Propriedades dos Alimentos

Amendoim japonês engorda?

Publicado por
Dra. Patricia Leite

O amendoim japonês contém diversos nutrientes que fazem muito bem à saúde. Mas e com relação a sua dieta? Amendoim japonês engorda ou emagrece?

Ainda que o amendoim japonês seja uma excelente fonte de nutrientes e gorduras boas, o seu consumo deve ser equilibrado.

Em 100 gramas deste amendoim são encontradas 488 calorias. Por isso, ainda que seja caracterizado como saudável, a recomendação é ingeri-lo com moderação.

Vamos agora explorar um pouco da composição nutricional deste delicioso petisco. Porém, saiba que além do alto teor calórico, a grande quantidade de sal também pode prejudicar a dieta para emagrecer.

Informações nutricionais do amendoim japonês

O amendoim japonês possui alto teor calórico

O amendoim japonês tem as seguintes características nutricionais em média para cada 25 gramas:

continua depois da publicidade
ComponentePor porção de 25 g
Calorias122 kcal
Carboidratos12 g
Fibra alimentar1,6 g
Proteínas4,6 g
Gorduras totais6,2 g
Gorduras saturadas1 g
Sódio226 mg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos da Unicamp (TACO)

Como amendoim japonês engorda?

Como você pode ver, se a pessoa se limitar a uma porção ou até duas, não são tantas calorias assim de uma vez, inclusive, é algo até bem razoável para um lanche.

O grande problema na verdade é que a pessoa pega um saquinho de 150 g e o come todo de uma vez. Isso representa uma ingestão imediata de 732 calorias.

Além disso, para piorar as coisas, o amendoim é geralmente consumido acompanhado de algumas cervejas. E dessa forma você está consumindo mais algumas centenas de calorias.

Sendo assim, você estará ingerindo mais de 1.000 calorias em um único lanche, o que nos leva a afirmar que o amendoim japonês realmente engorda.

continua depois da publicidade

No entanto, se você consumir pequenas quantidades deste aperitivo, ele se torna uma excelente opção de lanche saudável entre as refeições, reduzindo a fome e evitando o consumo de outros alimentos industrializados carregados em açúcar e gorduras ruins.

O amendoim japonês é saudável?

O amendoim japonês contém diversos nutrientes importantes ao organismo

O amendoim japonês é um alimento que contém micronutrientes com importância fundamental ao metabolismo.

É uma boa fonte de Ômega 3 e Ômega 6, que contribuem para diminuição do colesterol ruim do organismo. Além disso, ele é rico em fósforo, selênio, cálcio, magnésio, vitaminas E e do complexo B.

Ainda assim, não contém ingredientes prejudiciais à saúde, com a exceção do sal, que de fato pode ser um problema para a pressão e acúmulo de líquidos no organismo.

Fonte de gorduras monoinsaturadas

O amendoim japonês segue a tendência das leguminosas e oferece um bom teor de gorduras monoinsaturadas, benéficas ao organismo humano.

continua depois da publicidade

Estas substâncias contribuem para o controle do colesterol, favorecendo os índices daquele considerado “bom” (HDL), ao ponto que também ajuda a reduzir os índices do colesterol “ruim” (LDL). Ou seja, faz bem para a saúde!

Proteínas do amendoim japonês

As proteínas presentes no amendoim japonês ajudam o organismo a ganhar maior quantidade de massa magra. Sendo assim, para pessoas que fazem exercício com frequência, ele ajuda na formação, manutenção ou crescimento dos músculos.

Sódio do amendoim japonês

O amendoim japonês possui uma grande quantidade de sódio em sua composição nutricional

Na prática, o amendoim japonês engorda quando consumido em exagero, devido a grande quantidade de sal. Um simples punhado deste petisco tem no mínimo 200 mg de sódio.

Neste sentido, para emagrecer é necessário consumir de forma bastante moderada, pois esse sódio irá gerar acúmulo de líquido no organismo e prejudicar o processo de perda de peso.

Dicas para consumir amendoim japonês sem engordar

  1. Consumir amendoim japonês com menor quantidade de sódio possível.
  2. Comer no máximo 30 g por dia, o que equivale a um punhado.
  3. Evitar consumir no horário noturno. Tenha em mente de que amendoim japonês engorda quando aquela caloria ingerida não será utilizada rapidamente.

Vídeo: Amendoim engorda ou emagrece?

Gostou das dicas? Então, continue a aprender sobre o amendoim com os vídeos a seguir!

continua depois da publicidade

Vídeo: Benefícios do amendoim

Você é um amante do amendoim japonês? O que achou das informações acima? Comente abaixo.

4.4 de 5 (37 Votes)
Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

Publicidade

Veja Todos Comentários

  • Amei as dicas sobre o amendoim japonês pois eu amooo degustar ele rsrs..
    Obrigado pelas dicas foi de muita importância para eu ?

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Eu como em média 200 gr de amendoim japonês por dia...a minha alimentação é toda integral...e também como bastante frutas.
    Faço de 20 a 30 minutos de esteira por dia.
    Só que estou engordando.
    Devo parar com o amendoim japonês?

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Eu como uns dois punhados de amendoim japonês, porém acho que estou engordando porque parei de fumar.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • EU COMO AMENDOIM JAPONÊS NO MÍNIMO 100 GRAMAS POR DIA... FAÇO 30 MINUTOS DE ESTEIRA DE MANHÃ...TODOS OS DIAS E NÃO CONSIGO EMAGRECER...MESMO COM UMA DIETA INTEGRAL... PORQUE ?

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • O que você faz na esteira?
      Anda ou corre?
      Se não correr, não ta fazendo nada!

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
  • Eu como pouco,mas é um dia sim outro dia sim kkkkkkkkkkk é muito bom,que aliás até nisso os japoneses são bons.São duas boas mãos cheias,mas vou ver se diminuo um pouco,talvez de um intervalo de minutos pra encher outra mão kkkkkkkk.Pratico exercício e natação 2 vezes por semana,então preciso de calorias pra queimar,é uma boa e convincente desculpas.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Como amendoim japonês diariamente, principalmente para acompanhar uma boa cerveja ou a cerveja que faço (que, no caso, não é tão boa, mas com amendoim fica bom!!! hahaha). Faço Pilates duas vezes por semana e sempre que não tem previsão de chuva pedalo 15min até o trabalho. Não é tanta atividade física assim, mas desde que comecei perdi uns 10Kg em menos de 2 anos, sem me privar na alimentação (mas claro que não como doce, nem bebida com açúcar, mas isso porque não gosto mesmo). E sempre digo pra quem quiser saber: CERVEJA E AMENDOIM EMAGRECE hahaha

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Como muiiiiitoa mendoim japonês todos os dias e ele não me engorda. Prático atividades fisocasião todo o dias, mas até quando tive que parar com as atividades,não parei com o amendoim e não engordimporta. Parceria que ele passou reto dentro de mim.Nao si o que acontece comigo

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Como amendoim japonês todo dia...é bom pra urinar bastante e bom pro intestino...e muito bom

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • para mim não engorda amendoim como um quantidade 500 gm é muito bom tenho uma boa forma física e pratico esporte.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Eu sou VICIADO em amendoim, seja com casca ou sem ele. Tenho 20 anos, boa forma física e pratico esportes. Que malefícios eu poderia ter no futebol, por exemplo? Eu compro um saco de 500g e como em 30min se deixar

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
Publicado por
Dra. Patricia Leite