Medicamentos

Anticoncepcional Noregyna engorda ou emagrece?

Publicado por
Marcela Gottschald

O anticoncepcional Noregyna é um contraceptivo hormonal injetável utilizado para prevenir uma gravidez indesejada. Quando utilizado corretamente, sem atraso ou esquecimento das injeções, a sua eficácia é bastante alta.

A sua principal composição é a combinação de dois hormônios femininos, o enantato de noretisterona (um progestágeno) e o valerato de estradiol (um estrogênio) e os ingredientes ativos destes hormônios são liberados muito lentamente no corpo da mulher, de modo que a aplicação de uma injeção mensal já é suficiente.

O contraceptivo Noregyna previne a gravidez, inibindo a ovulação e as alterações que ocorrem no muco cervical do colo uterino e o efeito produzido no endométrio é similar ao observado com o uso de contraceptivos orais.

No entanto, a maior dúvida que atinge o público feminino é se esse anticoncepcional injetável pode ajudar a engordar ou emagrecer. Porém, antes de analisar esta questão é importante registar que o ginecologista é a pessoa mais indicada para recomendar o uso de qualquer anticoncepcional. Mas se você foi receitada pelo seu médico e tem dúvidas se o anticoncepcional Noregyna engorda ou emagrece, confira a seguir os benefícios, indicações e efeitos colaterais deste medicamento.

Anticoncepcionais injetáveis

Esse tipo de injeção é aplicada na região glútea ou deltóide chamada de intramuscular e para ser aplicada, deve-se ter certeza que a mulher não está grávida e nem no período de amamentação. O uso do método contraceptivo injetável não é recomendado para mulheres que estão fazendo uso de anticoncepcional pela primeira vez, pois caso apresentem algum sintoma ou efeito colateral indesejável, estes serão sentidos ao longo de um mês.

Portanto, iniciantes devem começar com a ingestão das drágeas para depois optar pela forma injetável caso o corpo reaja bem à composição. O uso do anticoncepcional Noregyna deve ser realizado de preferência até o quinto dia do início do ciclo menstrual.

A injeção deve ser aplicada a cada 30 dias, com uma margem de três dias antes até três dias após a data da aplicação do mês anterior. Nos primeiros três meses de uso, é normal que haja um sangramento um pouco mais intenso que o normal e, em alguns casos mais raros, até mesmo ausência de menstruação.

Anticoncepcional Noregyna

A ação contraceptiva da Noregyna pode sofrer alteração quando combinada com outros medicamentos como barbitúricos, idantoínas, fenilbutazona, rifampicina e ampicilina. Se uma mulher utilizava pílula oral e começa a usar o método injetável, é indicado usar o preservativo nas relações sexuais nos primeiros sete dias.

Nos primeiros dias após a aplicação da injeção de Noregyna é normal ocorrer um sangramento vaginal, mas a tendência é que esse sangramento se normalize dentro de poucos dias, até que o corpo se acostume com os componentes do novo medicamento.

Passada essa fase inicial, a menstruação virá normalmente a cada 30 dias e caso a mulher resolva engravidar deverá interromper o uso da injeção e aguardar 60 dias para recuperar a sua capacidade fértil.

O local onde a injeção é aplicada costuma doer um pouco, ficando inchado instantaneamente e no início a mulher poderá sofrer fortes cólicas, enquanto o corpo absorve o óleo injetado.

Então o anticoncepcional Noregyna engorda ou emagrece?

Pode-se até pensar que o uso do anticoncepcional Noregyna engorda, mas na verdade, ele causa retenção de líquidos, que causa inchaço no corpo e que, por sua vez, traz a sensação de aumento de peso. Os seios costumam inchar bastante e também as pernas, mas isso varia de acordo com o metabolismo de cada mulher.

O inchaço é bastante comum em mulheres que utilizam o método injetável, pois, como aplicação é mensal, a quantidade de hormônios liberados no organismo em uma única vez são potencializados, diferente do consumo diário de uma pílula, em que o organismo recebe uma pequena dose de hormônio a cada dia.

Se a mulher, além de utilizar o Noregyna ainda se basear em uma dieta rica em sódio e alimentos embutidos, a retenção de líquidos tende a aumentar. Por isso, a alimentação balanceada é extremamente indicada, bem como a prática de atividades físicas regulares para melhorar a circulação sanguínea.

Não há nenhum registro de relatos de mulheres que afirmam que anticoncepcional Noregyna favoreça o emagrecimento, bem como não há indícios de estudos que indiquem alguma probabilidade da ocorrência de perda de peso.

Relato de usuárias

Os relatos mais frequentes de usuárias do Noregyna são as dores de cabeça intensas e a sensibilidade nos seios. Algumas mulheres afirmaram que os seios dobraram de tamanho e ficaram bem inchados e doloridos, com mamilos hipersensíveis e até mesmo assados. Algumas, inclusive, tiveram que usar pomadas para atenuar essas sensações.

A libido pode variar de acordo com cada mulher, e há relatos de algumas mulheres que disseram ter perdido o prazer, enquanto outras declararam que a libido aumentou bastante.

Efeitos colateriais do Noregyna

Os efeitos colaterais mais comuns desse anticoncepcional são: náuseas, dores abdominais, ganho de peso, alteração do humor, aumento da sensibilidade dos seios, estados depressivos, diminuição do prazer (libido), manchas, sangramento e amenorreia.

Em casos de cefaléia insistente, dor intensa no abdômen, tórax ou membros e perda breve de visão, deve-se procurar um médico rapidamente. O anticoncepcional não causa esterilidade, porém, é normal que após a interrupção da injeção, a menstruação leve alguns meses até ser regularizada, o que pode adiar a fecundação.

Contraindicações

Mulheres com hipersensibilidade (alergia) a qualquer um dos componentes do Noregyna, como o noretisterona e o valerato de estradiol, podem apresentar coceira, erupção cutânea ou inchaço. Mulheres com histórico atual ou anterior de trombose, embolia pulmonar, doenças cardiovasculares e derrame cerebral devem evitar o uso deste anticoncepcional.

A mesma orientação serve para mulheres que tenham predisposição para a formação de coágulos arteriais ou venosos, enxaqueca com sintomas neurológicos focais, diabetes, ocorrência ou suspeita de gravidez. É contraindicado também para mulheres com câncer relacionado a hormônios sexuais, insuficiência renal grave ou aguda, tumor no fígado e sangramento vaginal sem explicação.

Se qualquer um destes casos ocorrer pela primeira vez durante o uso deste contraceptivo injetável, descontinue o uso imediatamente e consulte seu médico. Neste período, outras medidas contraceptivas não hormonais devem ser empregadas.

Você já utilizou o anticoncepcional Noregyna? Você pensa em utilizá-lo, porém, tem medo de ganhar peso? Comente abaixo!

4 de 5
Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário

Publicidade

Veja Todos Comentários

  • Eu tomei dias vezes com hj eu estou engordado estou ganhando corpo❤

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • oi nathalia, e agora qual a situacao? efeitos ruins ou so ganhou corpo?

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
  • Tomei esse hoje pela 1° vez, tomara que eu não engorde mais, porque o outro que eu tomava engordei 15 kg durante 8 meses ☹ quero emagrecer e não consigo

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • Comecei tomar agora a neorogyna mas so q minha mestruaçao ja foi embora isso e normal?

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
    • Alguém engordou tomando noregyna genérico?depois de quantos meses?

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
      • Tomo noregyna há 2 anos engordei 13 kg .

        Cancelar resposta

        Deixe um comentário

        Publicidade
      • Eu tô tendo mtt retenção de líquidos seis inchados, abdome enchado

        Cancelar resposta

        Deixe um comentário

        Publicidade
      • Uso noregyna há 5 meses, e notei muita retenção de liquido, ganhei uns 3 a 4kg e a menstruação não vem na data certa rs. Notei também um mal estar nos 3 primeiros dias após a aplicação.

        Cancelar resposta

        Deixe um comentário

        Publicidade
      • Sim, eu engorde em 2.0 meses se uso com o anticoncepcional injetável noregyna genérico

        Cancelar resposta

        Deixe um comentário

        Publicidade
        • Ea libido. Voces sentiram que aumentou ? Eu tomo desogestrel mas nao sinto vontade nenhuma de ter relação. Mudei pra injeção noregyna sera se aumenta a libido?

          Cancelar resposta

          Deixe um comentário

          Publicidade
          • Olha kkkk na minha opinião aumenta bastante o libido eu tomava parei tem 4 meses nessa questão eu adorava, mais o problema é que engorda muito quando comecei pesava 52kilos agora estou com 56kilos e só tomei por 1 ano e meio estou tentando volta a forma física normal .

            Cancelar resposta

            Deixe um comentário

            Publicidade
    • Não tive reação nenhuma por enquanto primeira vez que tomei...

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
      • Tem 4 meses que estou injetando noregyna.
        Usava perlutan e não notava muita diferenca no meu peso e nem no meu corpo, após aplicar noregyna notei que estou perdendo todas as minhas roupas e isso não é legal!!!
        Usei perlutan a mais de 3 anos e nunca tinha notado tanta diferença no meu corpo!!?
        Estou pensando em suspender o uso e voltar a usar pílula,essas nunca me deram problema o único motivo de eu trocar pra injetável foi que passei a sentir nojo da pílula.
        Vou fazer um esforço pra ver se consigo voltar a toma-las.

        Cancelar resposta

        Deixe um comentário

        Publicidade
      • Você ganhou corpo com quanto tempo?

        Cancelar resposta

        Deixe um comentário

        Publicidade
  • Eu tomava perlutan e meu medico trocou por noregyna. Irei começar amanhã, mas tenho essa duvida se engorda ou não, daqui a 3 meses volto pra relatar como estou sentindo em relação a o remedio

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • E ai vc engordou ou emagreceu com noretisterona?

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
    • Eu tomei duas vezes com hj eu estou engordado estou ganhando corpo❤

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
      • Eu tomo o noregyna, estou no terceiro mês de uso, no primeiro e segundo mês de uso, percebi um aumento no corpo (inchaço) agora no terceiro mês em questão de peso está normalizado, perto do pedido menstrual sinto meus seios bastante sensíveis ao ponto de não conseguir toca-los, mas fora isso, me adaptei bem ao noregyna.

        Cancelar resposta

        Deixe um comentário

        Publicidade
  • ESTIU SENTINDO MUITA NÁUSEA E DOR DE CABEÇA , MINHA MENSTRUAÇÃO NAO VEM COMO ANTES E ATRASA , TOMO A 8 MESES A INJEÇÃO NEROGYNA . É NORMAL?????

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Eu tomo a 7 meses e tal sentindo muita tonteira nesse exato momento

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Vai fazer 1 mês que tomei noregyna e estou sentindo muita tontura ultimamente.. é normal?

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • Isso é normal no começo eu sentia muitas náuseas, dor de cabeça as vezes nem comia por conta disso , mas agora não, já engordei comecei com 53.00 e agora estou com 56.80 quilos❤❤

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
  • No primeiro mês desceu 10 dias e esse mês ainda não veio. Será que posso está grávida?

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • Se você tomar tudo certinho a pílula ou a injeção, não tem chance de engravidar e essa menstruação é sem óvulo, praticamente uma menstruação de mentira, mas vem pq precisar vim pra não bem uma menstruação verdadeira com batasnte fluxo
      Espero ter ajudado bjs?

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
  • Estou tomando Noregyna há dois meses e já engordei quatro quilos.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • ? será que eu vou engordar mais? Tomei hj pela 1° vez , pq eu estava engordando muito com o outro que eu tomava antes, e a médica passou esse.

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
  • Eu tomo a 7 meses , até agora não engordei tá tudo normal , exceto minha barriga q incha ? , é normal ?

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • Fui no médico pr me passar um método contraceptivo daí ele me passou a noregyna .
      Conversei com ele falei que estava amamentado e que minha menstruação nao tinha vindo aindaTem, ele disse que n tinha problema q eu podia tomar qualquer dia
      Mais fiquei em dúvida a respeito de tomar o anticoncepcional durante o ciclo menstrual.
      Mas ele falou que não tinha problema
      E aí oq vcs me dizem?

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
    • Tomo noregyna ah 8 anos, sempre sinto tonturas e algumas vezes enxaqueca muito forte, mais durante esse tempo n engordei muito, mais a minha menstruação diminuiu BASTANTE e as vezes ocorre de não vim... Isso é normal?

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
      • to na mesma situacao tomo a 2 anos ja ...so 1 ta com 3 meses q minha mestruacao nao vem ja so q to tomando injecao todo mes no dia certo.isto e normal

        Cancelar resposta

        Deixe um comentário

        Publicidade
    • Bom eu engordei um pouco pq quando comçei estava 53.00 quilos agora estou 55.00 ainda é pouco mas pra quem comia muito é nunca engordava já bom sinal kkkk

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
      • Eu tomo a 7 meses ganhei peso mudança de humor repentina kk e seios muitos sensível e muito doloridos

        Cancelar resposta

        Deixe um comentário

        Publicidade
      • Eu tomava a perlutan, mas não vende mais, vou ter que tomar a Noregyna. Como toma ela? Os dias certos...

        Cancelar resposta

        Deixe um comentário

        Publicidade
        • Vou começar mes a vem quero ganhar um pouco de peso e também prevenir de uma terceira gravidez ! Espero não ter muitas reações

          Cancelar resposta

          Deixe um comentário

          Publicidade
        • No primeiro dia da menstruação seria o certo , mas como vc já tomava ,segue os dias. ...
          Ou vá ao médico , mas seguro,!

          Cancelar resposta

          Deixe um comentário

          Publicidade
  • eu tomei a primeira vez ontem, e eu quero muito engordar será q consigo

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • Isso vareia de mulher para mulher, mas é bem provável que você note um inchaço, incluindo abdominal, devido a retenção de líquidos.

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
Publicado por
Marcela Gottschald