Antioxidantes – O que são, alimentos e suplementos

Especialista da área:
atualizado em 21/01/2021

Sempre ouvimos falar que devemos consumir mais antioxidantes porque eles fazem bem à saúde e previnem doenças. Mas será que todos sabem o que é antioxidante, e onde podemos encontrá-los?

  Continua Depois da Publicidade  

Para responder a essas perguntas, vamos entender melhor o que é antioxidante, por que devemos acrescentá-lo em nossa alimentação e quais as principais fontes, seja natural ou na forma de suplemento.

O que são antioxidantes?

agrotóxicos prejudicam o organismo
O consumo de alimentos com agrotóxicos gera a formação de radicais livres no organismo

Como o próprio nome diz, os antioxidantes combatem a oxidação que ocorre em nosso corpo.

Mas o que é oxidação? É o processo pelo qual nossas células utilizam oxigênio para converter em energia os nutrientes conseguidos através da alimentação.

Esse é um processo que ocorre naturalmente em nosso corpo a todo instante, mas tem como efeito colateral a liberação de moléculas que causam essa oxidação: os radicais livres.

Felizmente, na maioria das vezes nosso corpo é capaz de produzir os antioxidantes necessários para combater esses radicais livres em excesso, e impedir que causem maiores danos.

Existem, no entanto, fatores externos que podem causar a formação de um excesso de radicais livres, fazendo com que nosso corpo não consiga dar conta de combatê-los. São eles:

  • Cigarro;
  • Excesso de radiação solar;
  • Álcool;
  • Agrotóxicos;
  • Poluição;
  • Estresse físico e mental;
  • Conservantes e hormônios em alimentos.

E não podemos também nos esquecer de que o próprio processo natural de envelhecimento vai gerando radicais livres ao longo do tempo.

Quando a quantidade de radicais livres é muito superior a dos antioxidantes, ocorre o que é denominado estresse oxidativo.

Função dos antioxidantes

Os antioxidantes são responsáveis por combater a ação dos radicais livres, impedindo que eles danifiquem as células.

  Continua Depois da Publicidade  

Dessa forma, eles ajudam a prevenir o estresse oxidativo, que é um fator de risco para o desenvolvimento de uma série de problemas de saúde, como:

Tipos de antioxidantes

vitamina c é antioxidante
A vitamina C ajuda o organismo a combater os radicais livres

Agora que já sabemos o que é antioxidante, vamos conhecer alguns nutrientes que têm capacidade de combater os radicais livres e que devem fazer parte de nossa dieta:

1. Vitamina C

Essa é uma grande conhecida dos brasileiros, que consomem muitas frutas cítricas, como a laranja e o limão.

Também conhecida como ácido ascórbico, a vitamina C se dissolve em água, o que quer dizer que o corpo não consegue armazená-la. Assim, a vitamina C deve ser consumida, de preferência, todos os dias.

Suas principais fontes são:

2. Vitamina E

A vitamina E é lipossolúvel, ou seja, se dissolve em gordura. Assim, ela pode ser armazenada pelo corpo, junto com a gordura corporal.

Suas principais fontes são:

3. Carotenoides

Alimentos com carotenoides tem poder antioxidante
Os carotenoides são muito eficientes no combate aos radicais livres

Também solúveis em água, os carotenoides são excelentes na remoção de radicais livres em meios com pouca concentração de oxigênio, impedindo que causem danos às células.

  Continua Depois da Publicidade  

Suas principais fontes são:

4. Selênio

O selênio é um mineral participa da produção de diversas enzimas antioxidantes, que irão combater os radicais livres. A quantidade diária recomendada de selênio é tão pequena que uma única castanha-do-pará já é o suficiente.

Suas principais fontes são:

5. Fitoquímicos

As plantas ficam expostas ao sol o dia todo, e por isso produzem uma grande quantidade de compostos para se protegerem contra os radicais livres que a radiação solar produz. Esses compostos são conhecidos como fitoquímicos, ou antioxidantes naturais.

Os principais fitoquímicos são:

  • Isoflavonas: soja, ervilha;
  • Polifenóis: morango, uva, mirtilo (fruta com altíssimo teor de antioxidantes), cereja, amora, cebola, batata, cacau, chá verde, cranberry;
  • Flavonóides: maçã, feijão, frutas cítricas, uva vermelha, chá, tomate.

Suplementos 

Suplementos antioxidantes
Suplementos antioxidantes em cápsulas também estão disponíveis para combater os radicais livres

O ideal é que os antioxidantes sejam obtidos através da alimentação, de fontes naturais. Mas nem sempre isso é possível, seja por algum tipo de restrição alimentar, ou mesmo pelo estilo de vida cada vez mais corrido.

Para esses casos, muitos profissionais de saúde indicam o uso de suplementos antioxidantes, para evitar a carência desses nutrientes e assim prevenir, ou mesmo tratar, algumas doenças.

Existem diversos suplementos antioxidantes no mercado, sendo alguns à base de goji berry, açaí e cranberry, além dos tradicionais multivitamínicos.

Mas é importante ter em mente que as dosagens ideais variam de acordo com o suplemento e com as características pessoais, como sexo, idade e peso.

Dicas e cuidados

Apesar de conhecermos as fontes naturais de antioxidantes e os suplementos artificiais, o ideal é evitar os radicais livres. Veja algumas formas:

  • Evite fumar, seja de forma ativa ou passiva (exposição a fumaça de cigarro);
  • Use protetor solar;
  • Se possível, evite o estresse, ou utilize de técnicas específicas para lidar com ele;
  • Evite ao máximo os alimentos ultra processados;
  • Prefira alimentos orgânicos;
  • Ingira bebidas alcoólicas com moderação.

Além disso, use suplementos antioxidantes apenas com a orientação de um profissional de saúde, pois eles, em excesso, podem fazer mal.

Você tem uma alimentação rica em alimentos com antioxidantes? Toma alguma suplementação para isso? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média 3,80)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário