Anticoncepcional Noregyna engorda ou emagrece?

Especialista da área:
atualizado em 02/09/2021

O anticoncepcional Noregyna é um contraceptivo hormonal injetável utilizado para prevenir uma gravidez indesejada. Quando utilizado corretamente, sem atraso ou esquecimento das injeções, a sua eficácia é bastante alta.

  Continua Depois da Publicidade  

A sua principal composição é a combinação de dois hormônios femininos, o enantato de noretisterona (um progestágeno) e o valerato de estradiol (um estrogênio) e os ingredientes ativos destes hormônios são liberados muito lentamente no corpo da mulher, de modo que a aplicação de uma injeção mensal já é suficiente.

O contraceptivo Noregyna previne a gravidez, inibindo a ovulação e as alterações que ocorrem no muco cervical do colo uterino e o efeito produzido no endométrio é similar ao observado com o uso de contraceptivos orais.

No entanto, a maior dúvida que atinge o público feminino é se esse anticoncepcional injetável pode ajudar a engordar ou emagrecer. Porém, antes de analisar esta questão é importante registar que o ginecologista é a pessoa mais indicada para recomendar o uso de qualquer anticoncepcional. Mas se você foi receitada pelo seu médico e tem dúvidas se o anticoncepcional Noregyna engorda ou emagrece, confira a seguir os benefícios, indicações e efeitos colaterais deste medicamento.

Anticoncepcionais injetáveis

Esse tipo de injeção é aplicada na região glútea ou deltóide chamada de intramuscular e para ser aplicada, deve-se ter certeza que a mulher não está grávida e nem no período de amamentação. O uso do método contraceptivo injetável não é recomendado para mulheres que estão fazendo uso de anticoncepcional pela primeira vez, pois caso apresentem algum sintoma ou efeito colateral indesejável, estes serão sentidos ao longo de um mês.

Portanto, iniciantes devem começar com a ingestão das drágeas para depois optar pela forma injetável caso o corpo reaja bem à composição. O uso do anticoncepcional Noregyna deve ser realizado de preferência até o quinto dia do início do ciclo menstrual.

A injeção deve ser aplicada a cada 30 dias, com uma margem de três dias antes até três dias após a data da aplicação do mês anterior. Nos primeiros três meses de uso, é normal que haja um sangramento um pouco mais intenso que o normal e, em alguns casos mais raros, até mesmo ausência de menstruação.

Anticoncepcional Noregyna

A ação contraceptiva da Noregyna pode sofrer alteração quando combinada com outros medicamentos como barbitúricos, idantoínas, fenilbutazona, rifampicina e ampicilina. Se uma mulher utilizava pílula oral e começa a usar o método injetável, é indicado usar o preservativo nas relações sexuais nos primeiros sete dias.

Nos primeiros dias após a aplicação da injeção de Noregyna é normal ocorrer um sangramento vaginal, mas a tendência é que esse sangramento se normalize dentro de poucos dias, até que o corpo se acostume com os componentes do novo medicamento.

Passada essa fase inicial, a menstruação virá normalmente a cada 30 dias e caso a mulher resolva engravidar deverá interromper o uso da injeção e aguardar 60 dias para recuperar a sua capacidade fértil.

  Continua Depois da Publicidade  

O local onde a injeção é aplicada costuma doer um pouco, ficando inchado instantaneamente e no início a mulher poderá sofrer fortes cólicas, enquanto o corpo absorve o óleo injetado.

Então o anticoncepcional Noregyna engorda ou emagrece?

contraceptivo injetável

Pode-se até pensar que o uso do anticoncepcional Noregyna engorda, mas na verdade, ele causa retenção de líquidos, que causa inchaço no corpo e que, por sua vez, traz a sensação de aumento de peso. Os seios costumam inchar bastante e também as pernas, mas isso varia de acordo com o metabolismo de cada mulher.

O inchaço é bastante comum em mulheres que utilizam o método injetável, pois, como aplicação é mensal, a quantidade de hormônios liberados no organismo em uma única vez são potencializados, diferente do consumo diário de uma pílula, em que o organismo recebe uma pequena dose de hormônio a cada dia.

Se a mulher, além de utilizar o Noregyna ainda se basear em uma dieta rica em sódio e alimentos embutidos, a retenção de líquidos tende a aumentar. Por isso, a alimentação balanceada é extremamente indicada, bem como a prática de atividades físicas regulares para melhorar a circulação sanguínea.

Não há nenhum registro de relatos de mulheres que afirmam que anticoncepcional Noregyna favoreça o emagrecimento, bem como não há indícios de estudos que indiquem alguma probabilidade da ocorrência de perda de peso.

Relato de usuárias

Os relatos mais frequentes de usuárias do Noregyna são as dores de cabeça intensas e a sensibilidade nos seios. Algumas mulheres afirmaram que os seios dobraram de tamanho e ficaram bem inchados e doloridos, com mamilos hipersensíveis e até mesmo assados. Algumas, inclusive, tiveram que usar pomadas para atenuar essas sensações.

A libido pode variar de acordo com cada mulher, e há relatos de algumas mulheres que disseram ter perdido o prazer, enquanto outras declararam que a libido aumentou bastante.

Efeitos colateriais do Noregyna

Os efeitos colaterais mais comuns desse anticoncepcional são: náuseas, dores abdominais, ganho de peso, alteração do humor, aumento da sensibilidade dos seios, estados depressivos, diminuição do prazer (libido), manchas, sangramento e amenorreia.

  Continua Depois da Publicidade  

Em casos de cefaléia insistente, dor intensa no abdômen, tórax ou membros e perda breve de visão, deve-se procurar um médico rapidamente. O anticoncepcional não causa esterilidade, porém, é normal que após a interrupção da injeção, a menstruação leve alguns meses até ser regularizada, o que pode adiar a fecundação.

Contraindicações

Mulheres com hipersensibilidade (alergia) a qualquer um dos componentes do Noregyna, como o noretisterona e o valerato de estradiol, podem apresentar coceira, erupção cutânea ou inchaço. Mulheres com histórico atual ou anterior de trombose, embolia pulmonar, doenças cardiovasculares e derrame cerebral devem evitar o uso deste anticoncepcional.

A mesma orientação serve para mulheres que tenham predisposição para a formação de coágulos arteriais ou venosos, enxaqueca com sintomas neurológicos focais, diabetes, ocorrência ou suspeita de gravidez. É contraindicado também para mulheres com câncer relacionado a hormônios sexuais, insuficiência renal grave ou aguda, tumor no fígado e sangramento vaginal sem explicação.

Se qualquer um destes casos ocorrer pela primeira vez durante o uso deste contraceptivo injetável, descontinue o uso imediatamente e consulte seu médico. Neste período, outras medidas contraceptivas não hormonais devem ser empregadas.

Você já utilizou o anticoncepcional Noregyna? Você pensa em utilizá-lo, porém, tem medo de ganhar peso? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (184 votos, média 3,96)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

193 comentários em “Anticoncepcional Noregyna engorda ou emagrece?”