Sabia que comer mais devagar pode te ajudar a perder peso? Então, veja aqui esse e outros motivos para comer devagar e mastigar bem os alimentos.
Comer muito rápido e não mastigar direito os alimentos pode dificultar o emagrecimento – ou pior ainda, comer rápido pode favorecer o ganho de peso.
De acordo com um estudo de 2011 da revista Journal of the American Dietetic Association, quem come muito rápido tem até 115% mais chance de se tornar obeso do que quem mastiga mais devagar.
Além disso, esse hábito ruim pode causar vários problemas de saúde como a própria obesidade e suas complicações. Sendo assim, saiba quais são os benefícios de comer mais devagar e como treinar para isso.
Além de te ajudar na perda de peso, comer mais devagar pode trazer muitos benefícios. Confira por que pode ser uma boa ideia comer sem pressa.
Apenas comer mais devagar não resulta em perda de peso, mas os efeitos disso podem ajudar no emagrecimento. Isso porque ao mastigar bem os alimentos, você provavelmente vai se sentir satisfeito mais cedo.
Como resultado, você vai passar a comer menos e também a ingerir menos calorias do que costumava.
Um dos maiores benefícios de comer devagar é ter um processo digestivo mais saudável. Ao mastigar mais lentamente, o estômago tem mais tempo para processar a comida.
Além disso, o estômago não fica lotado de uma vez só. Assim, sintomas como indigestão e refluxo ácido diminuem bastante.
Por fim, uma digestão melhor facilita também o trabalho do intestino, que consegue fazer uma ótima absorção de nutrientes.
Segundo um estudo publicado em 2016 na revista Cell Metabolism, o estômago demora cerca de 20 minutos para produzir os hormônios que avisam ao cérebro que você já está satisfeito.
Isso significa que ao comer mais devagar, a sua sensação de saciedade deve aparecer antes que você tenha comido demais.
Outro motivo para comer devagar que muita gente se esquece é o fato de saborear mais a comida. Às vezes, comemos tão rápido que nem percebemos o gosto dos alimentos.
Ao comer mais lentamente e observar o que você está comendo, é possível aproveitar melhor a refeição.
No início, pode ser difícil aderir ao hábito de mastigar melhor os alimentos e comer mais devagar. Por isso, confira algumas dicas que podem te ajudar:
Evite ficar com muita fome, pois isso pode fazer você querer comer muito rápido. O melhor é fazer refeições mais frequentes e saudáveis para não ficar desesperado na próxima refeição.
Deixe o celular e a televisão de lado. Muitas vezes, as distrações tiram o foco da comida e você mastiga e engole sem nem perceber o que está fazendo.
Por isso, fazer esse exercício de prestar atenção no seu prato pode te ajudar a notar a comida e a comer mais devagar.
Engana-se quem pensa que comer devagar é ficar 1 hora almoçando. Basta focar em 20 minutos de alimentação consciente.
Para isso, coloque um timer ou cronômetro para apitar em 20 minutos. O objetivo aqui é se esforçar para não terminar toda a comida antes do aviso tocar.
Você pode tomar alguns goles de água durante a refeição para atrasar um pouco mais a sua mastigação. Assim, você terá mais facilidade em comer mais devagar.
Por último, seja paciente consigo mesmo. Qualquer mudança de hábito leva tempo. Mesmo que você tenha dificuldade em mastigar mais devagar no dia a dia, continue tentando e focando no seu objetivo.
Aos poucos, comer devagar vai ser natural para você. E você poderá colher todos os benefícios de ter se esforçado para isso.
Por fim, mastigar mais devagar é uma das dicas em um programa de reeducação alimentar. Confira essa e outras dicas da nossa nutricionista para ter uma boa reeducação alimentar:
Deixe um comentário