Exercícios na Mídia

6 Dicas Simples Para Evitar Lesões na Academia

Publicado por
Francisco Santana

As aulas de ginástica na academia são uma ótima maneira de se manter em forma e beneficiar a saúde. Entretanto, quando os devidos cuidados de proteção não são tomados e as técnicas dos exercícios não são executadas corretamente, o praticante corre o risco de se lesionar.

Se você frequenta a academia e nunca parou para prestar atenção se estava realmente protegendo o seu corpo e fazendo as atividades corretamente, não deixe de conferir a seguir a nossa série de dicas de como evitar lesões em seis diferentes tipos de aulas:

1. Treino no saco de pancadas do boxe

Foto: Shopping Fight

Nessa aula, a região do pulso fica suscetível a sofrer distensões e luxações, especialmente nos casos em que o aluno não utiliza adequadamente os equipamentos de proteção e quando a sua técnica de soco não é a correta.

Para evitar que isso aconteça, o aluno deve se certificar de que está socando o saco com a técnica adequada. É importante que ele mostre ao professor o jeito que está fazendo, para saber se é a maneira correta, e que sempre obedeça as orientações do treinador, caso ele peça para mudar alguma coisa.

continua depois da publicidade

O praticante também precisa colocar corretamente a luva e o protetor no pulso para proteger os ossos e tendões e, dessa maneira, evitar possíveis lesões. O melhor jeito de pôr o equipamento é deixando o pulso sempre reto.

É recomendado que o aluno comece colocando a luva em torno do polegar e, na sequência, gire a proteção três vezes ao colocá-la no pulso e depois prenda a parte da palma da mão. Após, ele deve pôr a parte que fica entre os dedos, girando a proteção do dedão e levando até cada um deles. Em seguida, basta pegar a parte restante da luva e envolvê-la entre as articulações e em volta do pulso. Por fim, ele deve fixar bem o velcro para que a luva fique estabilizada.

Se ao arrumar a luva nas mãos, ficar com dúvidas ou achar que não colocou da maneira correta, é aconselhável pedir o auxílio e a orientação do professor.

2. Treino na bicicleta

continua depois da publicidade

Algo que pode ocorrer após um treino na bicicleta ergométrica é a dor nos joelhos. Isso acontece quando o aluno não ajusta o assento do aparelho, de maneira que ele fique adequado ao seu corpo.

A recomendação para evitar que isso aconteça é simples: chegar cedo na academia. Ao fazer isso, o praticante tem tempo de arrumar o banco da bicicleta e de se alongar antes de partir para os exercícios.

Para ajustar o assento adequadamente, ele deve movimentá-lo para frente e para trás, de maneira que o joelho da frente fique posicionado exatamente acima do eixo do pedal quando ele estiver sentado. Depois, o aluno deve ajustar a altura do banco, de modo que fique em uma posição adequada para seu corpo.

Em seguida, ele deve colocar os dois pés nos pedais e ir girando até que uma das pernas alcance a parte de baixo com o pedal. A melhor posição é aquela em que a perna do aluno forma um ângulo de 30º. Após isso, é a vez de ajustar as barras de mãos, de maneira que a pessoa se sinta confortável e que os cotovelos fiquem apenas levemente dobrados.

3. Treino de resistência

continua depois da publicidade

Quando os exercícios no treino de resistência feitos são sempre os mesmos, são repetidos muitas vezes e são executados com pesos muito grandes, o praticante pode ter problemas de tensão muscular e lesão causadas pelo estresse dos movimentos repetitivos.

Para evitar que isso aconteça, é recomendado que o aluno varie tanto no tipo de exercício, quanTo na intensidade com a qual eles são realizados. A dica é revezar o treinamento com dias de descanso e de treinos mais leves.

4. Aula de zumba

Os alunos de zumba podem sair das aulas com fraturas por estresse nos joelhos, tornozelos e pés, caso não utilizem um tênis apropriado e não executem corretamente as técnicas de pulo.

Para evitar que isso aconteça, os praticantes não podem deixar de usar calçados adequados durante as aulas e devem sempre dobrar os joelhos quando forem voltar ao chão, após executarem os movimentos de pulo e salto nas aulas.

continua depois da publicidade

5. Aula de Pilates

Caso o aluno tenha o abdômen fraco e mantenha o pescoço flexionado durante a realização dos exercícios, ele pode acabar tendo certo desconforto no pescoço por conta do pilates.

A dica para quem sofre com esse tipo de problema é interromper os exercícios quando sentir o desconforto, inspirar o ar profundamente e exalar, elevando o abdômen para cima e tentar repetir o movimento mais uma vez.

Caso o problema persista, a recomendação é tentar um exercício diferente ou até mudar para uma aula particular, em que o professor poderá avaliar individualmente e com mais calma as técnicas do aluno e dizer se ele está fazendo ou não os movimentos corretamente.

6. Yoga

Na aula de yoga, quando o aluno distribui de forma inadequada o seu peso durante os movimentos ou simplesmente executa uma das poses, pode vir a sentir dores no pulso e na lombar.

Para solucionar o problema, o indicado é que enquanto estiver executando qualquer tipo de movimento, ele estenda completamente os dedos, pressionando as pontas para diminuir a pressão nos pulsos e faça alongamento na coluna, antes de realizar um exercício que exija o movimento das costas, e quando for fazer uma pose no chão, sente em um bloco, em cobertores ou travesseiros, para evitar virar a coluna, a fim de não ter dores ou lesões na lombar.

Você já sofreu alguma lesão na academia? Que tipo de exercício fazia no momento em que a lesão ocorreu? Como você a tratou? Comente abaixo!

4.5 de 5 (2 Votes)
Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário

Publicidade
Publicado por
Francisco Santana