O anticoncepcional Selene é um método contraceptivo utilizado para prevenir a gravidez ou para tratamento de doenças hormonais, como acne, seborreia, oleosidade nos cabelos e nos casos de hirsutismo, que é o excesso de pelos nas mulheres em locais comuns ao homem.
O contraceptivo Selene também é indicado para casos de síndrome de ovários policísticos (SOP) que consiste em um distúrbio endócrino que provoca alteração dos níveis hormonais, levando à formação de cistos nos ovários, fazendo com que eles aumentem de tamanho.
A sua principal composição é o etinilestradiol e acetato de ciproterona (CPA). O eitinilestradiol é um tipo de estrogênio que atua no controle da ovulação, enquanto a ciproterona é um medicamento do tipo antiandrogênico que ajuda a melhorar a pele por meio da redução da oleosidade.
No entanto, a principal dúvida do público feminino com relação a este método contraceptivo é saber se ele engorda ou se pode causar algum inchaço. Porém, antes de iniciar o uso de qualquer anticoncepcional é necessário agendar uma consulta com um ginecologista. Mas se você foi receitada e tem dúvidas se esse anticoncepcional engorda, confira a seguir mais informações deste medicamento.
Para quem vive em constante luta contra a balança e sofre para manter o peso ideal, tomar um medicamento que estimula o aumento de peso não parece algo muito positivo, não é mesmo?
Pois bem, quem utiliza Selene precisa saber que há chances que o remédio cause sim aumento no peso corporal, inclusive em sua bula, existe uma advertência para este fim. Em alguns casos pode ocorrer na mulher um inchaço por conta do acúmulo de líquidos, o que favorece o aumento de peso.
Portanto, se você recebeu a prescrição deste anticoncepcional, é importante conversar com o seu médico, especialmente se você tiver tendência para engordar, e não deixar de cuidar da alimentação, seguindo uma dieta equilibrada e saudável, sem exageros nas calorias e guloseimas. Também vale a pena investir na prática regular de uma atividade física, que além de fazer bem à saúde, colabora para aumentar o gasto calórico.
Também é possível dizer que o anticoncepcional Selene emagrece em alguns casos e há relatos de mulheres que tiveram esse efeito. Isso ocorre porque cada organismo reage de maneira diferente aos componentes presentes nas pílulas.
E por mais que isso pareça algo bom à primeira vista, é importante lembrar que os anticoncepcionais não devem ser usados com o objetivo de emagrecimento, já que a perda de peso ideal deve ser feita de forma saudável, com base em uma alimentação balanceada e atividades físicas.
A primeira pílula do anticoncepcional Selene deve ser iniciada no primeiro dia da menstruação, (junto a algum líquido, se achar necessário) e, nos próximos dias, uma pílula deve ser tomada novamente e de preferência no mesmo horário.
Assim que terminar a cartela, deve-se fazer uma pausa de sete dias e então iniciar o consumo de outra cartela, seguindo a mesma regra. No segundo ou terceiro dia após essa pausa, é esperado um sangramento semelhante à menstruação. No oitavo dia, mesmo se o sangramento não tiver cessado, é hora de iniciar uma nova cartela.
A ação do Selene é imediata. Isso significa que seu efeito contraceptivo passa a valer a partir do primeiro dia de uso. Quando usado de acordo com as instruções, a eficácia do anticoncepcional é de 99%. Mas nos primeiros 7 dias de uso é recomendado usar um método anticoncepcional de barreira adicional, como o preservativo, apenas por precaução.
Caso esteja fazendo uso de outro anticoncepcional, não é preciso esperar completar a outra cartela. Basta começar a usar o Selene no dia seguinte após a ingestão do último comprimido do remédio anterior.
Além da variação de peso, aumento ou diminuição, o anticoncepcional Selene pode trazer os seguintes efeitos colaterais:
Pode ser observado um leve sangramento vaginal durante o uso dos comprimidos. Mesmo que isso aconteça, continue tomando o remédio normalmente até completar o ciclo de 21 dias e só então faça a pausa recomendada.
Mulheres grávidas ou que estejam amamentando seus bebês, que tenham alterações graves na função hepática, com histórico de icterícia idiopática gravídica e prurido gestacional (coceira), que tenham síndrome de Dubin-Johnson ou síndrome de Rotor (doenças do fígado) não devem utilizar Selene.
A mesma orientação serve para quem tem ou já teve tumores hepáticos e processos tromboembólicos (exemplo: acidente vascular cerebral ou infarto do miocárdio), mulheres que possuem anemia falciforme, câncer de mama ou endométrio atuais ou já tratados, diabetes grave com alterações vasculares, alterações no metabolismo de gorduras, histórico de herpes gravídico, otosclerose (doença que pode causar surdez) alterada durante gestações.
Pacientes com sangramento vaginal não diagnosticado, histórico de enxaqueca com sintomas neurológicos focais, presença ou histórico de pancreatite com elevação grave dos níveis de triglicerídeos, sinais de trombose atuais ou já passados e neoplasias (tumores) atuais ou já tratadas são outro grupo de mulheres que também não deve usar o medicamento.
Além disso, é fundamental informar ao médico a respeito de qualquer outro remédio que esteja utilizando para que ele verifique se não pode ocorrer interação medicamentosa.
Antes de qualquer coisa, o Selene é um medicamento que serve para evitar uma gravidez indesejada ou para tratar condições específicas de pele ou de problemas como a síndrome do ovário policístico.
Independentemente de engordar ou de emagrecer, o mais importante é que você use o remédio da forma correta quando indicado por um médico. A perda ou o ganho de peso é um efeito colateral que pode ocorrer apenas em algumas mulheres. Ou seja, isso não é uma regra. Algumas mulheres podem observar aumento de peso, outras podem emagrecer e a grande maioria não sofre efeito algum.
Se o Selene estiver fazendo você engordar e você não conseguir controlar o ganho de peso por meio de alterações na dieta e na prática de exercícios físicos, converse com seu médico para que ele avalie o seu quadro e substitua o medicamento por um similar que não lhe cause esse tipo de efeito adverso.
Veja Todos Comentários
Faz mais de um ano que tomo este anticoncepcional, e felizmente mantive meu peso normal. Sem aumento de peso ?
Eu posso emendar uma cartela na outra?
Do anticoncepcional Selene
Comecei a tormar selene dei a pausa de sete dias amanha dia 5 complete os 7 dias e ate agora nao ocorreu nenhum sangramemto
e ai a sua mestruaçao já veio ?