Amendoim japonês engorda?

Especialista da área:
atualizado em 05/05/2022

O amendoim japonês contém diversos nutrientes que fazem muito bem à saúde. Mas e com relação a sua dieta? Amendoim japonês engorda ou emagrece?

Ainda que o amendoim japonês seja uma excelente fonte de nutrientes e gorduras boas, o seu consumo deve ser equilibrado.

  Continua Depois da Publicidade  

Em 100 gramas deste amendoim são encontradas 488 calorias. Por isso, ainda que seja caracterizado como saudável, a recomendação é ingeri-lo com moderação.

Vamos agora explorar um pouco da composição nutricional deste delicioso petisco. Porém, saiba que além do alto teor calórico, a grande quantidade de sal também pode prejudicar a dieta para emagrecer.

Informações nutricionais do amendoim japonês

Amendoim japonês
O amendoim japonês possui alto teor calórico

O amendoim japonês tem as seguintes características nutricionais em média para cada 25 gramas:

ComponentePor porção de 25 g
Calorias122 kcal
Carboidratos12 g
Fibra alimentar1,6 g
Proteínas4,6 g
Gorduras totais6,2 g
Gorduras saturadas1 g
Sódio226 mg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos da Unicamp (TACO)

Como amendoim japonês engorda?

Como você pode ver, se a pessoa se limitar a uma porção ou até duas, não são tantas calorias assim de uma vez, inclusive, é algo até bem razoável para um lanche.

O grande problema na verdade é que a pessoa pega um saquinho de 150 g e o come todo de uma vez. Isso representa uma ingestão imediata de 732 calorias.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, para piorar as coisas, o amendoim é geralmente consumido acompanhado de algumas cervejas. E dessa forma você está consumindo mais algumas centenas de calorias.

Sendo assim, você estará ingerindo mais de 1.000 calorias em um único lanche, o que nos leva a afirmar que o amendoim japonês realmente engorda.

No entanto, se você consumir pequenas quantidades deste aperitivo, ele se torna uma excelente opção de lanche saudável entre as refeições, reduzindo a fome e evitando o consumo de outros alimentos industrializados carregados em açúcar e gorduras ruins.

O amendoim japonês é saudável?

Amendoim
O amendoim japonês contém diversos nutrientes importantes ao organismo

O amendoim japonês é um alimento que contém micronutrientes com importância fundamental ao metabolismo.

É uma boa fonte de Ômega 3 e Ômega 6, que contribuem para diminuição do colesterol ruim do organismo. Além disso, ele é rico em fósforo, selênio, cálcio, magnésio, vitaminas E e do complexo B.

Ainda assim, não contém ingredientes prejudiciais à saúde, com a exceção do sal, que de fato pode ser um problema para a pressão e acúmulo de líquidos no organismo.

  Continua Depois da Publicidade  

Fonte de gorduras monoinsaturadas

O amendoim japonês segue a tendência das leguminosas e oferece um bom teor de gorduras monoinsaturadas, benéficas ao organismo humano.

Estas substâncias contribuem para o controle do colesterol, favorecendo os índices daquele considerado “bom” (HDL), ao ponto que também ajuda a reduzir os índices do colesterol “ruim” (LDL). Ou seja, faz bem para a saúde!

Proteínas do amendoim japonês

As proteínas presentes no amendoim japonês ajudam o organismo a ganhar maior quantidade de massa magra. Sendo assim, para pessoas que fazem exercício com frequência, ele ajuda na formação, manutenção ou crescimento dos músculos.

Sódio do amendoim japonês

sódio
O amendoim japonês possui uma grande quantidade de sódio em sua composição nutricional

Na prática, o amendoim japonês engorda quando consumido em exagero, devido a grande quantidade de sal. Um simples punhado deste petisco tem no mínimo 200 mg de sódio.

Neste sentido, para emagrecer é necessário consumir de forma bastante moderada, pois esse sódio irá gerar acúmulo de líquido no organismo e prejudicar o processo de perda de peso.

Dicas para consumir amendoim japonês sem engordar

  1. Consumir amendoim japonês com menor quantidade de sódio possível.
  2. Comer no máximo 30 g por dia, o que equivale a um punhado.
  3. Evitar consumir no horário noturno. Tenha em mente de que amendoim japonês engorda quando aquela caloria ingerida não será utilizada rapidamente.

Vídeo: Amendoim engorda ou emagrece?

Gostou das dicas? Então, continue a aprender com o vídeo a seguir, em que a nossa nutricionista fala da relação entre o amendoim e o peso:

  Continua Depois da Publicidade  

Você é um amante do amendoim japonês? O que achou das informações acima? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (34 votos, média 4,32)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

13 comentários em “Amendoim japonês engorda?”

  1. Amei as dicas sobre o amendoim japonês pois eu amooo degustar ele rsrs..
    Obrigado pelas dicas foi de muita importância para eu ?

    Responder
  2. Eu como em média 200 gr de amendoim japonês por dia…a minha alimentação é toda integral…e também como bastante frutas.
    Faço de 20 a 30 minutos de esteira por dia.
    Só que estou engordando.
    Devo parar com o amendoim japonês?

    Responder
  3. Eu como uns dois punhados de amendoim japonês, porém acho que estou engordando porque parei de fumar.

    Responder
  4. EU COMO AMENDOIM JAPONÊS NO MÍNIMO 100 GRAMAS POR DIA… FAÇO 30 MINUTOS DE ESTEIRA DE MANHÃ…TODOS OS DIAS E NÃO CONSIGO EMAGRECER…MESMO COM UMA DIETA INTEGRAL… PORQUE ?

    Responder
  5. Eu como pouco,mas é um dia sim outro dia sim kkkkkkkkkkk é muito bom,que aliás até nisso os japoneses são bons.São duas boas mãos cheias,mas vou ver se diminuo um pouco,talvez de um intervalo de minutos pra encher outra mão kkkkkkkk.Pratico exercício e natação 2 vezes por semana,então preciso de calorias pra queimar,é uma boa e convincente desculpas.

    Responder
  6. Como amendoim japonês diariamente, principalmente para acompanhar uma boa cerveja ou a cerveja que faço (que, no caso, não é tão boa, mas com amendoim fica bom!!! hahaha). Faço Pilates duas vezes por semana e sempre que não tem previsão de chuva pedalo 15min até o trabalho. Não é tanta atividade física assim, mas desde que comecei perdi uns 10Kg em menos de 2 anos, sem me privar na alimentação (mas claro que não como doce, nem bebida com açúcar, mas isso porque não gosto mesmo). E sempre digo pra quem quiser saber: CERVEJA E AMENDOIM EMAGRECE hahaha

    Responder
  7. Como muiiiiitoa mendoim japonês todos os dias e ele não me engorda. Prático atividades fisocasião todo o dias, mas até quando tive que parar com as atividades,não parei com o amendoim e não engordimporta. Parceria que ele passou reto dentro de mim.Nao si o que acontece comigo

    Responder
  8. para mim não engorda amendoim como um quantidade 500 gm é muito bom tenho uma boa forma física e pratico esporte.

    Responder
  9. Eu sou VICIADO em amendoim, seja com casca ou sem ele. Tenho 20 anos, boa forma física e pratico esportes. Que malefícios eu poderia ter no futebol, por exemplo? Eu compro um saco de 500g e como em 30min se deixar

    Responder
    • como 1 kg por semana, faço atividade física 3 vezes na semana por 1 hora na academia, esteira musculação e alongamento

      Responder