7 receitas caseiras para rachadura nos pés

Especialista da área:
atualizado em 12/01/2022

Ninguém gosta de ficar com a pele ressecada, muito menos com rachaduras nos pés. Felizmente, existem receitas caseiras que podem te ajudar a lidar com esse ressecamento que incomoda tanto.

  Continua Depois da Publicidade  

A pele ressecada pode afetar qualquer parte do corpo, mas nos pés o problema pode causar calos e rachaduras que precisam de cuidados. 

As causas podem ser as mais variadas, desde problemas de pele até a falta de hidratação, envelhecimento e exposição dos pés ao estresse causado por banhos muito quentes, uso de sapatos abertos que não dão suporte aos calcanhares ou baixa umidade.

Independentemente da causa, quando não é tratada, a rachadura nos pés pode causar bastante desconforto, dor e até sangramento. Além disso, há o risco de bactérias entrarem no corpo por meio das fissuras na pele, causando infecções.

Veja então como proteger a sua pele e aprenda algumas receitas caseiras para rachaduras nos pés.

1. Escalda-pés com óleos

Óleo de coco
Fazer um escalda-pés com óleo de coco pode ajudar

De acordo com um estudo publicado em 2017 na revista científica International Journal of Nursing Studies, fazer um escalda-pés com um óleo pode ser especialmente útil para hidratar a pele de quem tem a pele seca ou sensível.

Ingredientes

  Continua Depois da Publicidade  

  • 2 colheres de sopa de óleo hidratante, como o óleo de coco, de amêndoas ou de jojoba
  • Água morna suficiente para cobrir os pés

Modo de preparo

Em uma bacia ou recipiente para os pés, coloque a água e adicione o óleo. Misture bem e mergulhe os pés por cerca de 10 a 15 minutos. Em seguida, seque bem os pés com uma toalha limpa e macia.

Se preferir, você pode passar um creme ou óleo hidratante assim que terminar o escalda-pés para deixar a pele bem hidratada.

Para um banho de imersão relaxante e eficaz, deixe a temperatura da água em torno de 36 a 38ºC.

2. Hidratante de milho e alho

Essa receita para rachadura nos pés é capaz de hidratar a pele profundamente. Além disso, o alho tem propriedades antimicrobianas que previnem infecções nos pés rachados.

Ingredientes

  Continua Depois da Publicidade  

  • 6 dentes de alho cortados em pedaços pequenos
  • ½ xícara de óleo de milho

Modo de preparo

Coloque o alho picado e o óleo de milho em uma panela e leve para cozinhar em banho maria por cerca de 10 minutos. Mexa sempre. Em seguida, desligue o fogo, espere esfriar e está pronto.

Para hidratar os seus pés, passe a mistura no local desejado pelo menos 2 vezes por dia.

3. Hidratante de abacaxi

Casca de abacaxi
Aproveite as cascas de abacaxi para hidratar os pés

O abacaxi contém bastante água. Além disso, ele é rico em vitaminas e compostos antioxidantes que fazem bem para a pele. Dessa forma, você pode usar a casca do abacaxi que provavelmente iria para o lixo para hidratar seus pés.

Ingredientes

  • 2 pedaços de casca de abacaxi

Modo de preparo

  Continua Depois da Publicidade  

Para usar o hidratante de abacaxi, corte a fruta e remova toda a sua casca. Pegue 2 fatias da casca do abacaxi e deixe em contato direto com seus pés durante a noite. Utilize a parte de dentro da casca, que é lisa e úmida.

Para garantir que a casca não vai sair do lugar, coloque uma meia por cima para que os nutrientes do abacaxi hidratem a sua pele. Ao acordar, lave os pés com água morna.

4. Esfoliante caseiro de fubá

O fubá é excelente para rachadura nos pés porque além de esfoliar a pele e remover o excesso de células mortas, ele também hidrata os pés.

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de fubá
  • 4 colheres de sopa de óleo de amêndoas

Modo de preparo

O preparo é muito simples. Basta misturar os ingredientes e aplicar nos pés massageando bem, principalmente nos locais que estão mais ressecados. 

  Continua Depois da Publicidade  

Depois de esfoliar, lave os pés e aplique um creme hidratante de sua preferência.

5. Escalda-pés de leite com manjericão

O leite pode ajudar a hidratar a pele. Enquanto isso, o manjericão atua como um cicatrizante e antisséptico que acelera a recuperação da pele rachada.

Ingredientes

  • 1 maço de manjericão triturado
  • 1 litro de leite morno

Modo de preparo

Misture bem o manjericão moído no leite. Em seguida, faça um escalda-pés com a mistura por pelo menos 10 minutos. Para finalizar, é só lavar e secar bem os pés e passar um creme hidratante.

6. Hidratante de babosa com mel

A babosa (Aloe vera) ajuda a hidratar e proteger a pele contra infecções. Ao misturá-la com o mel, é possível oferecer ainda mais nutrientes para promover a renovação celular e acabar com as rachaduras nos pés.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de babosa
  • 1 colher de sopa de mel

Modo de preparo

Misture bem o gel de babosa com o mel. Assim que obter uma mistura homogênea, aplique nos pés ressecados e deixe agir durante a noite. O ideal é aplicar essa mistura nos pés 3 vezes por semana.

7. Máscara de hidratação para os pés com banana e abacate

Tanto a banana quanto o abacate tem ação hidratante que ajuda a tratar os pés rachados. Além disso, o abacate apresenta nutrientes como vitamina A, vitamina E e ácidos graxos que ajudam a nutrir e a cicatrizar a pele.

Ingredientes

  • 1 banana madura
  • ½ abacate maduro

Modo de preparo

Prepare uma pasta bem cremosa misturando a banana amassada com a polpa do abacate. Em seguida, aplique a pasta nos pés e deixe agir por pelo menos 15 minutos. Por último, lave os pés com água morna e seque normalmente usando uma toalha limpa.

Dicas para tratar as rachaduras

Pés ressecados
Existem outras dicas para evitar rachaduras nos pés

Se você está com rachadura nos pés, uma boa dica é suspender o uso de lixas ou pedra-pomes por um tempo. Isso porque a lixa é bastante agressiva para a pele e isso acaba estimulando o corpo a produzir uma camada ainda mais espessa de pele, formando calos e aumentando o risco de novas rachaduras.

Outras dicas que podem ajudar a preservar a hidratação e potencializar os efeitos das receitas para rachaduras nos pés são:

  • Não tome banhos muito quentes
  • Evite usar sapatos abertos por muito tempo
  • Capriche na hidratação da pele, principalmente durante o inverno
  • Esfolie a pele no máximo 1 vez por semana
  • Beba bastante água todos os dias
  • Use cremes queratolíticos ou que contêm ingredientes como uréia, ácido hialurônico, e lactato de amônio
  • Aplique hidratantes caseiros como o azeite de oliva, o mel, a glicerina, a manteiga de cacau ou o óleo de coco

Por fim, caso seus pés rachados comecem a sangrar ou a apresentar sinais de infecção como produção de pus e mau cheiro, procure um profissional da saúde para avaliar o local e te indicar o tratamento mais adequado.

Fontes e referências adicionais

Você já testou algum desses remédios caseiros para rachadura nos pés? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas, sabemos que a sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso, contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso, todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário