘prato perfeito’, segundo Harvard

O modelo divide o prato em proporções claras que, segundo seus criadores, são fáceis de replicar nas refeições do dia a dia.

Vegetais: devem ocupar metade do prato e com grande variedade – se possível, com frutas. Batatas não contam como vegetal, devido ao seu efeito negativo sobre o açúcar no sangue.

Grãos integrais: devem estar em um quarto do prato. Trigo integral, cevada, quinoa, aveia, arroz integral ou alimentos preparados com esses ingredientes fazem parte dessa lista. Os especialistas pontuam que eles têm um efeito mais moderado sobre o açúcar no sangue e a insulina do que alimentos como pão branco, arroz branco e outros grãos refinados.

Proteínas saudáveis: peixe, frango, leguminosas ou nozes devem ser incluídas no último quarto do prato. Elas podem ser misturadas em saladas e combinam com os vegetais no prato. Por fim, a instituição alerta contra o consumo de carnes vermelhas e processadas.

Walter Willett, presidente do Departamento de Nutrição da Escola de Saúde Pública, declarou junto com Dr. Komaroff que o prato apresentado é baseado nas melhores evidências cientificas disponíveis e fornece aos consumidores as informações de que precisam para tomar decisões que podem afetar profundamente sua saúde e bem-estar.

Por outro lado, o profissional também observou que a mensagem principal por trás da sugestão do ‘Prato de Alimentação Saudável’ é focar na qualidade da dieta.

A Harvard ainda dá outras sugestões:

Para temperar, use óleos vegetais saudáveis – como oliva, soja, milho e girassol -, com moderação, e evite óleos parcialmente hidrogenados;

Beba água, café e chá sempre que possível, mas evite bebidas açucaradas e limite os laticínios a uma ou duas porções por dia;

Mantenha-se fisicamente ativo, já que, segundo o grupo de especialistas da Harvard, esta é a ‘chave’ para o controle de peso.

Você irá montar seus pratos seguindo o modelo de Harvard? Comente abaixo!

5 de 5
Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

Publicidade
Publicado por
Equipe MundoBoaForma