Pele

7 receitas caseiras para rachadura nos pés

Publicado por
Equipe MundoBoaForma

Ninguém gosta de ficar com a pele ressecada, muito menos com rachaduras nos pés. Felizmente, existem receitas caseiras que podem te ajudar a lidar com esse ressecamento que incomoda tanto.

A pele ressecada pode afetar qualquer parte do corpo, mas nos pés o problema pode causar calos e rachaduras que precisam de cuidados. 

As causas podem ser as mais variadas, desde problemas de pele até a falta de hidratação, envelhecimento e exposição dos pés ao estresse causado por banhos muito quentes, uso de sapatos abertos que não dão suporte aos calcanhares ou baixa umidade.

Independentemente da causa, quando não é tratada, a rachadura nos pés pode causar bastante desconforto, dor e até sangramento. Além disso, há o risco de bactérias entrarem no corpo por meio das fissuras na pele, causando infecções.

Veja então como proteger a sua pele e aprenda algumas receitas caseiras para rachaduras nos pés.

continua depois da publicidade

1. Escalda-pés com óleos

Fazer um escalda-pés com óleo de coco pode ajudar

De acordo com um estudo publicado em 2017 na revista científica International Journal of Nursing Studies, fazer um escalda-pés com um óleo pode ser especialmente útil para hidratar a pele de quem tem a pele seca ou sensível.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de óleo hidratante, como o óleo de coco, de amêndoas ou de jojoba
  • Água morna suficiente para cobrir os pés

Modo de preparo

Em uma bacia ou recipiente para os pés, coloque a água e adicione o óleo. Misture bem e mergulhe os pés por cerca de 10 a 15 minutos. Em seguida, seque bem os pés com uma toalha limpa e macia.

continua depois da publicidade

Se preferir, você pode passar um creme ou óleo hidratante assim que terminar o escalda-pés para deixar a pele bem hidratada.

Para um banho de imersão relaxante e eficaz, deixe a temperatura da água em torno de 36 a 38ºC.

2. Hidratante de milho e alho

Essa receita para rachadura nos pés é capaz de hidratar a pele profundamente. Além disso, o alho tem propriedades antimicrobianas que previnem infecções nos pés rachados.

Ingredientes

  • 6 dentes de alho cortados em pedaços pequenos
  • ½ xícara de óleo de milho

Modo de preparo

continua depois da publicidade

Coloque o alho picado e o óleo de milho em uma panela e leve para cozinhar em banho maria por cerca de 10 minutos. Mexa sempre. Em seguida, desligue o fogo, espere esfriar e está pronto.

Para hidratar os seus pés, passe a mistura no local desejado pelo menos 2 vezes por dia.

3. Hidratante de abacaxi

Aproveite as cascas de abacaxi para hidratar os pés

O abacaxi contém bastante água. Além disso, ele é rico em vitaminas e compostos antioxidantes que fazem bem para a pele. Dessa forma, você pode usar a casca do abacaxi que provavelmente iria para o lixo para hidratar seus pés.

Ingredientes

  • 2 pedaços de casca de abacaxi

Modo de preparo

continua depois da publicidade

Para usar o hidratante de abacaxi, corte a fruta e remova toda a sua casca. Pegue 2 fatias da casca do abacaxi e deixe em contato direto com seus pés durante a noite. Utilize a parte de dentro da casca, que é lisa e úmida.

Para garantir que a casca não vai sair do lugar, coloque uma meia por cima para que os nutrientes do abacaxi hidratem a sua pele. Ao acordar, lave os pés com água morna.

4. Esfoliante caseiro de fubá

O fubá é excelente para rachadura nos pés porque além de esfoliar a pele e remover o excesso de células mortas, ele também hidrata os pés.

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de fubá
  • 4 colheres de sopa de óleo de amêndoas

Modo de preparo

O preparo é muito simples. Basta misturar os ingredientes e aplicar nos pés massageando bem, principalmente nos locais que estão mais ressecados. 

Depois de esfoliar, lave os pés e aplique um creme hidratante de sua preferência.

5. Escalda-pés de leite com manjericão

O leite pode ajudar a hidratar a pele. Enquanto isso, o manjericão atua como um cicatrizante e antisséptico que acelera a recuperação da pele rachada.

Ingredientes

  • 1 maço de manjericão triturado
  • 1 litro de leite morno

Modo de preparo

Misture bem o manjericão moído no leite. Em seguida, faça um escalda-pés com a mistura por pelo menos 10 minutos. Para finalizar, é só lavar e secar bem os pés e passar um creme hidratante.

6. Hidratante de babosa com mel

A babosa (Aloe vera) ajuda a hidratar e proteger a pele contra infecções. Ao misturá-la com o mel, é possível oferecer ainda mais nutrientes para promover a renovação celular e acabar com as rachaduras nos pés.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de babosa
  • 1 colher de sopa de mel

Modo de preparo

Misture bem o gel de babosa com o mel. Assim que obter uma mistura homogênea, aplique nos pés ressecados e deixe agir durante a noite. O ideal é aplicar essa mistura nos pés 3 vezes por semana.

7. Máscara de hidratação para os pés com banana e abacate

Tanto a banana quanto o abacate tem ação hidratante que ajuda a tratar os pés rachados. Além disso, o abacate apresenta nutrientes como vitamina A, vitamina E e ácidos graxos que ajudam a nutrir e a cicatrizar a pele.

Ingredientes

  • 1 banana madura
  • ½ abacate maduro

Modo de preparo

Prepare uma pasta bem cremosa misturando a banana amassada com a polpa do abacate. Em seguida, aplique a pasta nos pés e deixe agir por pelo menos 15 minutos. Por último, lave os pés com água morna e seque normalmente usando uma toalha limpa.

Dicas para tratar as rachaduras

Existem outras dicas para evitar rachaduras nos pés

Se você está com rachadura nos pés, uma boa dica é suspender o uso de lixas ou pedra-pomes por um tempo. Isso porque a lixa é bastante agressiva para a pele e isso acaba estimulando o corpo a produzir uma camada ainda mais espessa de pele, formando calos e aumentando o risco de novas rachaduras.

Outras dicas que podem ajudar a preservar a hidratação e potencializar os efeitos das receitas para rachaduras nos pés são:

  • Não tome banhos muito quentes
  • Evite usar sapatos abertos por muito tempo
  • Capriche na hidratação da pele, principalmente durante o inverno
  • Esfolie a pele no máximo 1 vez por semana
  • Beba bastante água todos os dias
  • Use cremes queratolíticos ou que contêm ingredientes como uréia, ácido hialurônico, e lactato de amônio
  • Aplique hidratantes caseiros como o azeite de oliva, o mel, a glicerina, a manteiga de cacau ou o óleo de coco

Por fim, caso seus pés rachados comecem a sangrar ou a apresentar sinais de infecção como produção de pus e mau cheiro, procure um profissional da saúde para avaliar o local e te indicar o tratamento mais adequado.

Fontes e referências adicionais

Você já testou algum desses remédios caseiros para rachadura nos pés? Comente abaixo!

5 de 5 (1 Votes)
Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

Publicidade
Publicado por
Equipe MundoBoaForma